Saiba Como Funciona o Tratamento de Hipnose Para Traumas

Avalie o conteúdo post

Você conhece pessoas que já sofreram traumas? Sabe o tanto que isso as prejudica, não é verdade?Leia o artigo e descubra como funciona o tratamento de hipnose para traumas.

Novas formas de tratamento surgem a todo momento e é preciso se atualizar para conseguir oferecer o melhor para o seu paciente. A hipnose, apesar de ser uma técnica antiga, ainda é pouco difundida entre os profissionais e também há muitos pensamentos empíricos em torno dela. Apesar disso, é possível identificar grandes benefícios quando o tratamento da hipnose para traumas é utilizado.

Se você deseja conhecer mais sobre o tratamento de traumas por meio da hipnose continue lendo o texto.

Como funciona o tratamento?

A hipnose já é autorizada como prática dentro do Conselho Federal de Psicologia por meio da Resolução CFP Nº 013/00 e ela é bem mais comum no nosso cotidiano do que imaginamos. Nós entramos em estado hipnótico várias vezes durante o dia. Segundo o especialista no assunto, Osmar Ribeiro Colás, esse é um mecanismo natural e fisiológico do corpo humano.

Durante o tratamento de hipnose ocorre uma redução da consciência, ou seja, o bloqueio é parcial. É bem parecido quando nós estamos tão concentrados em algo que não percebemos o que se passa ao nosso redor. A diferença é que, no momento do tratamento, o profissional coordenará a mente para que ela vá até onde se deseja.

Quais traumas podem ser resolvidos?

Alguns imprevistos que acontecem nas nossas vidas podem deixar sequelas, não apenas físicas como também psicológicas. A aplicação da hipnose tem como objetivo principal minimizar o sofrimento que o trauma acaba causando no indivíduo. Veja em quais situações o profissional pode intervir e tratar com a ajuda dessa técnica:

  • Ideias fixas e angustiantes que podem se transformar em um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou mesmo fobias;
  • Para ter acesso a memórias ruins e conseguir fazer com que o indivíduo tenha uma forma melhor de lidar com a questão;
  • Para trabalhar emoções que podem reaparecer em situações que lembrem o momento do trauma;
  • Em caso de problemas físicos advindos da somatização, ou seja, dor psicológica que gera a dor física;
  • Estresse pós-traumático;
  • Pesadelos constantes;
LEIA TAMBÉM:  Hipnose para Gagueira: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Quantas sessões de hipnose para traumas são necessárias?

Não há um número exato de sessões pois isso dependerá exclusivamente de cada paciente e do tipo de trauma que ele sofreu. A maioria das sessões possuem duração de 1 hora e são realizadas, ao menos, 1 vez por semana. Essa frequência pode ser reduzida caso o profissional ache oportuno.

É preciso tomar alguma medicação?

Se o paciente já está usando algum remédio receitado pelo médico, apenas esse profissional deverá suspendê-lo se achar que não é mais necessário o seu uso. O tratamento da hipnose em si não exige que o paciente use qualquer tipo de medicação.

Quais mudanças podem ocorrer durante o tratamento?

O profissional não vai conseguir resolver tudo sozinho com o uso da hipnose. Muitos pacientes acham que haverá um milagre e que, como num passe de mágica, ficarão bem sem ter que fazer nenhum tipo de esforço.

Para que ocorram mudanças positivas durante o tratamento é necessário que o paciente seja proativo. Podem ser indicadas algumas mudanças de comportamento que devem ser realizadas para que as coisas melhorem. Assim, o bem-estar do indivíduo depende tanto do profissional quanto dele mesmo.

Por que a hipnose é importante?

A hipnose para traumas é um tratamento que consegue alcançar memórias que nem mesmo o indivíduo consegue, pois já foram esquecidas. Elas podem ter sido até bloqueadas pela mente para evitar o sofrimento, usando isso como um mecanismo de defesa. A técnica permite alcançá-las para resolver problemas, recentes ou não, que podem ser a chave para o sofrimento presente.

Quer aprender um pouco mais sobre o mundo da hipnose? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o assunto!