6 Passos Simples Para Não Ser Um Escravo Das Emoções

4.5/5 - (2 votos)

Eu não quero estar à mercê de minhas emoções. Eu quero usá-las, aproveitá-las e dominá-las. “Oscar Wilde

Você se descreveria como alguém emocional?

Você sente que seu humor pode mudar instantaneamente com o que acontece no seu dia?

Você pode ser um escravo de suas emoções.

Ser uma pessoa emocional e liderar com o coração pode ser uma ótima qualificação. Inclinar-se em nossos sentimentos nos permite ser mais conscientes de nós mesmos e ajuda a nos conectarmos com os outros.

Se permitimos que nossas emoções ditem como vivemos nossas vidas, isso pode levar a ansiedade, depressão e até mesmo ter um impacto negativo em nossa saúde e relacionamentos.

Por vezes, demoramos a compreender o conceito de que todas as emoções decorrem do pensamento.

Muitas vezes, pessoas com baixa autoestima não percebem que sua auto-fala negativa e sensibilidade às opiniões dos outros afetam profundamente suas emoções e estados de espírito.

Geralmente, não temos ideia de que cada pensamento negativo emitido tem um efeito composto sobre como nos vemos e sobre nossas vidas.

Quando mais velho e mais sábio, aprendemos a estar mais atentos às nossas emoções e a verificar-nos de várias formas antes de permitir que os nossos sentimentos tenham a última palavra.

Aqui, traremos de forma compactada algumas dicas que podem te auxiliar a lidar melhor com as suas emoções, nos mais diversos contextos.

Vamos lá!

 

1) VALIDE SUAS EMOÇÕES PRIMEIRO

Quando você se encontra mergulhado na emoção, é importante não descartar esses sentimentos. As emoções podem ser muito parecidas com crianças indisciplinadas que precisam de atenção. Ao validarmos, permitimos que elas sejam vistas e tenham voz.

LEIA TAMBÉM:  Descubra Como Diminuir a Ansiedade Com Essas 5 Dicas Incríveis

Se estou me sentindo aborrecido, triste ou solitário, tendo recorrer a comida para o conforto. Isso não acaba bem.

Ganhando peso, minha autoestima fica baixa. Confrontar as emoções ao invés de adormecê-las com alimentos faz parte do processo.

Quando validamos nossas emoções, nos tornamos mais conscientes e aceitáveis, e começamos a entender de onde elas são. É somente neste lugar de consciência que podemos ver o poder que eles podem conter sobre nós.

 

2) ESTEJA ATENTO AOS SEUS GATILHOS

Se você sabe que você luta com emoções específicas, como raiva, ciúme ou medo, tente tomar consciência das circunstâncias que as desencadeiam.

A consciência é poder. Isso nos dá o controle para escolher como respondemos.

Lembre-se sempre que a emoção é derivada do pensamento. Se nos encontrarmos vivendo fortes emoções, é útil examinar os pensamentos que os precederam. Faça a pergunta: esses pensamentos são baseados na verdade ou na minha percepção da verdade?

 

3) ANOTE ESSAS EMOÇÕES

Uma das melhores ferramentas que podem te ajudar a lidar com as emoções é a escrita. Pode ser em um diário, em contos, histórias. O importante é sempre questionar sobre como as suas emoções tem interferido ou ajudado no seu cotidiano.

Você conseguirá visualizar melhor a forma que tem lidado com as suas emoções e de que forma elas impactam sua vida.

Se fico à mercê de emoções, posso fazer uma pergunta simples como “por que me sinto tão sobrecarregado hoje?”. A partir daí, posso trabalhar de volta através da sequência de eventos e pensamentos que me levaram para lá.

Peço uma pergunta de ação positiva para se envolver com outra emoção como “o que é uma coisa positiva que posso fazer por mim mesmo neste momento?”.

LEIA TAMBÉM:  Celebridades que fizeram Hipnose: Veja aqui o porquê!

Se você não tem tempo para escrever, tente pelo menos fazer as perguntas.

 

4) TOME RESPONSABILIDADE

Quantas vezes você disse a alguém que suas ações o levaram a se sentir de uma certa maneira? Em situações que te falaram “Você me irritou quando chegou tarde“.

É verdade que as palavras e as ações de outras pessoas nos afetam. Porém precisamos assumir a responsabilidade pelas emoções que sentimos em resposta a essas palavras e ações. Ninguém pode fazer você sentir nada, é sempre sua escolha.

Muitas vezes, as emoções reativas que sentimos são baseadas em nossa própria percepção da verdade e sobre as coisas que nos interessam. Estar atrasado pode ser um dos seus desencadeadores para raiva. Para outra pessoa, pode não ser grande coisa.

Considere também que as pessoas agem de uma certa maneira com base em muitas influências que diferem das suas. A cultura, a educação, as crenças e as experiências de vida.

 

5) TIRE UM TEMPO

Quando você está se conectando fortemente com uma emoção reativa negativa, tire tempo da pessoa ou situação em que você está reagindo.

Não aja no auge de fortes emoções. Espere até sentir-se calmo e ter dado tempo para racionalizar e pensar. Aí você deve agir.

Uma emoção positiva ainda pode levá-lo a um caminho destrutivo. Quantas vezes você fez algo que mais tarde se arrepende em nome do amor?

 

6) CRIE SEU MANTRA

É fácil dizer: “Tire um tempo”. Fazer no calor do momento é difícil.

Um mantra é uma palavra ou frase curta que ajuda você a se tornar consciente de sua emoção e não ser controlado por ela.

LEIA TAMBÉM:  Setembro Amarelo e sua História: Uma Campanha de Valorização à Vida

Uma palavra que pode ser utilizada é “suave”. Podemos associá-la com um temperamento suave. Você pode ser algo completamente diferente, dependendo da emoção em que você é mais reativo.

Em última análise, é importante lembrar que você não é suas emoções – você tem a capacidade de decidir se elas o levam ou se você as lidera.

À medida que você constrói consciência e aprende a reconhecer seus desencadeantes, você se tornará cada vez mais compreensivo sobre quando suas emoções o estão atendendo bem e quando você precisa se encarregar delas.

GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU COMENTÁRIO: