PNL e Hipnose: conheça essas armas contra crises de ansiedade

5/5 - (1 votos)

A ansiedade é aquele sentimento de impaciência e inquietação que temos antes de encontrarmos aquela pessoa que faz nossos olhos brilharem. É quando sentimos grande preocupação e nos perguntamos se tudo dará certo na apresentação que faremos naquela palestra, quando ficamos aflitos antes das provas avaliativas ou quando deixamos de pensar em qualquer outra coisa e direcionamos nosso foco exclusivamente para essas situações ou outras similares. Sabia que PNL e Hipnose podem ajudar?

Na prática, a sensação de ansiedade pode ser benéfica para lidarmos com os diversos desafios que aparecem ao longo de nossas vidas.

Por outro lado, dependendo das circunstâncias ou intensidade, a ansiedade pode ser tornar patológica e prejudicial à nossa saúde, levando a distúrbios psiquiátricos, como:

  •  o Transtorno do Pânico;
  • as Fobias Específicas;
  • o Transtorno de Ansiedade Generalizada e outros distúrbios cujos principais sintomas são as crises de ansiedade.

A PNL e Hipnose, nesse sentido, podem ser uma arma poderosa contra os sintomas da ansiedade. Quer saber como? Vem com a gente!

O que sentimos nas crises de ansiedade?

Pense o que aconteceria ao encontrar um cachorro enorme e bravo solto na rua. Se você chutou que o seu coração bateria mais rápido, que iria suar frio, ficar com a boca seca e que iria ter vontade de sair correndo, está certíssimo!

Na ansiedade, tanto na fisiológica quanto na patológica, os sintomas provocados pelo aumento da atividade do Sistema Nervoso Autônomo estão presentes.

Na ansiedade patológica, contudo, observamos esses e outros sinais de forma persistente, sem que haja de fato um risco ou perigo iminente. Por esses motivos, a ansiedade patológica confere maiores desvantagens à saúde da pessoa, com a presença de sinais como: dores de cabeça constantes, tensão muscular, tremores, náuseas, irritabilidade e impulsividade, taquicardia (a famosa batedeira no peito), sensações de desespero, angústia, sensações de morte iminente, entre outros.

LEIA TAMBÉM:  Por que fazer auto-hipnose e como ela te ajuda na carreira

Como a PNL e Hipnose podem auxiliar no tratamento da ansiedade?

A PNL, ou programação neurolinguística, é um método utilizado para ensinar as pessoas a programar cognitivamente seu cérebro de maneira a atingir melhores resultados em diferentes tarefas. É indicado para quem deseja trabalhar comportamentos prejudiciais, como as crises de ansiedade, por exemplo. Com a PNL, a pessoa aprende a:

– identificar e ajustar suas percepções acerca das situações que causam esse estado emocional;

– descobrir as estratégias que poderão ajudá-la a enfrentar as situações que causam a ansiedade;

– lidar com os sintomas fisiológicos da ansiedade;

A Hipnose, ou hipnoterapia, por sua vez, é outro recurso terapêutico da psicologia extremamente eficiente para vários fins, além da própria ansiedade. Especificamente para esse fim, a hipnose consiste em trabalhar o nível emocional da pessoa, levando-a a um estado de relaxamento total, em que, junto ao hipnoterapeuta, ela conseguirá elevar sua tomada de consciência sobre os eventos que causam ansiedade, de modo a tornar mais eficiente o processo de cura.

PNL e Hipnose e seus usos no nosso cotidiano

A PNL e Hipnose são recursos que estão em alta nos dias atuais, sendo procurados até por celebridades.

Para a cantora Adele, a hipnoterapia foi recurso utilizado para diminuir sua tensão e ansiedade antes de subir ao palco para cantar na noite do Oscar.

Em sua gravidez, Kate Middleton recorreu à hipnose a fim de reduzir as náuseas e recuperar o apetite.

Para os concurseiros e pré-vestibulandos, a PNL e Hipnose também representam maneiras excelentes para trabalhar a ansiedade e reduzir o nervosismo e a tensão provocados nos momentos que precedem essas avaliações.

A PNL e a Hipnose, dessa maneira, são peças-chave no que se refere à redução das crises de ansiedade. Por isso, se você acredita que elas podem ajudá-lo de alguma maneira, não perca tempo e conheça ainda mais sobre essas técnicas inovadoras!

LEIA TAMBÉM:  5 Benefícios Da Hipnose Para a Saúde Apoiados Pela Ciência

Agora que você aprendeu mais sobre as crises de ansiedade e percebeu que as armas para esse inimigo são a PNL e Hipnose, não fique parado! Compartilhe nossa página e deixe aqui seus comentários e dúvidas!