É Possível Tratar Vícios Com a Hipnose?

A dependência de drogas lícitas e ilícitas tem se tornado um verdadeiro problema social, já que o número de dependentes cresce a cada ano e faz vítimas ao redor do mundo. Para trabalhar com esses pacientes existem muitas técnicas que têm se mostrado eficazes. Uma das possibilidades é tratar vícios com a hipnose.

Apesar de algumas pessoas terem um certo preconceito com a prática, ela tem se mostrado bastante relevante ao promover uma harmonia maior no funcionamento interno de todo o organismo. A hipnose faz com que pacientes que não tiveram sucesso com métodos convencionais possam encontrar uma saída.

tratar viciosComo tratar vícios com a hipnose?

Nos últimos anos, vários conselhos de saúde têm reconhecido a hipnose como uma terapia auxiliar nos mais diversos tratamentos. Isso acontece porque a prática é capaz de modificar comportamentos destrutivos e reconfigurar o inconsciente.

Em muitos casos de vícios, principalmente na dependência do cigarro, o que se depara é com um automatismo comportamental. Ou seja, a maioria dos dependentes apresenta, além do vício químico, o vício psicológico. Existe um condicionamento comportamental que “obriga” o fumante a praticar tal ação. O mesmo ocorre com bebidas, medicamentos e outras drogas.

É nesse ponto que a hipnose pode ajudar. A técnica permite que o paciente fique mais concentrado, se desligando das percepções externas, mas sem que saia do estado de vigília.

Por meio de técnicas especificas, o hipnólogo é capaz de fazer com que alguns comandos sejam “gravados” na mente do paciente. Isso faz com que ele passe a agir de maneira diferente diante dos problemas que o levaram ao vício e ao tratamento.

Com o passar do tempo, essa nova atitude passa a se tornar um hábito que, durante o tratamento, é sempre enfatizado como algo saudável e uma compensação para o cérebro.

É importante salientar que nenhum especialista poderá obrigar o paciente a fazer algo que ele não queira. Por isso, para ter sucesso ao tratar vícios com a hipnose é importante que o dependente realmente queira largar o hábito.

Quais as vantagens de se tratar vícios com a hipnose?

tratar vicios

  • É capaz de tratar qualquer tipo de dependência química, atuando nas causas emocionais que levam o paciente a se viciar;
  • Não é necessário o uso de fármacos e químicos;
  • É possível aplicar a hipnose de forma a prevenir a dependência (como em casos de predisposição genética ao vício);
  • Não necessita de isolamento ou internamento do paciente;
  • Na maior parte das vezes, os pacientes ficam mais participativos e colaborativos com o tratamento;
  • Ajuda a evitar recaídas, já que promove reações comportamentais diante de situações desencadeadoras do vício;
  • Promove um autocontrole maior diante das crises de abstinência e de compulsões;
  • Eleva a autoestima e o autocontrole do paciente, melhorando os níveis de ansiedade em diversas situações.

Quantas sessões são necessárias?

É difícil prever quantas sessões são necessárias para que o paciente comece a se comportar diferente diante do vício. Em geral, a maioria das pessoas consegue notar melhoras a partir da primeira sessão. O tempo médio de cada sessão é de 1h30. A frequência é avaliada caso a caso.

É importante destacar que, após o paciente se recuperar, é necessário continuar com o tratamento por mais algum tempo. Essas seções após a recuperação são chamadas de sessões de reforço e garantem que o paciente fique seguro e não tenha recaídas.

Tratar o vício com a hipnose é realmente efetivo?

Para o sucesso do tratamento é fundamental que a pessoa queira realmente se libertar do vício e entenda que o hábito é prejudicial. Nesses casos, o índice de cura pode chegar a até 80%!

E você, tem algum hábito que gostaria de largar com a hipnose? Se quiser receber mais artigos sobre a técnica, não deixe de assinar nossa newsletter!