Ejaculação precoce: Quais os Melhores Tratamentos?

1.6/5 - (5 votos)

A ejaculação precoce ocorre quando o homem ejacula mais cedo do que ele ou seu(a) parceiro(a) gostaria. Essa condição é uma queixa comum de grande parcela da população masculina e tudo bem! Essa parte da população realmente pode experimentar esse problema frequentemente ou em certas ocasiões. O importante é observar a frequência!

Se isso acontece de maneira rara, não é motivo para se preocupar. No entanto, se é algo comum, é importante ficar de olho nas causas e contextos do problema. Pensando nisso, criamos este post com perguntas rápidas! Vamos explicar o que é ejaculação precoce, quais são os sintomas de ejaculação precoce e quais são os tratamentos para ejaculação precoce. Acompanhe:

O que é ejaculação precoce?

É a ejaculação não controlada previamente ou logo após a penetração. Ela normalmente acontece após uma estimulação sexual pequena ou, as vezes, até sem nenhuma. Mas com certeza, muito antes do que a pessoa deseja. Ela é a disfunção sexual mais comuns entre os homens.

A condição pode resultar num sexo insatisfatório para os 2 parceiros. E isso gera inúmeros problemas para esse relacionamento. Caso ele seja casual, a principal ocorrência é levar a um aumento da ansiedade — que, por sua vez, pode agravar o problema. Porém se a ejaculação precoce acontece sempre com a mesma parceira ou em um relacionamento estável, pode gerar desconforto e insegurança para o parceiro.

O certo é que o sexo, independentemente de qual contexto, é muito importante para os casais. A qualidade desse envolvimento é que, muitas vezes, determina alguns caminhos na relação. Então é preciso estar sempre atento em como manter uma boa parceira na cama.

Qualquer adulto maduro sabe que a ejaculação precoce é muito comum e que isso não é motivo para duvidar de sua sexualidade ou masculinidade.

O que causa a ejaculação precoce?

A maioria dos casos não possui uma causa totalmente clara. Mas se sabe que a ejaculação precoce está comumente atrelada a motivos psicológicos. O tesão, principalmente para o homem, requer uma concentração muito grande onde precisa existir uma conexão com a sua cabeça e o seu corpo para que haja a ereção. Então qualquer fator psicológico pode interferir nessa performance. Dito isso, a ejaculação precoce pode ocorrer:

  1. Quando a relação é com um novo(a) parceiro(a) por motivo de ansiedade ou nervosismo
  2. Se  estresse do dia a dia estiver muito pesado para esse homem. Estresse é um causador muito comum e importante.
  3. Caso o homem esteja inferido de fatores como culpa, medo ou depressão.
LEIA TAMBÉM:  6 sintomas de depressão que você não deve ignorar

Em alguns casos, ela pode estar relacionada a uma causa fisiológica. Isso quer dizer que mesmo que emocionalmente esteja tudo bem o problema decorre de reações do corpo às atividades desse homem. Como por exemplo:

  1. Se houve um intervalo muito grande desde da última ejaculação
  2. Desfunção hormonal
  3. Lesões decorrentes de cirurgias cerebrais ou no próprio pênis
  4. Efeitos colaterais do uso contínuo de alguns medicamentos
  5. Reações do corpo como frio, ressaca, desnutrição e etc.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da ejaculação precoce é a incapacidade de retardar a ejaculação por mais de 1 minuto após a penetração ou antes dela. Contudo, isso também é flexível.

Embora o distúrbio seja caracterizado assim, pode-se considerar ejaculação precoce qualquer ejaculação que ocorra antes que o homem permita. Na verdade, nesse segundo caso não seria considerado um distúrbio mas sim uma falta de controle que também pode gerar incômodos.

O problema pode ocorrer em todas as situações sexuais, mesmo durante a masturbação. O que importa é o tempo que ele irá levar até o ápice

Como é feito o diagnóstico?

O médico discutirá a história médica do paciente e realizará um exame físico completo. Porém, como a ejaculação precoce pode ter muitas causas, ele pode solicitar testes laboratoriais para descartar qualquer outro problema.

Não é incomum também que o médico procure identificar se ha alguma causa emocional por trás dessa ocorrência. Essa é a hora de você realmente conversar com alguém que está ali para te ajudar. Não tenha medo nem preconceitos a respeito da consulta e fale o que você acha que pode estar acontecendo com o seu corpo.

Quais os tratamentos para ejaculação precoce?

As opções mais comuns de tratamento incluem técnicas de comportamento, anestésicos, medicamentos, psicoterapia e hipnose. Vale lembrar que pode levar algum tempo até encontrar o tratamento ou combinação de tratamentos que vão funcionar.

Isso é comum para todos os tratamentos de cunho emocional, as vezes é realmente mais demorado encontrar o remédio que dê exatamente o efeito que o seu corpo precisa ou o terapeuta que aja de uma forma que te deixe confortável. Abaixo citamos alguns deles:

LEIA TAMBÉM:  Frases de felicidade mais usadas para ser uma pessoa mais feliz

Técnicas comportamentais

Em alguns casos, a terapia para a ejaculação precoce envolve medidas simples. Existem técnicas para alterar o seu comportamento perante o sexo que podem ajudar a lidar com o seu corpo. Entre elas a mais comum é a masturbação 1 ou 2 horas antes da relação sexual.

Essa prática faz com que o homem seja capaz de atrasar a ejaculação durante o sexo, uma vez que ele já gozou e seu corpo precisa se recuperar. Vale ficar atento à possibilidade de não conseguir ereção após o exercício.

Exercícios do assoalho pélvico

Quando há uma certa atrofia dos músculos do assoalho pélvico, a incapacidade de retardar a ejaculação pode ocorrer. Logo, fortalecer a região por meio de exercícios como os de “Kegel” podem ajudar. Os exercícios de Kegel para homens servem para tratar a incontinência urinária, melhorar o desempenho durante o contato íntimo. E são particularmente úteis no combate à ejaculação precoce e no combate a disfunção erétil.

O exercício é feito durante o momento em que o homem urina e consiste em: Parar ou diminui o jato da urina no momento da micção. Parece bobo mas isso faz com que ele possa identificar o músculo que deve ser trabalhado. A partir daí o homem deve fazer contrações nesse músculo diariamente.

Técnicas de controle

O médico pode instruir o treinamento de técnicas de controle que consistem em identificar e controlar as sensações prévias à ejaculação, interrompendo os estímulos por meio de mudanças de posição, contrações e pausas. Uma das dicas que mais funciona nesse momento é: Interrompa o ato de penetração ou sexo oral e tente pensar outra coisa.

Outra dica incrível para dar uma pausa sem aparentar é tentar estimular a(o) parceira(o) de outras formas. Isso garante que o sexo não permaneça tão voltado para o seu pênis mas que, por outro lado, você consiga manter o nível de satisfação da(o) parceira(o). Essa é a hora de partir para os toques ou sexo oral para, em seguida, começar novamente.

Preservativos Anestésicos

Alguns preservativos podem diminuir a sensibilidade do pênis, ajudando a retardar a ejaculação. Procure algum desse tipo e experimente o nível de retardo que você precisa. Alguns ainda possuem substâncias anestésicas que contribuem ainda mais para a diminuição da sensação na hora H.

Anestésicos tópicos

Cremes anestésicos e sprays que contêm elementos como a benzocaína, lidocaína ou prilocaína. Essas são as substancias comummente usadas para tratar a ejaculação precoce. Quando esses produtos são aplicados no pênis antes do sexo reduzem a sensibilidade.

Vale lembrar que eles devem ser aplicados de 10 a 15 minutos antes da relação sexual e que você deve tentar remover o máximo antes da penetração. Essa remoção impede que o efeito também ocorra na(o) sua/seu parceira(o).

LEIA TAMBÉM:  Tudo sobre autoestima: O que é, como ter mais e ser feliz

Medicamentos orais

Muitos medicamentos podem atrasar o orgasmo (mesmo não sendo indicados especificamente para tal). Antidepressivos, analgésicos e inibidores da fosfodiesterase-5 (usados para tratar disfunção erétil), por exemplo. Eles podem ser prescritos para uso contínuo ou ocasionalmente.

Vale lembrar que o uso desses medicamentos pode gerar efeitos colaterais não esperados e que talvez eles não seja a melhor opção. Uma vez que a ejaculação precoce é um problema tão comum e de diversas raízes, o uso de medicamento é uma forma que pode parecer simples mas é perigosa. Para resolver o problema, tente exercitar o seu corpo e a sua mente ao máximo antes de partir para os ansiolíticos, ok?

Psicoterapia

Essa abordagem envolve conversar com um profissional sobre os relacionamentos e as experiências. As sessões podem ajudar a reduzir a ansiedade e a encontrar maneiras melhores de lidar com o problema. Conversar é um ótimo meio para lidar com qualquer dificuldade de cunho emocional que venha a interferir no seu comportamento.

Hipnose e Ejaculação Precoce

Cada vez mais difundida no meio médico, a hipnose pode ser bastante eficaz no tratamento da ejaculação precoce. Essa é a opção mais indicada e a que tem menores riscos ou efeitos colaterais. Ao adentrar no subconsciente do paciente, o profissional pode identificar traumas e descobrir razões profundas que podem estar ocasionando o problema. E, assim, contribuir para que o cenário mude e o indivíduo tenha uma vida sexual saudável.

Com um terapeuta, ele utilizando ou não a hipnose para o tratamento, você será capaz de se conhecer um pouco mais e identificar os comportamentos que podem estar gerando sua ejaculação precoce. De mesmo modo que, quando nos pensamos, é mais fácil resolver situações.

É claro que nem todas as pessoas respondem ao tratamento da mesma forma. Assim como não acontece em nenhum outro tipo. Mas a maior parte dos pacientes consegue alcançar bons resultados já nas primeiras sessões, sendo necessárias, na maioria dos casos, de 1 a 5 sessão para resolver o problema. Outra característica da hipnose clínica também é 100% segura e nada invasiva, não existe nada disso do médico poder controlar a sua mente ou pensamentos.

A única coisa que pode impedir o sujeito de ser hipnotizado é ele mesmo. Então para que a técnica realmente surta efeito é necessário que o paciente esteja disposto a encarar o tratamento, sem receio de falar o que o aflige.

Esperamos que este artigo sobre o que é, as causas e também os tratamentos para ejaculação precoce seja útil para você. Para se manter atualizado com mais conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!