Provavelmente você já ouviu falar de coaching, não é verdade? Você também busca crescimento e desenvolvimento pessoal e está em dúvida sobre coaching e terapia?Veja agora neste artigo, quais são as diferenças entre coaching e terapia!
O desenvolvimento pessoal e profissional é uma busca cada vez mais frequente entre pessoas que desejam alcançar todo o seu potencial e vencer obstáculos. Entretanto, para iniciar esse processo, nem sempre essas pessoas sabem qual é o melhor caminho a seguir. Uma de suas dúvidas está entre optar por coaching e terapia. Porém, essas técnicas possuem objetivos e focos diferentes — conheça cada uma delas e suas diferenças para identificar qual é a mais indicada para cada caso.
O que é o coaching?
O coaching é um conjunto de técnicas que compõem uma metodologia destinada a trabalhar com pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim como o termo indica, o profissional de coaching se trata de um treinador, um estimulador do seu cliente, ajudando-o a identificar problemas e traçar metas e estratégias visando um objetivo.
O coaching não tem caráter clínico e não trabalha necessariamente com pessoas que apresentam problemas ou distúrbios de ordem psicológica ou psiquiátrica. Não é um tratamento, mas um estímulo, um incentivo, uma forma de fazer com que a pessoa consiga alcançar suas metas e tomar as melhores decisões visando o seu futuro.
O que é terapia?
A terapia, ou psicoterapia, é um tratamento clínico realizado por um terapeuta, e visa tratar distúrbios de ordem psicológica, psiquiátrica, compulsões, traumas, desvios de comportamento, entre outros problemas que causam limitações ou impactam a vida do paciente de forma negativa.
Geralmente a terapia é aplicada por um profissional de psicologia, e tem o intuito de identificar os problemas, analisar e tratar, segundo o diagnóstico que se alcança. Esse diagnóstico é feito por meio do estudo do histórico do paciente e dos sintomas que ele apresenta. O paciente descobre o porquê de medos, fobias e comportamentos, e com a ajuda da terapia reverte seu quadro e alcança mais saúde mental.
Quais as diferenças fundamentais entre coaching e terapia?
As diferenças entre coaching e terapia estão no fato de que o coaching se trata de uma técnica mais recente, que tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento de uma pessoa na tomada de decisão, na mudança de carreira, na busca por autoestima e confiança, etc. O coaching não tem caráter clínico e trabalha com clientes e não pacientes.
A terapia tem a função de tratar problemas ou distúrbios de ordem mental, como a síndrome do pânico, depressão, entre outros. O terapeuta trabalha com pacientes, pessoas que precisam da terapia para conseguir manter uma vida social e profissional equilibradas.
O coaching tem foco em ajudar pessoas com suas metas e objetivos visando um futuro melhor.
A terapia propõe ajudar na busca pela cura por meio da superação de traumas por problemas vivenciados no passado ou resultantes de distúrbios de ordem mental.
Como escolher entre coaching e terapia?
Coaching e terapia são técnicas eficientes, mas destinadas para casos diferentes.
O coaching é indicado quando alguém deseja mudar sua vida, traçar novas metas, mudar de carreira, direcionar sua vida pessoal, alcançar sucesso profissional, entre outros.
A terapia é indicada quando uma pessoa sofre com problemas que influenciam em sua vida, provocando sintomas e comportamentos que a impedem de ter uma vida comum, interferem em suas relações e causam barreiras que reduzem sua qualidade de vida.
Para optar entre coaching e terapia, deve-se observar a necessidade individual, pois isso é o que determina se o mais indicado é o coaching ou a terapia.
Nosso artigo lhe ajudou a entender um pouco mais sobre coaching e terapia? Então compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas sejam beneficiadas também e deixe seu comentário. Gostaríamos de saber sua opinião!
Inscreva-se na nossa lista VIP de e-mails para receber as novidades do blog em primeira mão!