Saiba Como Utilizar Técnicas de PNL Para Otimizar o Seu Aprendizado

5/5 - (1 votos)

Quando o assunto é aprendizagem, algo que costuma despertar nossa curiosidade é o desempenho do nosso cérebro durante esse tipo de atividade. Com o avanço da tecnologia e dos estudos de neurolinguística, é possível mapear certos tipos de comportamento e manipular nosso raciocínio para utilizá-los a nosso favor.

Por isso, foram desenvolvidas técnicas de PNL que buscam aplicar nosso esforço cognitivo de forma a otimizar o processo educacional. Mostraremos aqui tudo o que você precisa saber para utilizar essas técnicas da melhor maneira possível. E começaremos entendendo o conceito de PNL.

Programação Neurolinguística (PNL)

O objetivo da PNL é desenvolver uma organização das ideias de forma a melhorar os processos educacionais de quem a utiliza. Por meio de técnicas que guiam as percepções do indivíduo ao foco desejado, buscam-se modelar mapas cognitivos mais eficazes para a assimilação de ideias.

De uma maneira geral, trata-se de desenvolver hábitos, desde os simples até mais complexos, que tornem o processo de aprendizagem mais natural e fácil.

Vantagens

É perceptível o elevado nível de autoestima daqueles que utilizam técnicas de PNL. Para quem planeja prestar um concurso público, por exemplo, isso pode ser um grande diferencial.

Além disso, o indivíduo que sente mais facilidade na aprendizagem passa a gostar mais de estudar, trazendo evolução constante a esse processo.

Se você busca crescimento profissional, por exemplo, é possível encontrar diversos benefícios ao aplicar técnicas Coaching aliadas ao PNL.

Como utilizar

É preciso identificar em seus sentidos se há uma predominância de um deles e qual seu nível de influência sobre os outros. Assim, você poderá aplicar algumas técnicas que moldem sua maneira de assimilar conhecimento.

LEIA TAMBÉM:  Hipnotismo e Hipnose: Como chegamos a esses termos e qual o correto a se utilizar?

No caso dos seres humanos, é comum haver uma predominância do sentido da visão. Assim, fazer resumo de aulas, desenhar mapas mentais, fluxogramas e esquemas lógicos podem ser ótimas ferramentas para otimizar seu aprendizado. Com o passar do tempo, você vai desenvolver estruturas de ideias mais complexas com maior facilidade.

Já se você absorve melhor o conhecimento de forma auditiva, é interessante gravar áudios das aulas e evitar ficar escrevendo durante elas, além de ler textos em voz alta e contar com um ambiente silencioso durante seu tempo de estudo.

Isso é crucial para todos os sentidos. Você deve evitar distrações sensoriais durante o processo de aprendizagem.

Se você busca um foco especial da sua visão, evite locais com cores fortes e quentes, luminosidade excessiva, entre outros. Assim como salas barulhentas, com música ou pessoas conversando, caso você pretenda focar no canal auditivo.

Um ambiente tranquilo é o melhor amigo de qualquer estudante. Saiba focar suas melhores habilidades naquilo que você está fazendo e escolha um ambiente que colabore com você.

Linguagem e aprendizado

Os estudiosos da PNL garantem: a própria maneira como você lida com a linguagem influencia o seu aprendizado. Praticar movimentos corporais suaves enquanto ensaia a repetição de trechos do texto ou de conceitos aprendidos pode ser uma forma de remodelar seu sistema cognitivo de forma a dar conta de ambas as atividades e relaxar os músculos do corpo.

Você deve, inclusive, evitar o uso de certos tipos de palavras que podem dificultar o estabelecimento de uma lógica cognitiva no seu raciocínio. Palavras como “não” e “mas”, por exemplo, podem ser menos eficazes no processo de encontrar soluções para problemas.

LEIA TAMBÉM:  Aprendendo a expandir sua mente: O que esperar de um curso de hipnose?

Até mesmo seu processo de leitura pode ser otimizado. Avalie se você conseguiu compreender o texto, quais os contextos sobre os quais ele se sustenta, se você é capaz de generalizar os conceitos para outros exemplos de aplicação etc.

Essa divisão da capacidade de leitura tornará seu olhar mais crítico em relação ao que você está estudando. Repense seus hábitos!

Aplicando essas dicas à sua rotina, sua habilidade de assimilação de conceitos e informações crescerá rapidamente.

Utilizar técnicas de PNL pode ser um diferencial na sua vida. Tendo isso em mente, vá em busca de suas conquistas!

Gostou do post? Então deixe seu comentário e conte-nos suas estratégias para melhorar o aprendizado!

Se inscreva na nossa lista VIP de e-mails para receber as novidades do blog em primeira mão!