Descubra O Que É A Hipnoterapia E Porque Ela É Tão Eficaz

3.2/5 - (62 votos)

Porque a hipnoterapia (terapia com hipnose) é mais rápida do que as formas convencionais de psicoterapia para abordar questões comportamentais?Leia o artigo abaixo e descubra

Admita. Você não é perfeito. Mas ninguém é, não é mesmo?

Existem coisas em nós mesmos que podemos mudar. São pequenas coisas que poderiam tornar nossa vida mais fácil, gratificante e satisfatória. Você poderia livrar-se de um mau hábito, de uma fobia antiga ou mesmo reunir forças para continuar sua dieta. Nós sabemos como é difícil manter uma dieta.

Então, se todos nós temos algo que gostaríamos de mudar ou melhorar, como podemos fazer isso? Como podemos quebrar, de uma vez por todas, o mau hábito de toda uma vida? Como poderíamos encontrar forças para resistir à tentação? E, mais importante, como podemos incorporar essas novas mudanças para fazer com que elas sejam permanentes?

Se você já tentou mudar sozinho, certamente sabe que não é uma tarefa fácil. Mas não é impossível. Especialmente se você conseguir o tipo certo de ajuda. A hipnose é uma ferramenta poderosa para promover esse tipo de mudança.

O que é a Hipnoterapia?

Olhe para a palavra “hipno-terapia” e você verá que ela é uma combinação de duas palavras. Hipnose e Terapia. Ela é uma terapia complementar que explora o poder da hipnose.

Mas, o que é exatamente a hipnose? Hipnose é uma técnica que instala sugestões positivas em sua mente inconsciente. Com as sugestões corretas, é possível alterar:

  • A maneira como você pensa;
  • A maneira como você se sente;
  • A maneira como você se comporta.

É por isso que a hipnoterapia é uma ferramenta tão eficaz para promover mudanças na prática clínica. Porque se você pode mudar seus pensamentos, seus sentimentos e seu comportamento – você pode mover montanhas. Você pode superar qualquer obstáculo. Você pode resolver coisas que antes pareciam impossíveis.

Além disso, quando usado por um profissional certificado, a hipnoterapia pode ajudar em todas as situações a seguir:

É uma lista grande, não é mesmo?

Tão grande que nos faz questionar… como ela pode ser tão eficaz? Como a hipnoterapia pode tratar TODAS essas coisas? A resposta é simples:

LEIA TAMBÉM:  Como PNL e Hipnose Podem Te Ajudar a Passar Em Um Concurso Público?

A Hipnoterapia atinge o interior de todos os problemas. Ela ignora a sua mente consciente (crítica) e assim é possível comunicar diretamente com seu subconsciente. Ela muda seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de dentro para fora. E o mais interessante é que, após conhecer bem a técnica também é possível realiza-la sem a presença de um profissional. Essa técnica é chamada de auto hipnose.

A hipnose terapêutica pode abordar a raiz do seu problema – não apenas os sintomas – e te ajudar a lidar com eles. E ela faz isso melhor do que quase qualquer outra forma de terapia.

A Hipnoterapia se destaca entre as psicoterapias

O PHD em psicologia Clínica pela Universidade da California, Dr. Alfred A. Barrios realizou um levantamento literário sobre as psicoterapias. Em seu artigo “Hyonotherapy: A Reapraisal”, de 1970 (ainda sem tradução). Ele descobriu que o tempo de recuperação pela Hipnoterapia é muito mais eficaz e mais rápido que as demais psicoterapias. Veja abaixo:

MÉTODO UTILIZADO TAXA DE RECUPERAÇÃO Nº DE SESSÕES DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Psicanalise 38% 600 12 anos e meio
Terapia Comportamental 72% 22 5 meses e meio
Hipnoterapia 93% 6 1 mês e meio

Os resultados obtidos por amostragem na pesquisa do Dr. Alfred A. Barrios são incríveis. Ela constata não só que a Hipnoterapia faz o trabalho mais rápido – 6 consultas em comparação com 22 ou mais – como também funciona para uma porcentagem muito maior de pessoas.

Segundo o estudo, a Hipnoterapia traz resultados quatro vezes mais rápida do que a Terapia Comportamental. E, GRITANTEMENTE, 100 vezes mais rápido do que a psicanálise.

Embora ainda haja muita resistência por parte dos Psicoterapeutas brasileiros em adotar a ferramente, podemos observar um movimento mundial que caminha para a regulamentação e certificação da Hipnose Clínica.

  • Na Austrália, a Associação ‘Australian Hypnotherapists’ introduziu um sistema de auto avaliação para profissionais da hipnoterapia em 1996. Nesse país cerca de 75% dos departamentos de Psicologia das universidades incluem cursos de Hipnose em seus currículos.
  • Em 2002.  No Reino Unido, o Departamento de Educação e Habilidades incluiu a hipnoterapeuta entre as atividades com certificação nacional para exercício da profissão. A Hipnose clínica também é ensinada em 45% das faculdades de psicologia.
  • Nos EUA, a regulamentação e certificação da hipnoterapia é realizada pela American Council of Hypnotist Examiners (ACHE). O primeiro centro de hipnoterapia licenciado pelos EUA foi o Instituto de Formação em Hipnotismo de Los Angeles em 1976.  Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos programas de doutorado em Psicologia Clínica incluem cursos de formação completa em hipnose.
  • No Brasil também foram registrados avanços. Em 2000, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regularizou a hipnose como ferramenta auxiliar da profissão no país. Em 2018, a hipnose foi incluída nas Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Também foi criada a Sociedade Brasileira de Hipnose.
LEIA TAMBÉM:  Como Escolher Um Bom Curso de Hipnose Clínica?

Então, a hipnoterapia não é apenas útil. É reconhecida.

É um bom método para poder auxiliar em vários pontos de sua vida, incluindo:

  • Saúde mental e emocional
  • Bem-estar físico
  • O desenvolvimento espiritual
  • Criatividade
  • Motivação
  • Preocupações de negócios
  • Na realização dos seus objetivos

E muito mais…

Outras Terapias

Mas espera. Não existem outras maneiras de lidar com estas coisas? E a terapia cognitiva comportamental? E a psicanálise? Ou a programação neurolinguística (PNL)? Como funciona?

Não tenho dúvidas que essas outras psicoterapias também são qualificadas e certificadas. Então, por que eles não são tão eficazes como a hipnoterapia? Para descobrir isso, você precisa entender um pouco como funcionam as outras três:

Terapia Cognitiva Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental (ou Terapia Cognitivo Comportamental) é usada para mudar a maneira de pensar e se comportar. Essa técnica te ajuda a enfrentar problemas de uma forma mais positiva. Ela é frequentemente usada para tratar a ansiedade e depressão, te mostrando formas práticas de lidar com a vida cotidiana.

A ideia central dessa terapia é quebrar questões maiores em partes menores. Dessa forma forma elas ficam mais fáceis de lidar. Assim, você pode organizar-se para melhorar cada vez mais a forma como você se sente. Ela não remove os problemas, mas te dá mecanismos de enfrentamento para que você possa aprender a gerenciá-los com mais facilidade.

Psicanálise

A psicanálise também é amplamente usada para tratar ansiedade e depressão, mas com uma abordagem diferente. Fundada por Sigmund Freud, a ideia por trás psicanálise é descobrir emoções e experiências reprimidas.

Assim, enquanto a TCC lida com problemas no presente, aqui e agora, a psicanálise investiga seu passado. E em muitos casos, a sua infância. Tentando encontrar as razões pelas quais você se sente ansioso ou deprimido. Deixando essas emoções reprimidas vir à superfície para que você possa enfrentá-las e colocá-las para descansar de uma vez por todas.

Programação Neurolinguística (PNL)

PNL significa Programação Neurolinguística.

Se decompormos esse termo, encontraremos:

  • Neuro que se refere ao seu sistema nervoso, a ligação entre o cérebro e o corpo.
  • Linguística que se refere à linguagem, que é a forma como seu sistema nervoso se comunica com o mundo.
  • Programação refere-se a comportamentos aprendidos e da forma como você responde aos estímulos.

Então PNL pretende mudar o seu comportamento (a programação), alterando a maneira como o cérebro responde ao que está acontecendo ao seu redor.

Ele usa técnicas como âncoras e dissociação para cumprir esse objetivo. O método é particularmente útil para quebrar hábitos e superar medos.

Hipnose em Conjunto com outras técnicas

Todas essas terapias são eficazes, mas sabe o que é mais interessante? Todas elas podem ser combinadas com a hipnose para obter melhores resultados. E algumas delas já utilizam.

A PNL, por exemplo, muitas vezes combina suas técnicas com a hipnose e a auto hipnose.

LEIA TAMBÉM:  Masterclass: Melhores práticas de Milton Erickson e Dave Elman, por Alberto Dell’Isola

A TCC tem provado ser mais eficaz quando utilizado em conjunto com a hipnose e a auto hipnose.

Mesmo a psicanálise funciona melhor quando utilizada em conjunto com a hipnose. Por ser um processo mais longo e demorado de auto-conhecimento, a hipnose pode ser utilizada pontualmente para te colocar em contato com sua mente inconsciente. Como sabemos, o subconsciente é o lugar onde todas aquelas memórias e conflitos são armazenados. Com isso, é mais fácil resolver os problemas.

Não importa qual a terapia é empregada, o resultado é o mesmo. Adicione um pouco de hipnoterapia, e suas chances de sucesso aumentam.

Por que escolher a hipnoterapia?

Vamos ser muito sinceros com você. Quando se trata de terapia, há muitas opções. A Hipnoterapia é apenas uma delas. Apenas uma das maneiras de fazer mudanças em sua vida. Então, por que você deve escolher um profissional que opte por esta ferramenta?

Existem pelo menos três razões muito boas:

  1. Ela é mais rápida do que outras formas de terapia
  2. Ela aborda mais questões do que outras formas de terapia
  3. Ela vai direto ao coração do problema e lida com ele diretamente

Durante uma sessão de hipnoterapia, o terapeuta vai começar conversando com você. Buscando te conhecer, descobrir qual é o problema. Aprender sobre você e seu estilo de vida. Isso ajudará o hipnoterapeuta a decidir qual a melhor maneira de superar qualquer problema que você está tendo.

Saiba qual a diferença entre Hipnoterapeuta, Psiquiatra e Psicólogo.

Só depois desse processo, de te conhecer bem, é que acontece a hipnose. Onde você será colocado em um transe leve, onde a sua mente consciente (crítica) pode simplesmente desligar. Um estado de consciência em que você pode acessar o seu inconsciente e promover mudanças profundamente enraizadas e duradouras. Após esse processo, o hipnoterapeuta também pode te ensinar a auto hipnose, para que você consiga realiza-la sozinho.

Assim, quando você é submetido à hipnoterapia, as possibilidades são infinitas.

Você pode:

  • Encontrar soluções para os problemas que carrega a muito tempo;
  • Se livrar de velhas crenças limitantes;
  • Transformar pensamentos negativos em positivos;
  • Desenvolver hábitos mais saudáveis;
  • Estabelecer metas realistas;
  • Assumir o controle ativo de sua saúde, sua carreira, seus relacionamentos e sua vida em geral.

E como as outras terapias mencionadas acima, ela também funciona para ansiedade e depressão. Na verdade, se você pode pensar em um problema ou uma questão, provavelmente a hipnoterapia pode ajudar:

  • A tomar melhores decisões. Obter o aumento da sua concentração. Libertar a sua imaginação e criatividade.
  • A se sentir mais relaxado e mais em paz consigo mesmo.
  • A se livrar do stress. Fazendo com que você se sinta saudável mentalmente e fisicamente.
  • A aumentar a sua autoconfiança.
  • A dormir melhor e ter mais energia quando você precisar dela.
  • A encontrar a estabilidade que vai te permitir viver verdadeiramente a sua vida, ao invés de apenas passar por ela.

Mesmo reconhecendo que ninguém é perfeito, não há nada de errado na busca pela perfeição. Uma pequena mudança por vez.

Procure um Hipnoterapeuta especializado mais próximo de você!