Conseguir relaxar para adormecer ou dormir a noite inteira não é privilégio de todo mundo. Para muita gente, deitar para dormir e acordar no dia seguinte descansado é um sonho. Isso porque a insônia é um distúrbio do sono muito comum, que afeta pessoas de todas as idades.

As consequências da insônia são sentidas logo pela manhã, e se não tratada ela pode ocasionar diversos prejuízos para a saúde física e mental. Neste artigo vamos te mostrar quais são essas consequências e você também vai descobrir como identificar os sintomas desse problema.

insonia

As consequências da insônia para a saúde física e mental

Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo recuperar a energia gasta durante o dia e para que a mente possa descansar também. O cérebro precisa desse período de descanso para manter-se saudável e o organismo desempenha diversas funções durante o sono.

Quando a insônia acontece, o tempo de duração do sono, ou sua qualidade, não são suficientes para que corpo e mente se recomponham do desgaste, então manifestam-se as consequências da insônia.

Uma delas é a maior probabilidade do desenvolvimento de diabetes. Quando dormimos mal a produção de insulina é inibida, assim, a taxa de glicose no sangue se eleva.

Ao mesmo tempo o corpo libera mais cortisol, hormônio relacionado ao estresse que tem ação contrária a da insulina. Com a elevação do cortisol e a redução da insulina, as chances de desenvolver diabetes são ainda maiores.

O aumento do estresse causa problemas cardíacos e também afeta a pressão arterial. Além disso, o apetite pode ser afetado pela insônia e, aliado ao estresse, pode causar distúrbios alimentares, levando à obesidade, que por sua vez, é fator de risco para todos os outros problemas já citados.

LEIA MAIS:  Transtornos de Ansiedade → Saiba as causas, sintomas e tratamentos!

As consequências da insônia também têm seu impacto negativo nas funções cerebrais. A privação do sono interfere na concentração, na memória, na capacidade de aprendizado e causa alterações no humor. Esses estados levam a prejuízos no trabalho, na vida conjugal e nas relações sociais.

Ou seja, quem sofre com insônia pode viver um círculo vicioso, porque uma noite mal dormida interfere no rendimento de uma pessoa e causa irritação. Quando chega a noite, está preocupada e estressada, então, não consegue, mais uma vez, dormir.

As tarefas se acumulam, as relações ficam conturbadas, a pressão é excessiva, e assim, a rotina se transforma em algo cansativo, desestimulante e desgastante.

insonia

Sintomas que possibilitam identificar a insônia

Por todas essas consequências da insônia na vida cotidiana e na saúde é que se faz essencial estar atento para os seus primeiros sintomas. Assim é possível procurar pelo auxílio de um especialista para reverter o problema e voltar a dormir bem.

Fique atento se você notar que:

  • tem dificuldade para pegar no sono;
  • acorda diversas vezes no meio da noite;
  • desperta muito cedo;
  • acorda no meio da noite e não consegue mais dormir;
  • mesmo dormindo a noite toda, não consegue descansar.

Qualquer um desses sintomas, se for recorrente, precisa de atenção para não agravar o quadro da insônia.

insonia

Tratamentos para a insônia

A insônia tem suas causas em diversos fatores que podem ser decorrentes da predisposição genética, ter origem em problemas físicos, fatores biológicos, psicológicos, mentais e também sociais.

Por isso, para determinar o tratamento adequado para o problema é preciso, antes, encontrar suas causas. Depois de diagnosticadas, o tratamento pode ser feito, dependendo de cada caso, por meio de medicações ou terapia, incluindo a hipnoterapia, muito eficaz para tratar a insônia também.

LEIA MAIS:  Força de Vontade: O Guia do Principiante

Isso porque ela ajuda a trabalhar os processos mentais que podem estar desencadeando esse distúrbio do sono. Pode, inclusive, ser aliada ao tratamento medicamentoso porque enquanto ele trata o corpo, a hipnose auxilia nos processos comportamentais.

insonia

Não espere que as consequências da insônia se manifestem para procurar pelo tratamento. Ao notar os primeiros sintomas, procure por ajuda especializada para que possa manter a saúde física e mental íntegras, sem perdas em sua vida pessoal e profissional por causa das noites mal dormidas.

A insônia é um problema que tem sérias consequências, no entanto, é possível tratá-la. Se quiser saber mais, aproveite e confira mais um de nossos posts: Cura da insônia: entenda o tratamento com hipnose!

Conheça os sintomas e consequências da insônia
5 (100%) 5 votes