JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quais os sintomas da depressão e que atitudes tomar para vencê-la?

Quais os sintomas da depressão e que atitudes tomar para vencê-la?
4.8 (96.36%) 11 votos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país latino-americano que apresenta as maiores taxas de depressão: cerca de 5,8% da população, o que, em números absolutos, representa 11,5 milhões de brasileiros sofrendo com essa doença.
Além disso, o estudo observou que a incidência da depressão tem crescido em todo o mundo. De 2005 a 2015, o aumento foi de mais de 18%. Esse crescimento a fez ser considerada como a “doença do século”.

Continue a leitura e conheça os principais sintomas da depressão e as atitudes que podem ajudar a lidar com esse quadro.

O que é a depressão

A depressão é um transtorno psicológico que ocasiona desequilíbrios químicos nos chamados neurotransmissores — substâncias responsáveis por transportar, pela rede de neurônios, informações como as sensações de prazer, fome e bem-estar.

A depressão, por sua vez, afeta neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina, interferindo na forma como o corpo entende essas sensações.

Reconhecer a depressão é um dos principais obstáculos para diagnosticar e tratar a doença.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da depressão, tanto físicos quanto psicológicos, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, seja com ajuda médica, seja com atitudes e terapias que possam ajudar o indivíduo a superá-la.

Sintomas da depressão

 

1. Tristeza profunda e contínua

Diferente de uma tristeza comum, a tristeza da depressão não é passageira. O deprimido começa a sentir, de repente, que tudo o que acontece em sua vida é desinteressante, triste, vazio e totalmente sem sentido. Essa sensação também pode ser conhecida como baixo-astral ou melancolia.

LEIA:  Conheça Os Tipos De Fobias Mais Comuns No Mundo e Como Se Livrar Delas

2. Choros constantes ou apatia severa

Durante o quadro de depressão, algumas pessoas apresentam episódios de choros frequentes sem motivo especial ou aparente. Porém, em outros casos, dependendo da sua personalidade e níveis hormonais, desenvolvem uma apatia severa em frente aos acontecimentos diários, não esboçando nenhum sentimento ou emoção.

3. Sonolência ou problemas para dormir

A depressão causa um rompimento na rotina do sono do indivíduo. Portanto, a pessoa não se sente descansada o suficiente, o que acaba gerando ou a sonolência exacerbada ou os problemas com a insônia.

4. Falta de apetite ou compulsão alimentar

Algumas pessoas, ao desenvolverem a depressão, perdem totalmente o interesse pela comida. Em outros casos, o contrário acontece: a pessoa passa a comer exageradamente, desenvolvendo uma compulsão alimentar.

Tratamentos para a depressão

O tratamento do transtorno deve ser iniciado o quanto antes, por isso, é fundamental observar os sintomas da depressão para que o diagnóstico aconteça o mais breve possível.

1. Tratamento médico

Por se tratar de uma doença, é muito importante que o indivíduo busque auxílio médico para reduzir os sintomas desencadeados pelo transtorno por meio de medicação correta. Nesse caso, o médico psiquiatra é o mais indicado.

2. Tratamento psicológico

Tratamentos psicológicos e terapêuticos devem acontecer com a atenção médica, pois ajudam a tratar as causas que desencadeiam a depressão, e não somente os sintomas.

Junto com um profissional qualificado, poderão ser adotadas terapias que auxiliem o indivíduo no autoconhecimento e, com isso, na luta contra a depressão.

3. Tratamento hipnótico 

Dentre as terapias, a hipnose se apresenta como uma excelente opção de tratamento da depressão, além de favorecer uma recuperação rápida, minimizando o uso de medicamentos.

Por meio do processo da hipnose, o paciente consegue adentrar em seu inconsciente, podendo encontrar as respostas para as suas questões, bem como bloqueios e traumas que o impedem de alcançar a estabilidade emocional.

LEIA:  Síndrome de Borderline: Os Perigos de Viver no Limite

Entre os principais benefícios da técnica estão:

  • identificação das causas da depressão;
  • desbloqueio de lembranças;
  • autoconhecimento;
  • redução do estresse.

A partir desse autoconhecimento adquirido, a recuperação da depressão pode acontecer mais rápido, Além disso, os casos de reincidência são menos recorrentes, já que a pessoa passa a se conhecer melhor e aprender a lidar com suas emoções.

A depressão é uma doença silenciosa. Portanto, é imprescindível estar sempre de olho nos sintomas para que o diagnóstico seja feito precocemente e as chances de cura, potencializadas, tanto com auxílio médico quanto com terapias.

Gostou de conhecer os sintomas da depressão e quer saber ainda mais sobre como a hipnose pode ajudar no tratamento dessa e de outras doenças? Então, assine a newsletter e não perca os nossos conteúdos!

Esse texto representa um material didático que tem como único objetivo levar informação a possíveis formadores de opinião e responsáveis pela saúde mental e física das pessoas. Comportamentos prejudiciais como esse são assuntos de saúde pública e devem ser tratados como tal, com a seriedade necessária para que consigam ser identificados por pessoas capacitadas. Se você está precisando de ajuda ou se conhece alguém que queira ajudar, procure um profissional qualificado em sua região. Em caso de urgência e risco de vida, o Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece atendimentos rápidos pelo site www.cvv.org.br e telefone, discando 141. Buscar ajuda é sempre a melhor opção.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

PRÓXIMOS

setembro 2018

29set(set 29)9:00 am30(set 30)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem São Paulo9:00 am - 8:00 pm (30) Professor:Guilherme Alves

outubro 2018

12out(out 12)9:00 am14(out 14)6:00 pmHipnose Não Verbal com Giancarlo Russoem São Paulo9:00 am - 6:00 pm (14)

20out(out 20)9:52 pm21(out 21)9:52 pmHipnose Clínica & Regressivaem Belo Horizonte9:52 pm - 9:52 pm (21) Professor:Guilherme Alves

novembro 2018

10nov(nov 10)9:00 am11(nov 11)6:00 pmHipnose Neurossensorialem São Paulo9:00 am - 6:00 pm (11)

dezembro 2018

08dez(dez 8)9:00 am09(dez 9)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Rio de Janeiro9:00 am - 8:00 pm (9) Professor:Guilherme Alves

15dez(dez 15)9:00 am16(dez 16)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Brasília9:00 am - 8:00 pm (16) Professor:Guilherme Alves

últimos

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

ENTRE PARA NOSSA LISTA

e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Feito com por Let’sRocket

X