Como Aprender Hipnose

0.4/5 - (307 votos)

Como toda nova descoberta, as questões sobre aprender hipnose são muitas e vêm despertando cada vez mais o interesse do público em geral. Sendo até alvo de publicações em revistas conceituadas e de temas foco em novelas globais, onde foi apresentado o tratamento psicológico aliado com o de hipnose regressiva, para descoberta de um abuso sexual. Esse crescimento de procura, se dá pela infinidade de caminhos de autocontrole e autodescoberta que a ferramenta da hipnose proporciona.
 

Nesse artigo você vai aprender, tendo ou não contato prévio com a hipnose, algumas nuances sobre contato hipnótico.

Primeiros Passos

Por ser uma ferramenta tão completa e impressionante, quando você começa a aprender hipnose, tudo que quer fazer é continuar aprendendo. E tudo bem, isso é normal! Você vai perceber que induzir ao transe não é uma tarefa tão difícil: basta ter alguém que esteja verdadeiramente interessado no assunto. Já que a hipnose é um processo auto-induzido, seu papel dentro da indução não é hipnotizar em si, mas de guiar à hipnose natural com palavras. De reduzir qualquer desconfiança que a pessoa hipnotizada possa vir a ter sobre o assunto.

 

Canais de Aprendizado

De todas essas formas de começar a sua trajetória como hipnólogo, só existe uma coisa certa: O melhor canal é aquele em que você consegue aplicar o máximo de vezes a técnica que aprendeu. Logo, o melhor canal de aprendizado, como tudo na hipnose, é você mesmo! É você quem é capaz de mensurar a aplicação de técnicas e resultados.

 

Livros

Ao contrário do que imagina a opinião pública, tem muita ciência sendo produzida sobre hipnose. Teses acadêmicas, pesquisas e compilados de técnicas são abundantes, você só precisa saber onde procurar! Para encontrar pdfs, o grupo de facebook Hipnose & Psicologia é o mais indicado, mas para saber sobre livros e artigos há o Golfinho.

LEIA TAMBÉM:  5 calmantes naturais que funcionam para livrar-se da ansiedade

 

Livros de cabeceira para bons hipnólogos iniciantes:

  • HIPNOSE PARA INICIANTES, William W. Hewitt. Ed. Universo dos Livros. São Paulo.
    “Hipnose para iniciantes” é, acima de tudo, uma obra didática, passo a passo desenhando caminhos do processo hipnótico. Ele estabelece uma explicação sobre o conhecimento de nossas múltiplas linguagens conscientes e inconscientes. O livro está disponível gratuito para kindle na amazon!
  • HIPNOSE PARA ALÉM DO MITO DO TRANSE, James Tripp. Hi Brain Institute. Belo Horizonte.
    James Tripp é reconhecido no mundo inteiro por ser um hipnotizador generativo, professor de autodomínio, treinador de adaptação e desenvolvimento pessoal com hipnose e comunicação influente. Seu compilado “Hipnose para além do mito do transe” é um ótimo passo para quem quer começar a entender hipnose como um estilo de vida e comunicação.
     
  • HIPNOSE NA PRÁTICA CLÍNICA, Marlus Ferreira. Editora Atheneu – Rio de Janeiro.
    Embora seja um livro um pouco mais avançado, Hipnose na Prática Clínica consegue estabelecer melhor que qualquer um a resolução de uma série de mitos que circundam a hipnose. Ele permite que você entenda o que as pessoas que você irá hipnotizar temem na hipnose, o que facilita que você desmitifique-as e rompa barreiras.

 

Cursos em Vídeo e Vídeos Online

Essa é a forma com que a maioria das pessoas têm contato com a hipnose hoje em dia. A dica para essa forma de estudar é: Existem outros vídeos ou estímulos visuais fora do youtube. Na verdade, não é que você não consiga encontrar tudo o que deseja no youtube, tem muito material de qualidade lá. É importante que você tente aprender coisas novas. Isso te ajudará a se destacar dentre pessoas que fazem o mesmo estudo que você, ou até entre o mercado. Nesse quesito, uma possibilidade de ir além é buscar no site Udemy, lá você poderá escolher entre mais de 80.000 cursos online de diversos assuntos.

LEIA TAMBÉM:  Clínica de Psicologia: 4 Vantagens Dos Tratamentos de Hipnose

Quanto a vídeos online de hipnólogos brasileiros, a garantia da qualidade de um curso online com certeza é do Alberto Dell’Isola. Ele é escritor, pales­trante, além de ser Professor de Psicologia e de Hipnose, trazendo o segundo maior canal do Youtube sobre hipnose no Brasil.

 

Cursos Presenciais

Não somente para aprender hipnose de rua, de palco ou hipnose clínica, as pessoas estão percebendo que a hipnose pode ser utilizada no dia a dia devido aos seus benefícios existentes. Aplicando-a no trabalho e em seus hobbies, ou até mesmo usando-a para o desenvolvimento pessoal. Ficamos felizes com essa mudança e acreditamos que mais pessoas deveriam conhecer o potencial da hipnose.

   Qualquer um que quer fazer um bom curso de hipnose sabe que há dezenas de cursos de formação disponíveis, que variam em abordagem, qualidade e diretrizes. Isso dificulta muito na sua decisão em escolher o melhor treinamento para você. Sugerimos que você busque primeiro um curso que ensina o estilo de hipnose que você quer dominar.

 

Dicas para escolher o melhor curso

Profissionais Experientes    

Muitos professores de hipnose, hoje em dia, não têm a bagagem de conhecimento necessária para estarem aptos a dar um treinamento sobre o tema. É importante buscar a experiência real da pessoa com a hipnose, e não só a quantidade de visualizações que ela tem. Busque a sua formação acadêmica, suas publicações e métricas clínicas. Quanto mais tempo de carreira e produção de conteúdo em hipnose melhor, certo?

Conteúdo focado na prática

   Finalmente, priorize o curso que tenha a maior parte da formação focada na prática. A teoria você consegue captar lendo livros e apostilas. Já a prática você aprende de uma forma mais concreta. É no treinamento onde o professor poderá te apontar para os recursos apropriados. A formação prática sob a orientação de um profissional é a melhor maneira de aprender hipnose com eficiência.

LEIA TAMBÉM:  Curso de PNL: Saiba 5 Dicas Para Escolher o Melhor Para Você

   Procure um mentor ou Institute para acompanhar seu desenvolvimento como profissional. A curva de aprendizagem após o treinamento pode ser íngreme. Compartilhe suas experiências com quem pode te dar um feedback construtivo.  Isso poderá ajudar a acelerar o seu progresso e processo de aprendizagem.

Comportamento Pós Curso

Não é ideal aplicar suas técnicas apenas em um curso. Independente de ser a forma mais completa e o curso te permita a melhor infraestrutura e maior controle sobre a sua aplicação. O que é importante você estabelecer é que hipnose nada mais é do que comunicação. A partir do momento em que você fala algo e a pessoa entende e age de acordo, é hipnose. Internalizando isso você começa a enxergar a hipnose em tudo, e aperfeiçoa o que aprende todo dia. Entender o papel e o poder das palavras dentro do seu cérebro é a melhor maneira.

 

Bônus: 5 dicas para começar a hipnotizar

Para adentrar ao mundo da hipnose você precisa entender alguns fatos básicos sobre como o corpo e a mente funcionam. Especialmente a parte de como palavras e imagens podem ativar sistemas relacionados a tudo no seu cérebro. As imagens criadas por palavras conseguem sim interferir em áreas relacionadas aos sentimentos, músculos, sentidos. Como você já deve ter visto por aí.

 

Para dar o primeiro passo para ser um bom hipnotizador é importante que você:

  • Saiba que…
    palavras têm o poder de te guiar diretamente para uma impressão sensorial;
  • Escolha palavras…
    e estabeleça uma forma de expressá-las. Esse passo é IMPRESCINDÍVEL para a impressão sensorial ocorrer;
  • Tenha paciência…
    porque demora um pouco para que isso aconteça, então continue alimentando o hipnotizado durante a indução à hipnose e aprendendo cada vez mais;
  • Compreenda que…
    o tempo que demora para a reação sensorial, bem como a intensidade e natureza dessa impressão variam de pessoa por pessoa;
  • Não tente…
    hipnotizar todo mundo, principalmente familiares, sem estar seguro das suas técnicas e habilidades. É bem provável que seus familiares, por não te enxergarem como hipnólogo, não respondam às sugestões.