Seria bom descobrir como diminuir a ansiedade?

A ansiedade nada mais é que um comportamento resultante de nossa adaptação evolutiva, já que, no ambiente hostil em que viviam nossos ancestrais, os indivíduos ansiosos acabavam tendo mais chances de sobreviver por estarem sempre mais preocupados e atentos a algum possível perigo. Porém, o que era uma vantagem evolutiva se tornou, hoje, um problema característico da modernidade. Curiosamente, o ser humano transferiu seus medos e suas preocupações para situações mais corriqueiras, o que ainda é potencializado pela rotina acelerada e pela falta de tempo para relaxar e se desligar do estresse diário. Tudo isso transforma a ansiedade em um problema de difícil controle. Se você tem dificuldade de lidar com essas preocupações, saiba que algumas medidas simples podem ajudá-lo a diminuir toda essa ansiedade e ter mais qualidade de vida! Então confira como diminuir a ansiedade:

1. Pratique o autoconhecimento

Prestar atenção às reações do próprio corpo ajuda a entender quais são os gatilhos que desencadeiam uma crise de ansiedade. Já reparou que, como a maioria de nossas reações são extremamente instantâneas e rotineiras, sequer as notamos? Assim, tentar entendê-las é uma ótima forma de aprender a evitar o medo e a ansiedade. Dê atenção a qualquer enrijecimento muscular, a gestos instintivos de repulsa e face franzida. Quando perceber algum desses sinais, procure entender a origem da reação. Da mesma forma, note o que promove reações de relaxamento, uma vez que nosso corpo dá muitas pistas sobre o que acontece em nossa mente. Dedicar-se ao autoconhecimento certamente será útil para entender tanto as causas como os efeitos de suas reações.

LEIA TAMBÉM:  Setembro Amarelo e sua História: Uma Campanha de Valorização à Vida

2. Dedique um tempo para você

Fugir da correria e curtir alguns momentos de introspecção é fundamental para conseguir desenvolver os sentimentos com os quais nos deparamos ao longo da vida. Vivemos em um ambiente de estímulo dos sentidos, o que acaba nos fazendo esquecer que precisamos também de calma e solidão para entrarmos em contato com nosso interior. Assim, reserve um tempo para ficar só, somente com seus pensamentos, para refletir sobre sua vida e seus objetivos. Esse mergulho em si mesmo o fortalecerá e afastará quaisquer preocupações infundadas que gerem ansiedade.

3. Organize seus dias

O excesso de atividades e o acúmulo de funções são dois importantes fatores que geram ansiedade. Seja com as atividades do trabalho ou do dia a dia, geralmente estamos sempre ocupados e temendo não dar conta de tudo, não é mesmo? Mas ter uma agenda cheia não precisa ser sinônimo de preocupação! Tente organizar sua rotina de modo a antecipar seus compromissos e suas obrigações. Atitudes simples como fazer um orçamento doméstico e ter uma agenda organizada de acordo com a ordem de prioridades são ótimas formas de equilibrar as tarefas e otimizar o tempo, deixando menos espaço para preocupações.

4. Controle a respiração

A respiração é a ação que controla nosso organismo, uma vez que leva energia a todos os órgãos, inclusive ao cérebro. Quando controlamos o ritmo de nossa respiração, obrigamos o metabolismo a trabalhar de acordo com essa cadência. Assim, movimentos respiratórios mais profundos e lentos dirão a seu corpo que é preciso desacelerar, trazendo mais relaxamento e tranquilidade. Se você prestar atenção, notará que, em momentos de ansiedade, sua respiração se torna mais rápida e superficial. Quando isso acontecer, comece a respirar de forma consciente, aumentando a profundidade e o tempo entre inspiração e expiração. Com esse simples ato, você acalmará sua mente e promoverá um relaxamento instantâneo. Faça o teste, experimente agora!

LEIA TAMBÉM:  O que é Coaching e como ele pode ajudar pacientes de terapia?

5. Faça uma atividade física

Exercícios físicos são atividades que exigem foco e atenção, sendo preciso manter a mente concentrada para cumprir seu objetivo. E essa é uma forma extremamente eficaz de afastar as preocupações que causam ansiedade. Atividades que aliam os movimentos ao controle da respiração como yoga e pilates, por exemplo, trazem ainda mais benefícios para quem sofre de ansiedade, pois associam dois fatores que influenciam diretamente em sua diminuição.

Mas, além dessas, há ainda outras formas de alcançar o bem-estar e a tranquilidade, diminuindo a ansiedade! Você conhece, por exemplo, hipnose e programação neurolinguística? Saiba mais sobre o que essas técnicas podem fazer por você marcando um horário! E não deixe de voltar aqui para nos contar o que achou, ok?

Se inscreva na nossa lista VIP de e-mails para receber as novidades do blog em primeira mão!