O que é procrastinação? Conheça 5 táticas para vencê-la

4.7/5 - (3 votos)

Alguma vez você já deixou para fazer uma tarefa no último momento? Esse hábito é comum para milhares de pessoas, mas isso não significa que ele seja positivo. Na verdade, a procrastinação pode ter forte impacto negativo na vida de quem a pratica.Acompanhe nosso artigo e entenda um pouco mais o conceito de procrastinação e também aprenda algumas táticas para conseguir vencer esse hábito.

Hábito de procrastinar

Existe um famoso ditado que diz “Não deixe para manhã aquilo que pode ser feito hoje”, e essa sabedoria popular está certíssima. Afinal, quando podemos fazer uma tarefa mas adiamos para outro momento estamos procrastinando.

Procrastinar é o hábito de deixar de fazer algo importante para fazer outra coisa que não tem tanta importância assim. Ou seja, deixar para entregar o relatório no dia seguinte, dormir mais 10 minutinhos, adiar o início de um curso, ir ao banco e outros mais.

É muito comum deixar para o último momento aquilo que temos para fazer, mas note que a procrastinação acontece somente com nossos deveres. Não procrastinamos com aquilo que nos causa prazer ou satisfação.

O ser humano tem dificuldade para lidar com tarefas que possam ser complexas ou que não trazem benefícios em curto prazo. Entretanto, ficar adiando as coisas por medo de tomar uma decisão, porque parece complicado ou porque não sabemos por onde começar tem impacto negativo sobre nossa vida.

Acúmulo de tarefas

o que e procrastinacao

Quando procrastinamos, acumulamos tarefas, e isso nos deixa sobrecarregados, estressados e cansados. A procrastinação também pode impactar negativamente no sucesso profissional.

LEIA TAMBÉM:  Estresse e ansiedade: é possível tratar por meio da hipnose?

Nesse caso, ela nos impede de começar um curso, de participar de eventos como seminários, feiras e workshops. Isso faz com que permaneçamos estacionados, enquanto outros alavancam sua carreira.

Sentimentos negativos

O hábito de procrastinar é tão destrutivo que ele vem imediatamente seguido de sentimentos negativos como:

  • peso na consciência;
  • nervosismo;
  • sensação de incompetência;
  • angústia;
  • queda da autoestima;
  • medo;
  • sofrimento.

A constância do hábito pode levar a problemas mais graves, como crises de ansiedade, estresse e também depressão.

Táticas contra a procrastinação

A boa notícia é que existem táticas que ajudam a vencer a procrastinação. Confira algumas delas a seguir para mudar esse hábito e deixar a sua rotina menos conturbada, mais organizada, aumentando as suas chances de sucesso:

1. Organize as suas tarefas

Elabore uma agenda ou um cronograma organizando tudo aquilo que você precisa fazer. Comece pelas tarefas com prazos menores e de maior importância, e, assim, vá priorizando cada item.

2. Coloque prazos para tudo

Estabeleça um prazo máximo para realizar as tarefas e procure sempre colocar esse prazo com tempo menor, para não se atrasar.

3. Comece o quanto antes

Se você tem uma tarefa para a semana que vem e pode começar hoje, então comece. Não pense muito nem faça muitos planos, simplesmente comece. Isso evita que a sua mente crie desculpas para deixar para depois.

4. Dê recompensas para si mesmo

Você pode condicionar a sua mente para realizar cada tarefa sem atraso. A cada dever cumprido, dê para si mesmo algo prazeroso ou um tempo de descanso. Isso fará sua mente associar o cumprimento do dever com algo bom, um retorno positivo imediato.

5. Elimine as distrações

Distrações, como redes sociais, internet ou televisão, podem fazê-lo abandonar os seus deveres. Então, sempre que iniciar uma tarefa, desligue tudo isso. Ao final você pode se dar a recompensa citada no item anterior, como 15 minutinhos de bate-papo com os amigos.

LEIA TAMBÉM:  Descubra O Que É A Hipnoterapia E Porque Ela É Tão Eficaz

Conhecendo a si mesmo, você poderá identificar o que o faz procrastinar e evitar que isso aconteça mudando o seu comportamento e hábitos. Comece com essas táticas e você sentirá uma ótima melhora na procrastinação, mas o trabalho deve ser constante, até que esse hábito seja vencido definitivamente.

Quer aprender outras formas de educar a sua mente e mudar o seu comportamento? Então assine nossa newsletter e confira mais conteúdos como este!