Hipnose Para Dormir: O Que é? Como Funciona? Quais As Vantagens?

5/5 - (1 votos)

Distúrbios do sono estão entre os problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas atualmente. A grande carga de estresse diário pode levar a esses quadros e causar dificuldades para dormir, podendo resultar em outros problemas de saúde física e mental.

hipnose para dormir é uma opção interessante para tratar os distúrbios do sono, em substituição do uso de medicações. Conheça essa técnica e como ela pode beneficiar os pacientes.

O que é a hipnose para dormir?

A hipnoterapia trata-se de uma técnica que visa acessar o subconsciente do paciente para que ele possa ter contato com problemas profundos, e algumas vezes para ele ocultos, que estejam causando transtornos em sua vida.

Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, especialmente a insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou a perda de sono durante a noite, podem encontrar na hipnose a solução para esse problema.

Muitas vezes originária de traumas, do estresse e preocupações diárias, a insônia pode ser revertida de uma maneira natural através da hipnose para dormir, sem causar efeitos colaterais.

Como funciona essa técnica?

A técnica utilizada como hipnose para dormir é a hipnose dinâmica. Nela, o paciente é informado de que apenas é hipnotizado quem assim deseja, e durante a sessão, o paciente permanece consciente, porém, num estado alterado de consciência.

Essa manobra visa facilitar o acesso a informações guardadas na mente, mas que em estado pleno de consciência não estão claras ou desvendadas para o paciente. Assim, ele consegue ter acesso a fatos e acontecimentos dos quais muitas vezes não se recorda, ou então, que para ele não parecem ter uma influência tão forte em seu cotidiano.

LEIA TAMBÉM:  Hipnose Clínica: 6 exemplos de como ela ajuda a tratar a depressão

Nesse estado, o paciente não sofre a influência do meio nem dos elementos externos e sua mente tem liberdade para vislumbrar cada informação e lembrança armazenada no subconsciente. O paciente tem maior clareza de si mesmo e de seus pensamentos, pode analisar e comentar, resgatar lembranças e fazer uma observação autocrítica.

Ao conseguir acessar essas informações o terapeuta ajuda o paciente guiando seu raciocínio, facilitando o acesso às lembranças, analisa as relações do paciente com a família, o trabalho e consigo mesmo. Assim, reúne dados que vão guiando e conduzindo o tratamento para reversão do quadro.

Quais são as indicações da hipnose para dormir?

 

É importante lembrar que nem todo quadro de distúrbio do sono está relacionado com questões psicossomáticas. Problemas de ordem física também interferem na qualidade do sono. Assim, para casos onde a raiz está nos problemas físicos, a hipnose para dormir pode não surtir efeito sozinha, mas sim atuando como coadjuvante ou complemento do tratamento clínico.

Para os casos onde a pessoa sofre com estresse, ansiedade, síndrome do pânico, estados pós-traumáticos, depressão, entre outras situações que afetam o psicológico e a saúde mental, a hipnose para dormir pode substituir o uso de medicamentos, alcançando resultados satisfatórios.

Quais benefícios a hipnose para dormir oferece?

A hipnose para dormir, como atua nas emoções e traumas do paciente, além de devolver as boas noites de sono, também pode impactar todo o estado psicológico de uma maneira positiva.

Como as causas da insônia podem estar em traumas, no estresse, entre outros fatores, ao trabalhar esses problemas o paciente também consegue vencer medos, fobias, barreiras e limitações que antes existiam. Assim, vê melhora em suas relações interpessoais, seja na família, no trabalho ou entre amigos, e ainda percebe-se melhor, aumentando a autoestima e seu potencial.

LEIA TAMBÉM:  Como os Cientistas Estão Tentando Desvendar os Mistérios da Hipnose

A hipnose para dormir é uma técnica interessante para ser adotada nos consultórios, e mais uma opção para se trabalhar com os diversos casos que aparecem para o psicólogo.

E então, gostou do post? Deixe seu comentário, pois gostaríamos de saber sua opinião sobre esse assunto!