Muitas pessoas, inclusive profissionais que trabalham com a mente, perguntam-se o que é a regressão e como ela funciona. Essa é uma questão extremamente importante, visto que, com o passar dos anos, o cérebro vai sendo marcado por lembranças, as quais ficam gravadas no subconsciente.
A hipnose faz parte de diversas abordagens psicológicas e colabora no processo de regressão. Para se aperfeiçoar, e até mesmo para cuidar da própria saúde mental, nada melhor do que conhecer e dominar esse assunto. Assim, é importante entrar em contato com a prática e entender o seu funcionamento para ajudar mais pessoas a se autoconhecer.

O certo é que, independentemente de ser psicólogo ou paciente, é importante conhecer a terapia de vidas passadas. Pensando nisso, no post de hoje, lhe ajudaremos a entender o que é regressão e como funciona esse procedimento. Continue a leitura!

O que é regressão ou terapia de vidas passadas?

regressao
A palavra regressão remete a diversos significados e interpretações. Agora, quando se trata de terapia de vidas passadas, não existe margem para distorções, pois é um entendimento bem definido.

A terapia de vidas passadas nada mais é do que um retorno às lembranças do passado, as quais podem estar causando algum desconforto no presente. Essas lembranças podem ser tanto de um passado recente como de vivências uterinas e de vidas passadas.

A regressão é o retorno no tempo e no espaço, independentemente de crenças pessoais, segmentos religiosos e de capacidade individual. O objetivo é ativar cargas emocionais adormecidas, as quais podem motivar algum transtorno psicológico no presente, e ressignificar o valor dessa lembrança no momento atual.

LEIA MAIS:  Como a hipnose é utilizada no processo de coaching?

Como esse procedimento funciona?

A regressão na terapia de vidas passadas se utiliza da indução, a partir do relaxamento profundo ou da hipnose clínica, para atingir seu objetivo. Dessa forma, o paciente busca, com a ajuda do terapeuta, onde está a experiência traumática no inconsciente.

O processo completo passa por três fases:

1. Entrevista preliminar ou anamnese

É preciso que o terapeuta conheça o histórico pessoal e familiar do paciente. O objetivo é entender o problema e a necessidade da regressão. Além disso, prepara o profissional para realizar as perguntas corretas.

2. Regressão

O paciente deita em uma maca e é induzido a um estado de relaxamento, por meio de visualizações e induções. Esse relaxamento profundo deixará o paciente em estado alterado de consciência, mas com controle total do que está acontecendo. O terapeuta guiará o processo para facilitá-lo com sugestões, a fim de atingir os eventos traumáticos que podem estar desencadeando o problema atual.

3. Análise das informações obtidas

Depois da sessão, acontece um resumo dos resultados, esclarecimentos por parte do terapeuta e aplicação dos ensinamentos para que as lembranças trazidas à memória não causem problemas no presente.

Na regressão, podem ser utilizadas outras análises, como meditação, relaxamento guiado e retorno ao presente. O importante é ter clareza sobre o objetivo.

Para que serve a regressão?

 

Não é de bom tom aplicar a técnica da regressão e terapia de vidas passadas apenas para conhecer e saber sobre vivências. Essa é uma técnica que ajuda a eliminar problemas que estão causando mal-estar na vida do paciente. Por isso, o uso deve ser pautado no objetivo de ajudar as pessoas.

Uma resposta prática sobre o que é regressão pode ser entendida como: tratamento complementar para doenças psicossomáticas, transtorno do sono, disfunções sexuais, problemas com causas emocionais, dependências de drogas, baixa autoestima, baixa autoconfiança e outros medos e fobias.

LEIA MAIS:  Depressão: Saiba Como Combate-la Com a Hipnose

Esses são os elementos básicos para entender o que é regressão, seu funcionamento e objetivo. No entanto, é possível se aprofundar mais no assunto, entender a fundamentação, livrar-se de preconceitos e corroborar para uma vida plena.

Leia mais artigos sobre o assunto:

REGRESSÃO HIPNÓTICA: O GUIA PASSO A PASSO COMPLETO – PARTE 1

REGRESSÃO HIPNÓTICA: O GUIA PASSO A PASSO COMPLETO – PARTE 2

Agora que você já sabe o que é a terapia de vidas passadas, que tal aprender um pouco sobre hipnose?

O que é regressão e como funciona o procedimento?
4.7 (93.33%) 6 votes