Saiba Como Funciona o Tratamento de Hipnose Para Traumas

Avalie o conteúdo post

Você conhece pessoas que já sofreram traumas? Sabe o tanto que isso as prejudica, não é verdade?Leia o artigo e descubra como funciona o tratamento de hipnose para traumas.

Novas formas de tratamento surgem a todo momento e é preciso se atualizar para conseguir oferecer o melhor para o seu paciente. A hipnose, apesar de ser uma técnica antiga, ainda é pouco difundida entre os profissionais e também há muitos pensamentos empíricos em torno dela. Apesar disso, é possível identificar grandes benefícios quando o tratamento da hipnose para traumas é utilizado.

Se você deseja conhecer mais sobre o tratamento de traumas por meio da hipnose continue lendo o texto.

Como funciona o tratamento?

A hipnose já é autorizada como prática dentro do Conselho Federal de Psicologia por meio da Resolução CFP Nº 013/00 e ela é bem mais comum no nosso cotidiano do que imaginamos. Nós entramos em estado hipnótico várias vezes durante o dia. Segundo o especialista no assunto, Osmar Ribeiro Colás, esse é um mecanismo natural e fisiológico do corpo humano.

Durante o tratamento de hipnose ocorre uma redução da consciência, ou seja, o bloqueio é parcial. É bem parecido quando nós estamos tão concentrados em algo que não percebemos o que se passa ao nosso redor. A diferença é que, no momento do tratamento, o profissional coordenará a mente para que ela vá até onde se deseja.

Quais traumas podem ser resolvidos?

Alguns imprevistos que acontecem nas nossas vidas podem deixar sequelas, não apenas físicas como também psicológicas. A aplicação da hipnose tem como objetivo principal minimizar o sofrimento que o trauma acaba causando no indivíduo. Veja em quais situações o profissional pode intervir e tratar com a ajuda dessa técnica:

  • Ideias fixas e angustiantes que podem se transformar em um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou mesmo fobias;
  • Para ter acesso a memórias ruins e conseguir fazer com que o indivíduo tenha uma forma melhor de lidar com a questão;
  • Para trabalhar emoções que podem reaparecer em situações que lembrem o momento do trauma;
  • Em caso de problemas físicos advindos da somatização, ou seja, dor psicológica que gera a dor física;
  • Estresse pós-traumático;
  • Pesadelos constantes;
LEIA TAMBÉM:  6 Exercícios de Respiração Para Relaxar Em 10 Minutos Ou Menos

Quantas sessões de hipnose para traumas são necessárias?

Não há um número exato de sessões pois isso dependerá exclusivamente de cada paciente e do tipo de trauma que ele sofreu. A maioria das sessões possuem duração de 1 hora e são realizadas, ao menos, 1 vez por semana. Essa frequência pode ser reduzida caso o profissional ache oportuno.

É preciso tomar alguma medicação?

Se o paciente já está usando algum remédio receitado pelo médico, apenas esse profissional deverá suspendê-lo se achar que não é mais necessário o seu uso. O tratamento da hipnose em si não exige que o paciente use qualquer tipo de medicação.

Quais mudanças podem ocorrer durante o tratamento?

O profissional não vai conseguir resolver tudo sozinho com o uso da hipnose. Muitos pacientes acham que haverá um milagre e que, como num passe de mágica, ficarão bem sem ter que fazer nenhum tipo de esforço.

Para que ocorram mudanças positivas durante o tratamento é necessário que o paciente seja proativo. Podem ser indicadas algumas mudanças de comportamento que devem ser realizadas para que as coisas melhorem. Assim, o bem-estar do indivíduo depende tanto do profissional quanto dele mesmo.

Por que a hipnose é importante?

A hipnose para traumas é um tratamento que consegue alcançar memórias que nem mesmo o indivíduo consegue, pois já foram esquecidas. Elas podem ter sido até bloqueadas pela mente para evitar o sofrimento, usando isso como um mecanismo de defesa. A técnica permite alcançá-las para resolver problemas, recentes ou não, que podem ser a chave para o sofrimento presente.

Quer aprender um pouco mais sobre o mundo da hipnose? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o assunto!