Como Fazer Auto Hipnose: o Guia Passo a Passo

Quer aprender a praticar auto hipnose?

Você já assistiu antigos filmes de terror e programas de televisão que retratam a hipnose como um instrumento assustador de controle mental?

Isso é lamentável porque a hipnose é uma ferramenta terapêutica séria que pode ajudar as pessoas a superar problemas psicológicos, emocionais e até físicos.

Por exemplo, com o uso da auto-hipnose você pode abandonar vícios, emagrecer mais fácil, aumentar confiança, reduzir a timidez, aliviar estresse e ansiedade dentre outros benefícios.

Se você quer aproveitar essas vantagens, eu vou deixar tudo fácil para você. Neste artigo você vai aprender:

  • a definição da hipnose sem mitos;
  • o passo a passo para aplicar a auto-hipnose;
  • sugestões para usar quando estiver hipnotizado;
  • como adicionar uma visualização na auto hipnose;
  • como definir suas metas de aprendizado;
  • um roteiro de auto hipnose para te ajudar a relaxar e reduzir a ansiedade;

Então vamos começar.

O que é Auto Hipnose?

Talvez você tenha visto shows de palco onde um hipnotizador parece ser capaz de usar seus “poderes hipnóticos” para forçar as pessoas a fazer ou dizer coisas que eles nunca fariam ou diriam em condições normais.

Se sim, não é surpreendente que a hipnose possa parecer coisa de maluco, não o contrário de outros fenômenos aparentemente místicos e inexplicáveis.

E é lamentável que uma uma ferramenta terapêutica séria com vários benefícios seja vista dessa forma.

A hipnose não é:

  • Controle mental
  • Lavagem cerebral
  • Sono
  • Inconsciência
  • Um estado alterado peculiar
  • Um estado místico

Quando hipnotizada a pessoa está:

  • Consciente
  • Em controle
  • Em um estado natural e inofensivo
  • Capaz de sair da hipnose quando desejar

O estado da hipnose pode ser melhor descrito como um estado de atenção altamente focada com sugestibilidade aumentada. A hipnose às vezes é, mas nem sempre, acompanhada de relaxamento.

Quando uma pessoa, como um terapeuta, induz a hipnose em alguém isso é chamado de hétero-hipnose, muitas vezes referido como hipnoterapia. Quando a hipnose é auto induzida, é muitas vezes referida como auto hipnose.

A palavra hipnose vem da palavra grega “hypnos”, que significa sono. É uma abreviatura do termo neuro-hipnotismo que significa sono do sistema nervoso.

Este termo foi usado pelo eminente neurocirurgião James Braid (1796-1860). No entanto, a hipnose não é um estado de sono.

Na verdade, quando em hipnose, uma pessoa está acordada e geralmente ciente de tudo o que é dito e feito.

Percebendo isso, Braid mais tarde tentou mudar o nome para monoideísmo. Isso significa uma preocupação marcada com uma ideia ou assunto. No entanto, o termo hipnose permaneceu e é usado até os dias de hoje.

Como posso usar a Auto Hipnose para alcançar meus objetivos?

 

A auto hipnose é frequentemente usada para modificar comportamentos, emoções e atitudes. Por exemplo, muitas pessoas usam a auto hipnose para ajudá-las a lidar com os problemas da vida cotidiana.

A auto hipnose pode aumentar a confiança e até mesmo ajudar as pessoas a desenvolver novas habilidades.

Servindo como algo que alivia o estresse e a ansiedade, a hipnose também pode ser usada para ajudar a superar hábitos como fumar e comer demais.

Nos esportes, homens e mulheres podem melhorar o desempenho atlético com a auto hipnose, e as pessoas que sofrem de dores físicas ou doenças relacionadas com o estresse também a acham útil (a hipnose só deve ser usada desta forma após um diagnóstico médico ser feito e sob a orientação de um médico ou um terapeuta qualificado).

A técnica da Auto Hipnose

auto hipnose

 

Vou te apresentar uma técnica simples, mas eficaz de auto hipnose.

Esta técnica é chamada auto hipnose de fixação dos olhos e é uma das formas mais populares e eficazes de auto hipnose já desenvolvida.

Vamos começar usando isso como um método para te ajudar a relaxar. Depois de praticar isso algumas vezes, vamos adicionar sugestões hipnóticas e imagens.

Reduza as distrações indo para um lugar onde seja improvável de você ser perturbado, desligue o telefone, a televisão, o computador, etc. Essa é a sua hora. Você vai se concentrar em seu objetivo de auto hipnose e nada mais.

Então:

  1. Sente em uma cadeira confortável com suas pernas e pés descruzados.

Evite comer uma grande refeição antes para que você não se sinta inchado ou desconfortável. A menos que você não deseje cochilar, sente-se em uma cadeira, já que ficar deitado em uma cama provavelmente vá induzir o sono.

Você também deve usar roupas confortáveis e tirar seus sapatos. Se você usa lentes de contato, é aconselhável removê-las. Mantenha suas pernas e pés descruzados.

  1. Olhe para o teto e respire fundo.

Sem esticar o pescoço ou inclinar a cabeça para trás, escolha um ponto no teto e fixe o seu olhar nesse ponto. Enquanto você mantém seus olhos fixos nesse ponto, respire profundamente e segure o ar por um momento e então expire.

Silenciosamente repita a sugestão “Meus olhos estão cansados e pesados e eu quero ENTRAR EM AUTO HIPNOSE AGORA”.

Repita este processo para si mesmo algumas vezes e, se os seus olhos ainda não ficarem pesados, deixe-os fechados e relaxe em uma posição normal. É importante, ao dizer a sugestão, que você diga para si mesmo com vontade, por exemplo, de forma suave, calmante, mas convincente.

  1. Deixe seu corpo relaxar.

Permita que seu corpo fique solto e mole na cadeira como uma boneca de pano. Em seguida, lentamente, conte silenciosamente de cinco até zero.

Diga a si mesmo que a cada contagem, você ficará cada vez mais relaxado. Mantenha-se neste estado relaxado durante alguns minutos enquanto se concentra na sua respiração.

Observe a movimentação do seu peito e do seu diafragma. Esteja ciente do quão relaxado seu corpo está se tornando sem você sequer ter que tentar relaxá-lo. Na verdade, quanto menos você tentar, mais relaxado você ficará.

  1. Quando estiver pronto, volte para a sala contando de 1 a 5.

Diga a si mesmo que você estará se tornando consciente do que está ao seu redor, e na contagem de 5, você vai abrir os olhos. Conte de 1 a 5 de uma forma animada e enérgica. Na contagem de 5, abra seus olhos e estique seus braços e pés.

Repita esta técnica três ou quatro vezes e observe como a cada vez você irá atingir um nível mais profundo de relaxamento.

No entanto, se achar que você não relaxa tanto quanto gostaria, não force. Há uma curva de aprendizado envolvida, portanto, determine a prática da auto hipnose em uma base regular.

Às vezes as pessoas vão se sentir um pouco espaçadas ou sonolentas depois de sair da hipnose. Isso é semelhante ao acordar de uma sesta à tarde, é inofensivo e passa depois de alguns momentos. No entanto, não dirija nem opere máquinas até sentir-se completamente acordado.

Dificuldades de aprendizagem da Auto Hipnose

Você já experimentou a frustração de ter um nome na ponta de sua língua? Quanto mais você tenta se lembrar do nome, mais difícil é para lembrar. Então, quando você relaxa, o nome volta para você.

Às vezes, quando tentamos demais, nós nos bloqueamos de alcançar nossos objetivos. A atitude que você toma para a auto hipnose irá determinar a facilidade com que você aprende.

Não tente demais ou defina metas irrealistas. Relaxe e faça no seu tempo. Aceite o ritmo no qual você consegue resultados, por mais pequenos que eles possam parecer a princípio. Acredite em si mesmo e você vai continuar a alcançar o sucesso que você deseja.

Sugestões Pós-Hipnóticas e suas regras

auto hipnose

Como mencionado anteriormente, a hipnose é um estado de sugestibilidade aumentada. Dar sugestões a si mesmo quando em hipnose vai permitir que uma ação ou outra resposta tenha lugar após a experiência hipnótica ocorrer.

Essas formas de sugestão são chamadas sugestões pós-hipnóticas e irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Ao longo dos anos, hipnoterapeutas desenvolveram regras de sugestão. Estas são as diretrizes que permitirão que você alcance o máximo de sucesso com as sugestões que você dá a si mesmo.

A seguir um resumo dessas regras.

  1. Diga com sinceridade

Você já viu um ator resmungando as falas no palco, falando com uma voz mansa e suave? O resultado é uma performance que não é muito convincente.

Ao contrário da atuação, sugestões hipnóticas são repetidas silenciosamente. No entanto, você precisa repetir as sugestões com sinceridade. Seja reconfortante, positivo e confiante.

  1. Sugestões precisam ser formuladas positivamente e no tempo presente.

A maioria de nós reagirá mais favoravelmente a uma sugestão positiva do que uma negativa.

Qual pedido você prefere ouvir: “Não deixe aquilo no chão” ou “Você se importaria de pegar aquilo?”

Sugestões são muito mais eficazes quando você menciona o que você deseja que aconteça, ao invés do que você quer se afastar. Por exemplo: “Eu sou calmo” é melhor do que “Eu não estou ansioso”. “Eu paro de fumar com facilidade” é melhor do que “vou tentar parar de fumar”, já que a palavra tentar implica dificuldade e luta.

Suas sugestões são melhor formuladas no presente, como se estivessem acontecendo neste momento no tempo.

Então, “Estou relaxado no avião” é melhor do que “eu vou estar relaxado quando estiver no avião”. Ou, “Estou me tornando mais confiante” é melhor do que “Vou tentar ser confiante”.

  1. Faça suas sugestões específicas e realistas.

Suas sugestões vão ser mais eficazes se forem específicas e realistas. Se você deseja melhorar o seu desempenho na natação, seria irreal usar a sugestão “Eu sou um nadador de classe mundial”, a menos que naturalmente você seja, ou esteja prestes a se tornar o campeão do mundo.

Em vez disso, pergunte-se o que especificamente você deseja melhorar na natação. Então, se você quiser melhorar seu nado de peito, você deve usar uma sugestão realista adaptada a esse aspecto específico da natação.

Estruture suas sugestões sobre as mudanças que você deseja ver em si mesmo em vez de coisas que estão fora do seu controle, como eventos externos e outras pessoas.

E não se dê sugestões para duas ou três questões, tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, a sugestão “Estou confiante de que posso perder peso e parar de fumar” provavelmente não será eficaz.

Em vez disso, trabalhe em um objetivo de cada vez, repetindo sugestões associadas com esse objetivo. Quando você ver alguns resultados, passe para a sua próxima meta.

  1. Repetição de sugestões

Os publicitários sabem o valor da sugestão, é por isso que repetem propagandas de televisão e de rádio em uma base regular.

Uma das regras mais importantes na prática de auto hipnose é a repetição das sugestões. Dessa forma você atinge o ponto certo e é muito mais provável que haja uma mudança positiva.

Visualização na Hipnose

Ao dar-se sugestões hipnóticas, visualize a situação, a ação e o sentimento que você deseja.

Além de imaginar o resultado desejado, você pode utilizar o seu senso de tato, audição e até mesmo olfato. Você pode criar novas imagens, bem como usar imagens da sua memória e experiências.

As pessoas às vezes acreditam que precisam ver uma imagem clara de seu objetivo, como se estivesse assistindo a um filme. No entanto, uma atitude positiva e uma crença de que você está “no papel” é mais importante do que imagens claras.

O exercício seguinte ilustrará o quanto a sugestão e a visualização podem ser eficazes. Não o faça se você tiver uma aversão a limões.

O exemplo do limão

  • Sente-se em uma cadeira confortável e feche os olhos.
  • Imagine um limão comum.
  • Imagine que você está cortando este limão ao meio.
  • Observe o suco do limão escorrendo de cada pedaço dele.
  • Pegue um pedaço do limão. Leve-o até a boca e morda.

Mesmo que sua imagem do limão não fosse clara, você pôde ainda fazer uma careta e salivar.

Adicionando a Sugestão Hipnótica e a Visualização na Auto Hipnose

auto hipnoseEnsaiando Resultados Positivos

Amanda tem medo do palco. Ela participará de uma peça de teatro e está ansiosa pelo fato de sua performance não ficar de acordo com o padrão que ela é capaz.

Amanda quer aprender a auto hipnose para ajudá-la a se sentir mais confiante. Eu ensino a Amanda a praticar a auto hipnose e, em seguida, ensino a visualização.

Nesta técnica, a pessoa se visualiza atuando e reagindo da maneira que ela deseja, repetindo sugestões pós-hipnóticas para ajudar a alcançar uma meta. Depois de colocar-se em hipnose, Amanda se imagina no palco atuando com confiança e facilidade.

Enquanto visualiza isso por 30 segundos, ela repete três vezes a sugestão pós-hipnótica “Estou me apresentando com facilidade e confiança”. Enquanto ainda em hipnose, ela repete este processo mais duas vezes.

É assim que essa técnica é feita:

  1. Sente-se em um lugar confortável, com pernas e pés descruzados.
  2. Sem inclinar a cabeça ou esticar o pescoço, escolha um ponto no teto e fixe seu olhar nesse ponto. Enquanto você mantém seus olhos fixos nesse ponto, respire fundo e segure por tanto tempo quanto achar confortável. Então, quando você expirar, repita a sugestão “Meus olhos estão cansados e pesados e eu quero DORMIR AGORA”. Repita esse processo para si mesmo algumas vezes e, se seus olhos ainda não estiverem pesados, deixe-os fechar e relaxe em uma posição normal.
  3. Permita que seu corpo fique solto e mole na cadeira como uma boneca de pano. Então, lentamente e com vontade, conte silenciosamente de 5 até 0. Diga a si mesmo a cada contagem que você está ficando cada vez mais relaxado.
  4. Visualize uma imagem que represente uma situação que você deseja dominar e veja-se alcançando seu objetivo.
  5. Repita a si mesmo três vezes uma sugestão positiva, como:  “Estou confiante, calmo e relaxado”.
    Diga com convicção, enquanto retrata a imagem por cerca de 30 segundos.
    Repita isso três vezes e entre as vezes, permaneça em hipnose e se concentre no relaxamento do seu corpo.
  1. Volte para a sala contando de um até 5 e abrindo os olhos.

Como definir suas Metas De Auto Hipnose

Auto hipnose

  1. Dê alta prioridade à realização de seus objetivos. Planeje usar a auto hipnose diariamente e você começará a ver os resultados.
  2. Escreva seus objetivos em um papel. Esclareça o que você quer trabalhar e seja específico. Certifique-se de definir metas que sejam realizáveis. Se são objetivos de longo prazo, pode ser útil dividi-los em etapas gerenciáveis.
  3. Formule suas sugestões hipnóticas e anote-as. Escreva uma série de sugestões para o objetivo que você está trabalhando. Siga as regras das sugestões pós-hipnóticas. Você pode até querer escrever seu próprio roteiro (veja um exemplo mais abaixo).
  4. Decida as imagens que pretende utilizar. Se o seu objetivo é relaxar, imagine uma cena agradável como uma praia ou um parque num dia quente de verão. Você talvez queira usar imagens do resultado como Amanda.
  5. Se você não conseguir atingir sua meta, não fique triste. Lembre-se, não alcançar um objetivo não significa que você é um fracasso. Pode ser que você precise abordar o objetivo de uma maneira diferente ou talvez você precise ser persistente.

Um Roteiro de Auto Hipnose para te ajudar a Relaxar e Reduzir a Ansiedade

Auto hipnose

Abaixo está um roteiro exemplo projetado para ajudar você a relaxar e lidar com a ansiedade. Sinta-se livre para alterar as imagens para que elas atendam às suas necessidades específicas.

Por exemplo, em vez de imaginar-se em uma praia, você pode preferir imaginar que você está em um parque num dia quente de verão. Você também pode querer mudar o simbolismo usado para resolver um problema no qual você deseja trabalhar.

Sinta-se livre para gravar o texto e reproduzi-lo, ou peça para que alguém leia para você.

Primeiro, coloque-se em hipnose como antes:

  1. Sente-se em um lugar confortável com pernas e pés descruzados.
  2. Sem inclinar a cabeça ou esticar o pescoço, escolha um ponto no teto e fixe seu olhar nesse ponto. Enquanto você mantém seus olhos fixos nesse ponto, respire fundo e segure por tanto tempo quanto achar confortável. Então, quando você expirar, repita a sugestão “Meus olhos estão cansados e pesados e eu quero entrar em auto hipnose AGORA”. Repita esse processo para si mesmo algumas vezes e, se seus olhos ainda não estiverem pesados, deixe-os fechar e relaxe em uma posição normal.
  3. Repita o seguinte roteiro para si mesmo em silêncio e com convicção:

“Agora estou permitindo que meu corpo fique solto e mole na cadeira como uma boneca de pano. Conforme eu continuo a relaxar, eu percebo onde o conforto está em meu corpo.

Talvez eu note uma sensação de aquecimento confortável em minhas mãos e dedos ou talvez o conforto seja perceptível em outra parte do meu corpo. A cada respiração e a cada som que eu ouço, o conforto se aprofunda.

Eu agora conto de 5 até 0. A cada contagem meu relaxamento se aprofunda. Podendo até dobrar. Cinco – mais profundo – quatro – mais calmo – três – mais relaxado – dois – um – zero”.

“Eu agora me imagino em uma praia de areia dourada. Eu posso sentir o calor da areia sob meus pés e o calor do sol em meu corpo. Posso imaginar que estou sozinho na praia ou que os outros estão lá conforme meu relaxamento continua.

Ouço o barulho do mar, as ondas batendo contra a praia. Eu me sinto tão calmo, seguro e relaxado que posso ficar na praia durante todo o tempo que eu quiser.

Depois de um tempo, eu me imagino em um campo em um dia quente de verão. Não há uma nuvem no céu. No meio deste campo, há um balão de ar quente e, anexado ao balão, há um cesto preso ao chão com sacos de areia.

O balão de ar quente permanece sem esforço no céu. Agora, imagino que estou colocando qualquer preocupação, medo ou ansiedade na cesta. Quanto mais eu descarrego minhas preocupações na cesta, mais alívio eu sinto. Agora sinto como se um grande peso tivesse sido tirado dos meus ombros”.

“Eu solto os sacos de areia e assisto o balão junto com sua cesta subir no ar. Enquanto observo o balão subir no ar, sinto alívio. Quanto mais alto o balão sobe, mais alívio sinto. Quanto mais distante o balão fica, mais insignificante minhas preocupações parecem ser.

Enquanto vejo este balão ficar cada vez mais pequeno e distante, repito para mim mesmo três vezes:

‘Estou deixando de lado minhas preocupações, medo e ansiedade’.

Quando estiver pronto, volto para a sala contando de um até cinco e abrindo os olhos”.

Quando você pratica a auto hipnose, as imagens que você usa e as sugestões que você dá a si mesmo são limitadas apenas pela sua imaginação.

Resumindo os Pontos Principais

  • A hipnose é uma ferramenta terapêutica séria que pode ajudar as pessoas a superar muitos problemas psicológicos, emocionais e até mesmo alguns físicos.
  • A hipnose não é controle mental, lavagem cerebral, sono, inconsciência ou um estado peculiar, alterado ou místico. Quando em hipnose, uma pessoa está ciente, no controle e pode sair da hipnose quando desejar. É um estado natural e inofensivo.
  • A auto hipnose pode modificar comportamentos, emoções e atitudes. Ela pode ser usada para aumentar a confiança e desenvolver novas habilidades. Ela pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e pode até ajudar as pessoas a superar hábitos como fumar e comer demais. A auto hipnose também é usada por esportistas para melhorar o desempenho atlético.
  • Se você está enfrentando quaisquer problemas médicos ou psicológicos, no entanto, é essencial procurar o conselho de um médico ou de um terapeuta competente antes de usar a auto hipnose.
  • Evite comer uma grande refeição imediatamente antes de praticar a auto hipnose para que você não se sinta inchado ou desconfortável.
  • A menos que você não deseje cochilar, sente em uma cadeira, já que ficar deitado provavelmente vai induzir o sono. Você também pode querer usar roupas confortáveis e tirar os sapatos. Se você usa lentes de contato, é aconselhável removê-las. Mantenha suas pernas e pés descruzados.
  • Lembre-se, não alcançar um objetivo não significa que você é um fracasso. Pode ser que você precise abordar o objetivo de uma maneira diferente ou talvez você precise ser persistente.
  • Pratique a auto hipnose em uma base regular. Relaxe e faça no seu tempo. Aceite o ritmo em que você atinge os resultados, por mais pequenos que possam parecer no início. Acredite em si mesmo e você vai continuar a alcançar o sucesso que você deseja.

Sugestões Pós-Hipnóticas

Aqui estão algumas sugestões pós-hipnóticas que você pode usar em sua auto hipnose. Sinta-se livre para alterá-las para que atendam às suas necessidades específicas.

A cada dia que passa eu sou mais calmo, seguro e relaxado.

Estou me tornando mais assertivo e confiante quando falo com colegas.

A cada dia eu me aceito como sou.

A cada vez que entro em hipnose, relaxo mais profundamente.

Acho fácil parar de fumar.

Eu como três refeições saudáveis por dia.

Tenha em mente que estes artigos se destinam apenas para fins informativos e não substituem o tratamento médico ou psicológico.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.

 

  • Alberto Quintino

    Excelente artigo. Didático!
    Parabéns!

    Vida Longa, Saudável, e Próspera!!!

  • Muito obrigado Alberto Quintino!!

  • Gezer Lucas Rodrigues Lima

    Artigo de fácil entendimento e com um conteúdo excelente, sua linguagem é muito boa e a compreensão bastante rápida, parabéns Erick!!!!

  • Paula Tosts

    Amei o artigo. Gratidão!!!!

  • Muito obrigado Gezer!!

  • Espero ter contribuído Paula!

  • Amanda

    Erick você boa noite!
    Você realiza cursos? poderia opniar a respeiro do “hipnotista” com Thiago e Douglas?

  • Amanda

    Boa noite Erick!
    Artigo excelente, muito muito útil!
    Por gentileza me diz se conhece Douglas e Thiago do “O Hipnotista”.? Ouço falar dos cursos deles.
    E por ser de Belo Horizonte você ministra cursos de hipnose aqui na cidade ?
    Desde já agradeço!
    Abraço

  • Boa noite Amanda. Obrigado pelo elogio.
    Não conheço o trabalho dos dois. Indico fazer de profissionais mais conhecidos como o Alberto Dell’Isola por exemplo. Aí você vai ter certeza que é bom. https://portal.hipnoseinstitute.org/alberto-dellisola/hipnose-rapida-em-belo-horizonte/?utm_medium=agenda&utm_source=Blog&utm_campaign=alberto-dellisola-rapida-bh

  • Erick

    Não conheço o trabalho dos dois. Indico fazer de profissionais mais conhecidos como o Alberto Dell’Isola por exemplo. Aí você vai ter certeza que é bom. https://portal.hipnoseinstitute.org/alberto-dellisola/hipnose-rapida-em-belo-horizonte/

  • Gezer Lucas Rodrigues Lima

    De nada Erick, sucesso sempre!!!!