Tudo o que você precisa saber sobre a Hipnose Ericksoniana

0.2/5 - (98 votos)

Já ouviu falar da Hipnose Ericksoniana? Ela é um método desenvolvido por Milton Erickson que trabalha com a individualização do paciente no momento do atendimento. Essa técnica se destaca por ter um tratamento personalizado e que respeita as situações de cada um em seu transe hipnótico.

A hipnose ericksonina também é conhecida como hipnose clínica, justamente por apresentar características de um atendimento psicológico.

Neste texto, você poderá saber mais sobre esse método de hipnose, como aplicá-lo, seus benefícios e como funciona o curso de Hipnose Ericksoniana. Continue a leitura!

Como funciona a Hipnose Ericksoniana?

Através desse método de hipnose, o profissional tenta conhecer a linguagem de seu paciente e trabalhar de acordo com ela para acessar seu subconsciente. O foco da metodologia Ericksoniana faz com que o paciente volte sua atenção para si próprio. Enquanto isso o hipnoterapeuta age através de estratégias de orientação específicas para sua personalidade.

No tratamento feito com este tipo de procedimento, o hipnoterapeuta tem a função de colocar seu paciente em contato com si mesmo. Dessa forma esse sujeito pode acessar os recursos que possui em seu subconsciente para curar-se. O que acaba aguçando seu autoconhecimento. Desse modo, por estarem um nível elevado de consciência interna, evoluem a ponto de ser capaz de mudar o que o está atrapalhando em sua vida.

Trabalhando com a premissa de que o paciente é o principal responsável pela sua própria cura, o papel do hipnoterapeuta muda. Ele se direciona muito mais para orientação do paciente durante o tratamento do que para “o agente” do tratamento em si.

LEIA TAMBÉM:  Hipnose Clínica: 4 Coisas Que Você Deve Saber Sobre o Tratamento

Hipnose Ericksoniana e Hipnose Clínica

Sim, as duas são a mesma coisa! Mas isso não significa que a o modelo de Dave Elman não se aplique à tratamentos também, certo?

Os nomes se fundiram porque través dessa abordagem que a hipnose foi disseminada para a área de psicologia. Os psicólogos começaram a compreender que estabelecer uma comunicação através da hipnose potencializava o acesso ao interior daquele paciente. Permitindo que a hipnose funcionasse como um catalizador nos seus atendimentos.

Hoje muitos psicólogos utilizam da hipnose em suas abordagens. Ela é uma ferramenta muito potente que com certeza garante avanços no tempo de duração daquele atendimento.

O que ela trata?

Através da aplicação da Hipnose Ericksoniana, assim como do modelo de Elman, é possível tratar diversas condições. Elas são capazes de lidar com pacientes que sofrem de depressão, ansiedade, angústias, medos, insegurança e outros “transtornos” de ordem psicológica. Sua eficácia no tratamento demonstra-se rápida quando aplicada a pacientes com as patologias indicadas acima.

Como funciona o curso de Hipnose Ericksoniana?

Realizando o curso de Hipnose Ericksoniana, o profissional tem acesso à metodologia de encaminhar o paciente gradativamente. ao transe. Desde seu estado normal, onde o fator crítico é delimitante, até chegar ao autoconhecimento pleno. O curso também dá dicas sobre como respeitar a fisiologia e personalidade de cada paciente. Essa aplicação torna-se um verdadeiro guia para que consiga chegar às respostas que procura por si próprio.

O curso também orienta o profissional a ajustar a rota por onde o paciente caminha. Acontece que sem direcionamento acabamos por nos perder dentre comportamentos equivocados e sentimentos maléficos. O profissional age evitando que o sujeito caminhe em círculos, sem chegar ao seu objetivo. Toda vez que o paciente sai da rota, o hipnoterapeuta é o responsável por colocá-lo de volta aos eixos.

LEIA TAMBÉM:  Mindfulness, Meditação e Auto-hipnose: Um guia rápido sobre suas diferenças

Quais são os benefícios do curso?

O profissional que se dispõe a fazer o curso certamente tem o perfil que busca novidades para seus pacientes e a Hipnose Ericksoniana é uma ótima metodologia para ser aplicada. Uma vez que desenvolve o ser humano como um todo, num processo de conhecimento de si mesmo.

Este método proporciona liberdade ao paciente! Através dele ele pode fazer escolhas e descobertas por si mesmo. Isso é muito importante também na hora de não desenvolver outras “transtornos”. Realmente o diferencial da Hipnose Ericksoniana é seu papel muito eficaz na solução dos problemas pessoais e comportamentais.

Além das técnicas de hipnose desenvolvidas por Milton Erickson, o curso ainda apresenta outras vantagens. Ele permite entender o desenvolvimento da comunicação conhecer técnicas de autohipnose. Dentro da técnica estão tópicos como utilizar a técnica de Regressão no processo terapêutico, ética de atendimento e muito mais.

A Hipnose Ericksoniana tem sido uma grande aliada nos tratamentos de pacientes que desejam ter mais autoconhecimento e, assim, conseguir lidar com seus problemas de maneira mais natural e curar seus males de ordem psicológica a partir de si mesmo e de seus princípios. O curso é indispensável para profissionais que desejam ir mais fundo com seus pacientes. Ela garante que você proporcione uma nova opção de cura através do subconsciente.

Gostou de saber mais sobre a Hipnose Ericksoniana? Você já fez ou gostaria de fazer o curso? Deixe seu comentário no espaço abaixo!