Quais os benefícios de um tratamento de terapia cognitiva?

Avalie o conteúdo post

A terapia cognitiva comportamental é uma das abordagens da psicologia que auxilia o paciente a enfrentar os seus problemas por meio de uma mudança na forma de pensar e se comportar.No artigo de hoje, vamos conhecer melhor como funciona essa abordagem terapêutica, seus benefícios e como potencializar os seus resultados. Vamos lá?

O que é a terapia cognitiva?

Popularmente conhecida como TCC, essa terapia integra diversas técnicas que fornecem ao paciente as habilidades necessárias para superar suas dificuldades.

Essas técnicas ajudam o paciente a modificar o seu comportamento e os seus sentimentos por meio da alteração das suas crenças: as ideias e percepções que considera verdadeiras, mas que não estão de acordo com a realidade.

Isso acontece porque a TCC considera que a origem dos comportamentos está na forma de pensar. Portanto, ao identificar a causa do comportamento incômodo, é possível aprender novas formas de interpretar essa experiência.

Como funciona a terapia cognitiva?

A terapia cognitiva passa por três fases. Veja a seguir como funciona cada uma delas:

1. Avaliação

No início, o paciente e o terapeuta se conhecem melhor para que ambos possam identificar a maneira como o paciente pensa, se comporta e gera sentimentos.

2. Intervenção terapêutica

A partir daqui o paciente começa a aprender algumas técnicas psicológicas que ajudam a alcançar os seus objetivos com a terapia.

Para facilitar ainda mais esse processo, as situações a ser enfrentadas são organizadas em porções menores, promovendo pequenos sucessos ao longo da terapia.

LEIA TAMBÉM:  8 Mitos e Verdades Sobre a Hipnose Que Você Ainda Não Sabia

3. Seguimento

Aqui o paciente já alcançou uma melhora significativa e as sessões começam a ser mais espaçadas, para manter as melhorias e evitar possíveis recaídas.

Benefícios da terapia cognitiva

terapia cognitiva

É uma terapia de curto prazo

Como essa abordagem terapêutica é focada em encontrar soluções para os problemas, o paciente e o terapeuta trabalham juntos, de forma ativa, buscando as melhores estratégias para lidar com a situação.

Possui comprovação científica

A eficácia da TCC já foi confirmada em diversos estudos científicos.

Uma ampla variedade de transtornos e pacientes em vários níveis de instrução foram submetidos a essa abordagem terapêutica, apresentando benefícios mais duradouros até mesmo em relação à medicação.

É eficaz também para problemas graves

Não só os problemas psicológicos considerados mais simples demonstraram eficácia com a TCC.

Transtornos mais graves, como a depressão, ataques de pânico, abuso de substâncias e estresse pós-traumático já foram tratados com essa terapia, apresentando resultados positivos.

Trata diretamente a origem do problema

Reconhecendo que os comportamentos e sentimentos do paciente são compatíveis com seus pensamentos, a terapia cognitiva busca compreender sua mentalidade para definir as estratégias de mudança.

Potencializando os resultados da terapia cognitiva

terapia cognitivaJá foi comprovado que a combinação da terapia cognitiva com a hipnoterapia em diversos tipos de transtornos — como problemas alimentares, ansiedade, insônia, depressão, fobias e abuso de substâncias — apresenta resultados mais satisfatórios do que a utilização dessas técnicas separadamente.

A união das duas abordagens terapêuticas é conhecida como Hipnoterapia Cognitiva, pois engloba aspectos da hipnose clínica e também da abordagem cognitivo-comportamental para alcançar resultados mais significativos.

Como vimos, a terapia cognitiva é uma abordagem terapêutica que proporciona inúmeros benefícios ao paciente. No entanto, se combinada à hipnoterapia, seus resultados são potencializados, promovendo mudanças de forma mais rápida e duradoura.

LEIA TAMBÉM:  O que é regressão e como funciona esse procedimento?

Gostou do artigo de hoje? Então siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Google para receber em primeira mão os nossos próximos conteúdos!