Como Parar de Fumar: a Hipnose Pode te Ajudar a Vencer esse Desafio

Avalie o conteúdo post

Como Parar de Fumar pode ser um verdadeiro desafio. Mas é uma das melhores atitudes que você pode tomar pela sua saúde. Fumar é um hábito perigoso e até mortal.  Se pastilhas de nicotina, adesivos, chicletes, aconselhamento e outros métodos de cessação do tabagismo não te ajudaram a largar o vício, não desista! Esses métodos são mas conhecidos mas não são os únicos e nem os mais eficazes em muitos casos! A hipnose é uma opção para você!

Além de ser uma das principais causas de câncer, o tabagismo também é o responsável pelo aumento do risco de ataques cardíacos, derrames, doenças pulmonares e outros problemas de saúde, incluindo fraturas ósseas e cataratas, veja nesse texto como a hipnoterapia age em fumantes.

Antes de escolher qualquer plano de ação para parar de fumar, temos que saber se ele realmente funciona. Dito isso, você sabe o que é hipnose?

O que é Hipnose?

A hipnose é definida como um estado alterado de consciência em que você parece estar muito relaxado. Quando na clínica, ela pode ser usada para tratar problemas físicos ou psicológicos. O seu uso mais comum é em situações de dor intensa, ansiedade, distúrbios de fala e problemas de dependência química.

É importante ressaltar que você não estará em transe durante a hipnose, você não está inconsciente. Você ainda permanece ciente de tudo que acontece ao seu redor, você não pode fazer nada contra sua vontade. Isso fica comprovado em diversos testes cerebrais realizados em pacientes durante sessões de hipnose, em que se observa um alto nível de atividade neurológica.

LEIA TAMBÉM:  Saiba Como Funciona a Hipnose em Crianças

Isso tudo é possível, porque a hipnose é capaz de alterar a habilidade de percepção, fazendo com que o indivíduo fique aberto à sugestões. Essas sugestões são técnicas estudadas por profissionais para atingir e alterar alguns comportamentos e condições do seu subconsciente. As pessoas são suscetíveis a esta técnica em níveis diferentes. Por isso, só  um bom hipnoterapeuta poderá determinar quais os métodos adequados para realizar o tratamento em cada paciente.

Como parar de fumar com Hipnose

Durante a hipnose para a parar de fumar, muitas vezes é solicitado a um fumante que ele imagine resultados desagradáveis do tabagismo forçando a sua mente a reviver todas essas sensações. Por exemplo, o hipnoterapeuta, que já estará em contato com o seu subconsciente, pode sugerir que a fumaça do cigarro cheira a escape do caminhão, ou relembrar a sensação de boca ressecada, sede, fadiga que você sente.

David Spiegel, um famoso hipnólogo, criou um método muito conhecido e utilizado em tratamentos. Elas seguem 3 passos cruciais:

  1. Fumar intoxica o seu corpo
  2. Você precisa do seu corpo para sobreviver
  3. Você deve respeitar e proteger o seu corpo enquanto estiver vivo

Esses passos parecem óbvios e simples mas sugestões assim são mais facilmente entendidas pela sua mente subconsciente.

Por que escolher a hipnose?

O número de pacientes que têm procurado o tratamento de hipnose tem aumentado cada dia mais. Na maioria dos casos os seus resultados são rápidos e eficazes, proporcionando uma melhora na qualidade de vida de cada paciente.

O estudo mais abrangente sobre os métodos de como parar de fumar, relatado na revista New Scientist, descobriu que “a hipnoterapia possui uma taxa de sucesso maior do que qualquer outro método para ajudar as pessoas a pararem de fumar”. Então, por que a hipnose funciona tão bem? E como é que você pode parar em apenas uma sessão de hipnose, quando outros métodos podem levar semanas ou até meses?

LEIA TAMBÉM:  22 tipos de participantes que você vai conhecer nos eventos de hipnose

Cigarros, emoções e subconsciente.

A razão pela qual a hipnose funciona tão bem é fácil de entender. Fumar, como todos os hábitos, é controlado por uma parte da mente que nós não controlamos. A maioria dos cigarros é fumado puramente através do hábito ou da resposta condicionada a certos estímulos. Você entra no piloto automático e, quando percebe já está fumando, sem realmente pensar, porque o hábito se tornou uma resposta automática a certos gatilhos, muitos dos quais são psicológicos. Algo acontece de diferente, estressante ou preocupante e você faz do cigarro um refúgio.

Por isso que a hipnose é muito útil, ela nos ajuda a acessar o estado REM, estado ideal de aprendizagem da natureza. É nesse estado em que você é a sua mente, em que você está mais aberto a novas idéias e sugestões. Quando seu subconsciente é reprogramado, você não precisa fumar; o desejo simplesmente não existe mais.

Por todas essas vantagens é que a hipnose clínica é uma opção interessante para quem quer parar de fumar. Assim como outros tipos de tratamento, como os de ansiedade, depressão e fobias.

E você? Depois de conhecer um pouco mais sobre a hipnose clínica se submeteria a uma sessão? Conte pra gente nos comentários!