5 passos para perder o medo de dirigir

Avalie o conteúdo post

Tremor, boca seca, falta de ar, dor de cabeça. São vários os sintomas relatados por quem tem medo de dirigir. Uma fobia que pode surgir em decorrência de um contratempo ao volante, acidente ou simplesmente por insegurança.

Como qualquer outro medo, o de dirigir só será superado com muita paciência e determinação. Para ajudar quem pretende enfrentar esse obstáculo separei cinco dicas que podem ser colocadas em prática já! Leia a seguir:

1 – Para perder o medo de dirigir, trace objetivos possíveis

Para superar um medo, seja ele qual for, é preciso começar aos poucos. No caso da direção, não adianta querer pegar a estrada, por mais confiante que se sinta. Sendo assim, a dica é traçar objetivos menores e possíveis.

Comece com uma volta no quarteirão. Faça isso por uma semana, todos os dias, ou até se sentir confiante no trajeto. Depois procure aumentar o perímetro. Dirija pelo bairro, também pelo mesmo período até que consiga percorrer distâncias maiores.

Faça o teste e veja como é possível perder esse medo de dirigir.

2 – Pratique o máximo que puder

A prática leva a perfeição, ou o aproxima dela. Portanto, procure dirigir o máximo que puder. Sempre que tiver um tempinho pegue o carro e cumpra as metas estipuladas como expliquei anteriormente.

Para perder o medo de dirigir é fundamental que a pessoa adquira a confiança de que sabe o que está fazendo. Portanto, repita várias vezes as voltas no quarteirão, as subidas íngremes, estacionar o carro e assim por diante.

LEIA TAMBÉM:  O Que é PNL e Como Podemos Usá-la para Melhorar Nossa Vida?

3 – Evite dirigir ao lado de quem te estressa

As pessoas que têm medo de dirigir ficam apreensivas diante de qualquer adversidade, por menor que ela seja. Por isso é tão importante estar confortável à direção. O que não irá acontecer se alguém ao lado ficar palpitando ou reclamando.

O medo de dirigir precisa ser enfrentado pela pessoa com a maior tranquilidade possível. Por isso, pelo menos até ganhar confiança, evite sair com pessoas que o deixam ainda mais tenso. Mesmo que haja boa vontade, às vezes o acompanhante mais atrapalha do que ajuda.

4 – Celebre cada conquista

Cada novo percurso realizado é uma conquista importante para quem tem medo de dirigir e por isso deve ser celebrado. Esse sistema de recompensa ajuda a consolidar a sensação de que o objetivo maior está sendo alcançado.

A recompensa pode vir por meio de algo material ou não. Isso é você quem estipulará. O mais importante é não esquecer de comemorar ainda que seja sozinho.

5 – A hipnose clínica pode te ajudar

Para quem não conhece a hipnose clínica ou terapia por hipnose, consiste em um método que provoca um estado alterado da consciência aumentando a receptividade à sugestão. Sendo assim, o profissional, readequar o pensamento diante do problema, tornando mais fácil a sua superação. O tratamento não é invasivo e pode ser indicado para qualquer pessoa.

Em poucas sessões já é possível observar mudanças no comportamento, mas é importante salientar que cada caso é diferente porque algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras. Ainda assim, é uma boa opção para quem deseja perder o medo de dirigir.

Nesse artigo mostrei que o medo de dirigir pode ser superado. Com essas cinco dicas, aos poucos será possível perceber que o receio e a insegurança vão embora. Faça o teste e depois conte aqui no meu blog o que achou.

LEIA TAMBÉM:  Sintomas da Depressão: Uma lista COMPLETA