Desde 1962, ano que em que a profissão de psicologia foi reconhecida no Brasil, muita coisa mudou. Anualmente, novas áreas de atuação surgem, o que amplia o já grande leque de atuação dos profissionais psicólogos, porém, são necessárias atualizações e muita dedicação para prestar serviços de qualidade aos seus pacientes.

Assim como em outras profissões, na psicologia, novas tendências tendem sempre estão surgindo, confira no texto a seguir quais são as novidades no que diz respeito a tendências da psicologia.

1. Psicologia no esporte

psicologia no esporte
Estamos em ano olímpico, e as olimpíadas e paralimpíadas de 2016 serão realizadas no nosso país, mais um motivo para essa área ser muito acionada nesse ano. A psicologia no esporte é capaz de ajudar a traçar estratégias de desenvolvimento da performance de atletas, como reduzir a ansiedade e o estresse e, também, promover o autocontrole.

Além disso, a psicologia no esporte é capaz de potencializar o foco, a concentração, a motivação e, principalmente, confiança do atleta, fazendo com que ele obtenha bons resultados em sua prática esportiva. A psicologia no esporte é, sem dúvidas, umas das maiores tendências da psicologia para o segundo semestre de 2016.

2. Psicossomática e Neurociência

psicologia no esporte
A psicossomática é a ciência que tem como objetivo estudar os mais diversos fatores psicológicos e sociais que podem interferir na saúde psicológica e, consequentemente, no bem-estar das pessoas. Com o auxílio da neurociência, estudos demonstraram a relação entre o dia a dia estressante das pessoas com uma série de desordens emocionais e psicológicas, como alergias, gastrites, úlceras e enxaquecas.

A união dessas duas áreas é altamente benéfica ao paciente, proporcionando uma grande melhoria em sua vida.

LEIA MAIS:  Os Artigos Mais Lidos De 2016 Sobre Hipnose, Coaching e PNL

3. Hipnose

hipnoterapia

A hipnose nada mais é do que um estado natural de consciência alterado e trata-se de uma especialidade complementar que faz ponte entre psiquiatria e psicologia. A hipnose já é reconhecida como uma especialidade médica em países como Inglaterra, Austrália e Brasil, por exemplo.

Embora muitos não acreditem na técnica, ela é capaz de promover grandes melhoras em quadros de depressão, fobias, esgotamento, hiperatividade, déficit de atenção, ansiedade, ataques de pânico e muitas outras desordens. É, sem sombra de dúvidas, uma das novas tendências da psicologia que chegou para ficar.

4. Inteligência emocional

inteligencia emocional

Uma das novas tendências da psicologia, a inteligência emocional oferece auxílio ao paciente, ajudando-o a reconhecer os seus sentimentos e também os de outras pessoas para que, dessa forma, ele tenha a capacidade de lidar com eles.

Essa vertente da psicologia vem sendo muita utilizada em diferentes áreas profissionais, como na tomada de decisões financeiras, analisando o comportamento como fatores de risco para investimentos, por exemplo.

5. Psicologia e educação

psicologia e educacao
Existe uma grande discussão sobre a necessidade e, também, importância da psicologia, quando o assunto é formação de novos professores. Além disso, já existem projetos de lei que preveem a obrigatoriedade da disciplina entrar na grade de ensino básico, como maneira auxiliar e melhorar o ensino em todas as escolas do Brasil.

A presença de psicólogos em uma sociedade é muito importante, ainda mais quando novas tendências da psicologia surgem como maneira de melhorar o dia a dia das pessoas.

Você, psicólogo, já trabalha com alguma delas? Quais foram os resultados obtidos? Tem dúvidas, dicas ou sugestões? Então deixe um comentário e compartilhe suas ideias!