7 mitos e verdades sobre hipnose que todos deveriam saber

2.5/5 - (10 votos)

A hipnose médica, apesar de ser um método terapêutico muito controverso em Psiquiatria, é muito apoiada pelas principais entidades médicas internacionais. No Brasil, passou por um período de descrença, por ter sido usada por pessoas não qualificadas, chegando a ser proibida fora do ambiente médico. Existem muitos mitos e verdades sobre hipnose, e hoje vamos esclarece-los.

Hoje, no entanto, a hipnose é vista como um tipo de tratamento indicado para determinados quadros psiquiátricos e até mesmo como um método muito eficaz para aumentar a resistência imunológica em pacientes com deficiência, como na terapia da AIDS. Mas ainda existem muitos mitos e verdades sobre hipnose. Vamos conhecê-los?

1 – Hipnose e meditação são a mesma coisa

Mito! Geralmente hipnose e meditação são confundidas, pois ambas envolvem estados alterados de consciência. No entanto, a hipnosia busca sugerir mudança de pensamento, ideia ou atitude. Na meditação, o indivíduo treina a mente para obter algum benefício, como o relaxamento, e não há preocupação em mudar modelos de pensamentos. São objetivos diferentes.

2 – A hipnose não ativa uma supermemória

Verdade! A hipnose pode ser usada para ajudar algumas pessoas a lembrar de algum fato esquecido. Mas mesmo que possa ser usada para potencializar a memória, não ocorre tão facilmente. Só é possível acontecer com lembranças marcantes e que por alguma razão se encontram bloqueadas na mente da pessoa e ainda não se apagaram.

LEIA TAMBÉM:  Como escolher um psicoterapeuta

3 – Hipnose não é a mesma coisa que dormir

Verdade! Hipnose e sono são estados de consciência completamente distintos. Durante o sono, não temos o controle de nossos pensamentos. Já na hipnose, você participa ativamente do que está pensando. Os dois se confundem porque geralmente em uma sessão de hipnose o indivíduo se encontra de olhos fechados, como se estivesse dormindo, pelo fato de haver maior concentração quando fechamos os olhos.

4 – É impossível acordar do transe

Mito! Estar suscetível à hipnose não quer dizer que a pessoa tem uma mente sugestionável ou fraca. Todos entram em transe diariamente, ao assistir a um filme, ao estudar, ou seja, requer um certo nível de concentração. Não há risco de não acordar do transe, o corpo se encarrega disso naturalmente.

5 – O hipnotizado confessa segredos sem querer

Mito! Mesmo em transe, a mente se mantém em vigilância e, dessa forma, protege a integridade das pessoas. Na hipnose Ericksoniana, a pessoa raramente fala. O inconsciente resolve os problemas mais profundos silenciosamente.

6 – A pessoa fica inconsciente

Mito! Muitas pessoas pensam que na hipnose ocorre a inconsciência, e isso não é verdade. A consciência deve estar presente para que o paciente participe do processo de cura. O transe hipnótico ocorre por uma dissociação consciente / inconsciente.

7 – O indivíduo hipnotizado é dominado pelo hipnoterapeuta

Mito! Na hipnose, o estado de transe é uma auto-hipnose, ou seja, o hipnotizador é um facilitador. Trata-se de alguém ao lado da pessoa enquanto seu inconsciente trabalha.

Você conhece mais alguns mitos e verdades sobre hipnose? Comente! Quanto mais esclarecermos esse assunto, melhor para todos, já que é um tema passível de dúvidas. Aproveite e curta nossa página no Facebook e compartilhe este texto com seus amigos!

LEIA TAMBÉM:  Hipnose para Gagueira: Tudo que você precisa saber sobre o assunto