[TUDO SOBRE] Impotência Sexual: Quais as causas e como evitar?

Avalie o conteúdo post

A sexualidade é uma importante função para a vida da maioria das pessoas adultas. Por isso, problemas que impedem o pleno funcionamento da atividade sexual podem gerar transtornos à vida do indivíduo. Quando esse relacionamento sexual não acontece da forma esperada é necessário procurar os motivos.

Existem cinco possibilidades da causa da impotência sexual. Ela pode ser orgânica, ou seja, relacionada à problemas biológicos; Emocional, quando a mente interfere nos comportamentos; Ela pode vir decorrente de hábitos ruins; Relacionada ao uso excessivo de alguns medicamentos ou ainda ligada ao excesso de peso.

O maior desafio para o tratamento é acabar com o tabu que ainda cerca a saúde sexual masculina em nossa sociedade. Ela faz com que a maioria dos pacientes não procure ajuda especializada e, o pior, acabe se automedicando.

Entenda melhor como a impotência sexual pode ocorrer:

A Impotência Sexual Emocional

As causas da impotência sexual ligadas ao emocional podem ser variadas. Elas transitam desde a ansiedade e o medo, relacionados ao ato sexual em si ou de decepcionar a parceira. Não é incomum que até mesmo problemas externos ao relacionamento afetem a vida do homem. Na verdade isso é esperado.

Embora a sociedade coloque o homem como esse indivíduo que não deve se ausentar sexualmente, isso é muito problemático. Além de ser uma das causas da impotência, já que expectativa social sempre gera insegurança. Por isso, caso você esteja passando por algum problema desse tipo, lembre-se!

Todos os acontecimentos do dia-a-dia interferem em nós como seres humanos e é comum que nós apresentemos reações diante deles.

LEIA TAMBÉM:  Saiba de uma Vez por Todas o Que é Hipnose e Como Funciona

A prova disso é o grande aumento de casos desse problema em homens com idade entre 24 e 36 anos. Normalmente, são homens que não apresentam nenhum quadro físico capaz de promover a impotência. Embora, mesmo assim, encontrem dificuldades em conseguir ereções e/ou mantê-las.

As 8 Principais causas da impotência sexual emocional

  1. Quadros de ansiedade

    Esses podem vir tanto do dia-a-dia do homem, sua história ou momento, quanto em relação ao ato sexual em si. A ansiedade sobre o processo acaba atrapalhando a capacidade de se manter ou ficar excitado.

  2. Altos níveis de estresse

    Normalmente relacionados com algum período conturbado em que esse homem esteja vivendo ou viveu. Esses podem ser de origem financeira, profissional, familiar… Não importa. Qualquer fator de estresse grande o suficiente para impedir a concertação no ato sexual.

  3. Traumas pós-acidentes 

    Acontece quando há uma danificação desse psicológico após algum momento de muito esforço emocional.

  4. Medos relacionados ao fracasso sexual e possibilidade de humilhação 

    Muito comuns em pessoas que têm ou tiveram sua sexualidade questionada. Isso pode acontecer também em quem espera muito de si ou se cobra muito sexualmente.

  5. Padrões estéticos exagerados 

    Surge da tendência a relacionar a libido com algum padrão estético que é impossível se seguido por todas as mulheres na vida real.

  6. Conflitos emocionais e amorosos 

    A emoção e sentimento, embora normalmente negada pelos homens, são extremamente importantes para o ato sexual. Quando a emoção está em crise a impotência pode sim acontecer.

  7. Baixa autoestima 

    Causa impotência quando há pensamentos recorrentes questionando a sua performance durante o ato. A impotência está muito relacionada à capacidade de dar ou sentir prazer. Caso o você não acredite que é capaz de dar prazer, isso pode gerar um problema.

  8. Casos precedentes de abuso sexual 

    É possível que nenhum desse casos se aplique e você inconscientemente tenha uma dificuldade.

Hoje em dia maioria dos casos de impotência sexual estão relacionados a causas emocionais. O que não significa necessariamente, que será mais fácil solucionar o problema. Na verdade em muitos casos pode ser até mais difícil. Pois é preciso, antes de tudo, encontrar a causa exata, situação complicada para a maioria das terapias.

Impotência Sexual de causas orgânicas

As causas da impotência sexual de origem orgânica também podem ser variadas. Acontece que muitas situações podem estar acontecendo no seu corpo para dar origem a tais problemas. As dificuldades orgânicas na hora do sexo podem acontecer principalmente por dois motivos. Explicando bem didaticamente, ou o seu corpo não consegue entender que há excitação, ou ele não consegue demonstrar que há excitação.

As 4 Principais causas orgânicas da impotência sexual

Disfunção Hormonal

Em geral está relacionada ao envelhecimento ou a outros problemas relacionados a baixas na testosterona.

Problemas vasculares 

O coração é um músculo muito relacionado à problemas sexuais em homens. Isso acontece porque para que ocorra ereção o pênis precisa ser irrigado, essa irrigação é que gera a rigidez. Quando o coração está com alguma dificuldade de bombear o sangue, ele afeta diretamente o oragão sexual masculino.

Alterações anatômicas do pênis 

Toda a estrutura no pênis interfere na sua performance. As alterações anatômicas como curvatura acentuada, tamanho ou diâmetro fora do comum são decisivas.

Diabetes 

Homens portadores de diabetes mal controlada podem apresentar impotência sexual. Ainda que o mecanismo de ereção se mantenha, os estímulos nervosos não são transferidos para o pênis harmonicamente, ou seja, os nervos deixam de comandar o processo de ereção

A impotência sexual e os maus hábitos

Alguns hábitos como o uso excessivo de álcool, de drogas e o tabagismo podem ser causas da impotência sexual. Entretanto, diferente das duas primeiras, nesse caso o problema de impotência pode ser pontual. Assim, não se estendendo a todas as relações sexuais, nem a um período longo na vida do indivíduo.

Dentre esses hábitos o cigarro se destaca como o principal fator de risco. As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam danos ao pênis e a sua vascularização. Além disso, a própria nicotina provoca contração da musculatura lisa dos vasos que irrigam os corpos cavernosos. E, por esse ser o caso do órgão sexual masculino, é preciso tomar cuidado.

Impotência sexual causada pelo uso de medicamentos

Alguns remédios podem causar efeitos colaterais que podem ser uma das causas da impotência sexual. Assim como no caso de hábitos ruins. Eles podem se normalizar com a suspensão do medicamento, porém, todo o processo deve ser acompanhado pelo médico. Infelizmente, a lista de medicações que têm o poder de prejudicar seu apetite na cama, vai muito além dos antidepressivos e afins. Até aquele inocente remédio para gripe pode colocar um homem de castigo.

Os 3 Tipos de medicamentos que causam impotência sexual

Ansiolíticos 

Os conhecidos tranquilizantes são usados para diminuir a ansiedade e a tensão. Porém seus efeitos colaterais: como agem diretamente no sistema nervoso central. Essas drogas têm o efeito de “desacelerar seus nervos”, e, com isso, diminuem também a libido.

Analgésicos

A maioria dos analgésicos têm ibuprofeno na sua composição e, na verdade, ele é o verdadeiro vilão. Para quem não se familiariza com o nome, o Ibuprofeno é uma substância presente em muitos remédios de ação anti-inflamatória e analgésica utilizados para tratamento da dor. O uso do Ibuprofeno por longos períodos interrompe a produção de testosterona, principal hormônio responsável pela fertilidade masculina.

Antidepressivos

Os mais famosos dessa lista agem inibindo a receptação da serotonina e são indicados para casos de depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e bulimia nervosa. Porém ao alterar os neurotransmissores, esses medicamentos afetam o desejo e a resposta sexual da pessoa. Assim, a libido acaba tendo uma redução drástica no paciente.

Medicamentos como antipsicóticos e ainda anti-hipertensivos em doses elevadas também podem causar problemas no desempenho sexual.

Causas relacionadas ao excesso de peso

O funcionamento pleno das funções sexuais podem sofrer alterações relacionadas ao excesso de gordura corporal. Por isso, pessoas obesas ou com excesso de peso, podem sofrer de impotência sexual ou mesmo apresentar um baixo desempenho sexual por causa da condição do corpo.

Como tratar impotência sexual com hipnose?

A busca por um médico deve ser o primeiro passo para descobrir qual das causas da impotência sexual é a que está afetando seu desempenho. A partir disto é possível buscar o melhor tratamento. Caso a sua impotência ocorra por causas biológicas um médico realmente vai poder te ajudar.

Porém, em alguns casos, como as causas emocionais principalmente, existem terapias alternativas. Elas que não envolvem remédios ou colocam o paciente em risco com os efeitos colaterais. Por outro lado possuem um efeito mais rápido e duradouro, basta que o paciente esteja disposto. Como é o caso da hipnose clínica.

Como funciona?

Com a hipnose clínica é possível encontrar qual foi o gatilho que desencadeou o problema emocional relacionado ao desempenho sexual. Desse modo podendo tratá-lo de maneira eficiente e eliminando-o da sua vida. Esta técnica induz o paciente a uma espécie de estado de transe. Nesse estado o livre arbítrio se mantém e a capacidade de dizer não a qualquer momento também, certo?

É importante ressaltar isso. Em nenhum momento durante a hipnose o paciente fica desacordado, inconsciente ou descontrolado. O que acontece é que nesse estado, o terapeuta consegue ter mais acesso ao subconsciente do paciente. Podendo interferir naquele comportamento indesejado. Quando é levada a cabo por um terapeuta especializado a hipnose clínica é muito eficaz no tratamento.

Sofre com a impotência sexual? Então entre em contato conosco e saiba como a hipnose clínica pode te ajudar no tratamento e eliminar as raízes do problema.

LEIA TAMBÉM:  Estresse e ansiedade: é possível tratar por meio da hipnose?