PNL no ambiente corporativo: como e porque usar

Avalie o conteúdo post

Se você procura por recursos para otimizar a performance no trabalho, certamente, precisa saber mais sobre a programação neurolinguística (PNL) no ambiente corporativo e como ela pode ser aplicada à sua empresa. Sendo assim, confira a seguir alguns benefícios de fazer esse investimento, algumas ferramentas que podem ser utilizadas e como isso pode ser aplicado junto à sua equipe. Vale a pena ler até o fim!

Por que usar a PNL?

A programação neurolinguística trata-se de uma técnica de treinamento que visa o aperfeiçoamento de aspectos como liderança, criatividade, entre outros.

Com a PNL é possível estudar de que forma nós, seres humanos, processamos as informações em nossos cérebros e como representamos a realidade em nossas mentes. Assim, é possível perceber e até mesmo alterar as representações que fazemos em função de atingir os resultados almejados.

As empresas costumam adotar a PNL de modo a trabalhar habilidades interpessoais, visando o desenvolvimento de atitudes gerenciais de líderes e a melhoria do relacionamento profissional entre colaboradores.

Como funciona?

A aplicação da PNL no ambiente corporativo segue o seguinte raciocínio: pessoas se comportam de determinada maneira, porque não conhecem outro jeito de agir. Sendo assim, acreditando que são somente as escolhas comportamentais que conhecem que irão levá-las aos objetivos estabelecidos, elas não consideram outras opções, simplesmente, porque não as conhecem. Dessa maneira, a PNL surge como via alternativa de comportamento.

O primeiro passo é definir claramente os objetivos e identificar recursos para o profissional. Um recurso eficiente é a ferramenta de ancoragem, que permite criar uma associação a um momento positivo vivido pelo profissional. Com ela, é possível levar o funcionário ao estado de espírito em que se encontrava em seus melhores momentos e, consequentemente, obter resultados mais significativos.

LEIA TAMBÉM:  Dor de Cabeça: Quais as principais Causas, Tratamentos e Tipos

Outra ferramenta importante é o gerador de novos comportamentos. Neste caso, o funcionário se imagina cumprindo determinada tarefa ou obtendo uma conquista profissional e associa esse pensamento a uma sensação física, que pode ser um sinal interno ou externo, capaz de condicioná-lo novamente àquele estado de espírito, de modo a prepará-lo mentalmente para o sucesso.

Quais os casos bem-sucedidos do uso da PNL no ambiente corporativo?

Através de PNL, a BMW, na Inglaterra, mapeou os padrões de comunicação de seus principais vendedores. Consequentemente, determinou os comportamentos associados às vendas bem-sucedidas destes profissionais e os ensinou para o restante da equipe. O resultado foi um aumento considerável nas vendas no período seguinte.

Já o Diners Club utilizou a técnica PNL em cada um de seus representantes, visando melhor atendimento ao consumidor e comunicação interna mais eficiente. Conseguiu assim obter um aumento de 254% nas compras dos clientes.

Qual a importância desta estratégia?

Mais do que obter sucesso no ambiente corporativo, é importante garantir que o processo está sendo adequadamente realizado, de modo que o funcionamento da equipe seja o motor do êxito. Sendo assim, nada melhor do que aplicar técnicas que desenvolvam a qualidade do relacionamento interpessoal dos profissionais, fazendo com que desempenho deles evolua.

É nesse sentido que a PNL no ambiente corporativo tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes empresas. Adote você também. Quer receber mais dicas e sugestões com deste artigo? Assine então a nossa newsletter!