Quando o assunto é hipnose, a primeira imagem que logo nos vem à cabeça é a de um programa qualquer de televisão em que alguém balança um pêndulo na mão e diz a uma pessoa escolhida na plateia para olhar fixamente para seus movimentos. Depois de teoricamente hipnotizada, essa pessoa segue sugestões ordenados pelo hipnotizador. Conseguiu visualizar? Mas, afinal de contas, é mesmo possível hipnotizar alguém? A hipnose realmente funciona?

Na realidade, a hipnose é um fenômeno natural da nossa mente. Quando lemos um livro e nos desligamos do resto dos estímulos do ambiente, por exemplo, estamos hipnotizados pela leitura. Assim, em uma sessão de hipnose, o cliente é levado a relaxar — seja com a fixação da atenção em um objeto, como no método do pêndulo oscilante, ou com a própria voz do hipnotizador.

Durante o transe hipnótico, a pessoa não está dormindo, como pode parecer a princípio. Muito pelo contrário! Esse é um momento em que, por meio de uma indução, o indivíduo direciona seu foco, realmente concentrando seus pensamentos, o que leva a uma intensificação da atividade cerebral. Mas para que serve esse procedimento? Pois é o que você vai descobrir no post de hoje! Então confira:

A hipnose realmente funciona?

Durante o transe hipnótico, o cérebro apresenta alta atividade psíquica, o que provoca importantes reações cerebrais. Um dos fenômenos ocorridos nesse momento é o aumento na produção de neurotransmissores — como a serotonina e a noradrenalina, por exemplo — responsáveis pela sensação de bem-estar e por estímulos ao fortalecimento do sistema imunológico, levando a uma significativa melhora de várias doenças. Então a resposta é, mais que comprovadamente, sim, a hipnose funciona — e muito bem, diga-se de passagem!

LEIA TAMBÉM:  Entre a Depressão e a Mania: Como o transtorno bipolar pode afetar você?

O que acontece em uma sessão?

No ambiente do consultório, em um contexto de confiança e confidencialidade, o transe hipnótico é instigado pelo terapeuta, o que leva o cliente a uma concentração profunda sobre o que é dito. Esse cliente torna-se, assim, receptivo às sugestões previamente acordadas com o terapeuta em função do objetivo pretendido com aquele tratamento. Tudo isso com o mais perfeito controle por parte do profissional.

Em que casos a hipnose pode ajudar?

A hipnose vem sendo usada, cada vez mais, para tratar diversos problemas de saúde. Mas é bom ressaltar que esse é um tratamento complementar à abordagem médica, sendo muito utilizado para tratar fobias — como o tão comum medo de andar de avião ou de falar em público, por exemplo, obtendo-se ótimos resultados.

Ultimamente a hipnose tem sido utilizada com resultados extremamente positivos em modificações de comportamento desejadas pelo cliente. Como exemplos podemos citar a busca pelo abandono do hábito de fumar, o controle da ansiedade e do peso. Além disso, esse procedimento ainda ajuda pessoas com dificuldades de aprendizagem e dependentes de drogas e álcool. Pode ser utilizado também em casos de dor crônica e insônia.

Agora que você já sabe como, por que e para que a hipnose funciona, que tal experimentar esse tratamento? Marque um horário agora mesmo!

Se inscreva na nossa lista VIP de e-mails para receber as novidades do blog em primeira mão!