Uma condição assustadora: Esquizofrenia, suas causas e sintomas

1.6/5 - (14 votos)

As doenças psiquiátricas como a esquizofrenia sempre despertam muito interesse e atenção. Além disso, é importante estarmos atentos à possibilidade de que elas se desenvolvem de forma silenciosa e podem atingir qualquer pessoa. Você quer saber um pouco mais sobre como a esquizofrenia se manifesta?

A esquizofrenia é uma doença cerebral crônica que afeta cerca de um por cento da população. Quando ativa, os sintomas dessa doença podem incluir delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação. No entanto, quando esses sintomas são tratados, a maioria das pessoas com esquizofrenia melhora muito com o tempo.

Embora não haja cura para a esquizofrenia, as pesquisas estão levantando tratamentos novos e mais seguros a cada dia. Especialistas também estão desvendando as causas da doença estudando genética, com a realização de pesquisas comportamentais e utilização do mapeamento cerebral com imagens avançadas, para examinar as estruturas e a funções do nosso cérebro. Essas abordagens prometem novas terapias mais eficazes.

A complexidade da esquizofrenia pode ajudar a explicar porque há tantos equívocos sobre a doença. Esquizofrenia não significa personalidade dividida ou personalidade múltipla e a maioria das pessoas com esquizofrenia não é perigosa ou violenta, como muitos pensam. Eles também não são desabrigados nem vivem em hospitais, a maioria das pessoas com esquizofrenia vive com a família, em casas de grupo ou sozinhas.

Pesquisas demonstram que a esquizofrenia afeta igualmente homens e mulheres, mas pode apresentar início mais precoce em pessoas do sexo masculino. Já quanto à questão étnica, como comum, as taxas de diagnóstico são parecidas em todas as diferentes etnias. A esquizofrenia é considerada um grupo de desordens nas quais as causas e os sintomas variam consideravelmente entre os indivíduos, isso acontece porque condições psicológicas e psiquiátricas são realmente derivadas de muitos fatores que nos afetam de formas diferentes durante a vida.

Sintomas da esquizofrenia

Quando a doença está ativa, ela pode ser caracterizada por episódios em que o paciente é incapaz de distinguir entre experiências reais e irreais. Como com qualquer doença, a gravidade, duração e frequência dos sintomas podem variar; no entanto, em pessoas com esquizofrenia, a incidência de sintomas psicóticos graves geralmente diminui durante a vida do paciente. Não tomar medicamentos como prescrito, uso de álcool ou drogas ilícitas, e situações estressantes tendem a aumentar os sintomas. Os sintomas se enquadram em várias categorias:

LEIA TAMBÉM:  Estudo sugere que mulheres se beneficiam mais da Meditação Mindfulness do que homens

Sintomas psicóticos positivos

  • Alucinações
  • Delírios paranóicos
  • Percepções, crenças e comportamentos exagerados ou distorcidos.

Sintomas psicóticos negativos

Perda ou diminuição da capacidade de:

  • Iniciar planos
  • Falar
  • Expressar emoção
  • Encontrar prazer

Sintomas de desorganização

  • Pensamento Confuso e desordenado
  • Problemas com pensamento lógico
  • Comportamento às vezes fora do considerado normal
  • Problemas com atenção, concentração e memória
  • Declínio do desempenho educacional

Os sintomas geralmente aparecem pela primeira vez no início da idade adulta. Os homens muitas vezes apresentam sintomas em seus primeiros 20 anos e as mulheres geralmente mostram sinais em seus últimos 20 anos e início dos 30 anos. Sinais mais sutis podem estar presentes mais cedo, incluindo relacionamentos problemáticos, baixo desempenho escolar e motivação reduzida. A esquizofrenia raramente é diagnosticada em crianças ou adolescentes.

Antes de um diagnóstico poder ser feito, no entanto, um psiquiatra deve realizar um exame médico completo para descartar o uso indevido de substâncias ou outras doenças médicas cujos sintomas imitem a esquizofrenia.

O que causa Esquizofrenia?

Os pesquisadores acreditam que vários fatores genéticos e ambientais contribuem para a causa. Os estresses da vida também podem desempenhar um papel no início e no curso da doença. Como vários fatores interferem no diagnóstico, os cientistas ainda não podem ser específicos sobre a causa exata em casos individuais. Uma vez que o termo esquizofrenia abrange vários distúrbios diferentes, a variação na causa entre os casos é esperada.

Tratamento para Esquizofrenia

Embora não haja cura, muitos pacientes se dão bem convivendo com sintomas mínimos. O tratamento medicamentoso pode reduzir os sintomas e reduzir significativamente as recaídas futuras. Tratamentos psicológicos, como terapia comportamental cognitiva ou psicoterapia de apoio, podem reduzir os sintomas. Assim como outros tratamentos, como a hipnose, visam reduzir o estresse ou melhorar as habilidades sociais.

LEIA TAMBÉM:  Relacionamento Interpessoal: Como Aprimorar Essa Habilidade?

Uma variedade de medicamentos antipsicóticos são eficazes na redução dos sintomas psicóticos presentes na fase aguda da doença e também ajudam a reduzir o potencial de futuros episódios agudos.

Ambos, diagnóstico e tratamento podem ser complicados pelo uso indevido de substâncias. Pessoas com esquizofrenia abusam de drogas com mais frequência do que a população em geral, por isso que é importante tomar cuidado, já que o uso indevido de substâncias também reduz a eficácia do tratamento da esquizofrenia. Se uma pessoa apresenta sinais de dependência em alguma droga, o tratamento para o vício deve ocorrer juntamente com o tratamento para o distúrbio.

O tratamento pode ajudar muitas pessoas com esquizofrenia a levar vidas altamente produtivas e recompensadoras. Tal como acontece com outras doenças crônicas, alguns pacientes se saem muito bem, enquanto outros continuam a ser sintomáticos e precisam de apoio e assistência.