Tratamento de obesidade e hipnose: entenda essa importante relação

Avalie o conteúdo post

O tratamento de obesidade pode reunir diversas técnicas e todas elas precisam atingir a causa do problema que, muitas vezes, está relacionada com o nosso lado emocional. É claro que a falta de exercícios físicos e uma alimentação desregrada contribuem para o ganho de peso. Mas isso pode ser a consequência e não necessariamente a causa do problema. Dessa forma, existem diversos tipos de abordagem quando se trata desse assunto.

Pensando nessas novas possibilidades, no post de hoje falaremos um pouco sobre a obesidade, seus tratamentos convencionais e a sua relação com a hipnose. Vamos lá!

O que é obesidade?

A matemática é bem simples: se consumimos mais do que gastamos, haverá um acúmulo de gordura no tecido adiposo. A realidade atual é que as pessoas comem muito mais do que o corpo realmente precisa para a sua manutenção e realização de tarefas do dia a dia.

A obesidade é considerada uma doença e já é um problema público de saúde, pois acaba gerando vários outros problemas, como disfunções no sistema musculoesquelético e cardiovascular.

IMC

Para determiná-la, usa-se o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), no qual divide-se o peso do indivíduo pelo quadrado da altura do mesmo. Se estiver acima dos parâmetros desejáveis, podemos ter o diagnóstico de sobrepeso ou obesidade. Veja abaixo:

  • Abaixo do peso: menos que 18,5;
  • Peso normal: entre 18,5 e 24,9;
  • Sobrepeso: de 25 a 29,9;
  • Obesidade: igual ou maior que 30;

Quais são os tipos de tratamento para a obesidade?

Cirurgia bariátrica

Existem várias maneiras de tratar o paciente obeso e tudo vai depender da intensidade do problema. Por exemplo: se alguém apresenta obesidade mórbida, acompanhada de hipertensão arterial e diabetes, a cirurgia bariátrica já é indicada.

LEIA TAMBÉM:  Estudos Revelam A Eficácia Da Hipnose Médica

Dieta e exercícios físicos

Em casos menos graves, o especialista recomenda que ocorra uma junção de dieta balanceada — que deve ser prescrita por um nutricionista — e prática de exercícios físicos — acompanhados de um educador físico. Muitas vezes, alguns medicamentos específicos para as necessidades de cada paciente também podem fazer parte do tratamento, sendo eles prescritos por um nutrólogo.

Tratamento alternativo

Outro tratamento não muito convencional, mas que já vem sendo utilizado amplamente pelos seus bons resultados: a hipnose. É nela que vamos focar a seguir.

Como a hipnose pode ajudar no tratamento?

Bom, como disse anteriormente, nem sempre o ganho excessivo de peso está relacionado com uma deficiência metabólica ou biológica, como acontece no hipertireoidismo. Muitas vezes, o estresse, a ansiedade ou mesmo a  depressão podem fazer com que os pacientes comam mais do que o necessário e é aí que a hipnose entra como tratamento para a obesidade.

Tratando o lado emocional enquanto causa da obesidade

A hipnose permite identificar e trabalhar em cima dos principais obstáculos que a própria mente impõe sobre a pessoa. Muitos se olham no espelho e não gostam do que ele mostra: para aplacar esse sentimento de tristeza, acabam comendo mais, porque a comida é algo que dá prazer.

Nesse caso, uma das coisas que deve estar alterada é a autoestima do indivíduo e uma sensação de impotência diante da situação.

Muitas pessoas já tentaram emagrecer inúmeras vezes e voltaram a engordar, mesmo depois de fazer uma cirurgia. Isso acontece porque o real problema — o lado emocional —, não foi tratado e a hipnose pode ser uma boa e nova opção para ajudar os pacientes a se livrarem dos quilos a mais, com um tratamento de obesidade diferenciado.

O que você achou da hipnose como tratamento de obesidade? Você já tinha ouvido falar dessa opção? Contribua com suas respostas e experiências e deixe um comentário abaixo!

LEIA TAMBÉM:  Hipnose para emagrecer? Sim, ela funciona!