Estudos Revelam A Eficácia Da Hipnose Médica

5/5 - (1 votos)

A validade da hipnose terapêutica como modalidade complementar está se tornando reconhecida, já que estudos comprovam mudanças de atividade de ondas cerebrais em um estado de hipnose profunda.
À medida que passamos do estado de onda beta de alta energia para as ondas theta, mais lentas, experimentamos mudanças perceptivas e fisiológicas, por exemplo: nossos olhos vibram, a respiração fica mais rítmica, o corpo relaxado e o tempo  distorcido.

Curiosamente, crianças e animais tendem a residir nas ondas alfa/theta, sendo mais intuitivos e emocionais. De acordo com Crawford, pesquisador proeminente no campo hipnótico, diferentes partes do cérebro são ativadas durante a hipnose – algumas aumentando de 13% a até 28%.

Os resultados preliminares também sugerem que é estimulada, no cérebro, a via de recompensa  envolvendo a dopamina . Na verdade, a pesquisa usando fMRI mostra que a hipnose requer mais esforço mental, portanto os indivíduos estão em maior estado de consciência.

O poder da hipnose, juntamente com a sugestão, altera os sistemas de crenças, reestruturando o significado que colocamos na experiência. William Tiller, ex-professor emérito da Universidade de Stanford, afirma com precisão: “nós nos tornamos aquilo a que damos significado”.

Os estudos sobre os efeitos da hipnoterapia concordam, por exemplo, em que testes positivos para a tuberculose usando o método de Mantoux evidenciaram inibição da sua reação após a sugestão hipnótica.

Outro fato curioso foi a constatação de que o uso de imagens de resfriamento para vítimas de queimaduras aumentou muito a velocidade de recuperação do corpo. As sugestões hipnóticas administradas antes e depois da cirurgia reduziram a necessidade de anestesia e medicação excessivas.

Isso mostra claramente que a hipnose tem um efeito neuropsicoimunológico sobre o indivíduo, destacando sua versatilidade, abrangendo muito mais do que os usos tradicionais para gerenciamento de hábitos, medos e perda de peso.

LEIA TAMBÉM:  Aprendendo a expandir sua mente: O que esperar de um curso de hipnose?

Então, o que nos permite aprofundar essa parte de nós mesmos? A consciência é definida com consciência: quantos de nós estão completamente conscientes de cada momento de vigília?

A física quântica sugere que somos criadores de nossas próprias realidades, já que  os verdadeiros criadores do espaço a nosso redor são nossas expectativas e intenções .

Na verdade, William Tiller pesquisou os efeitos da intenção. Em um estudo, ele demonstrou que era possível alterar repetidamente a acidez ou a alcalinidade da água usando, apenas, a intenção. Se isso é evidente com a água, o que isso significa para o corpo humano? Nós somos 70% de água depois de tudo!

Essa descoberta nos diz que somos mais poderosos do que nossas crenças sugerem, e impactamos significativamente nossas vidas e a daqueles que nos rodeiam. Nós não vivemos em um vácuo, em vez disso, somos enredados de uma mente com outra em um nível quântico.

Além disso, nossas mentes emocionais e corpos físicos estão estreitamente entrelaçados, portanto somos co-criadores e não vítimas. A sociedade nos condiciona a acreditar que o ego é a nossa verdadeira essência.

Esse condicionamento constrói nossas expectativas e nosso sistema de crenças baseando-se em ilusão. A consciência é a beleza de ser humano, é o que dá o assunto sobre o qual somos feitos, inteligência inata para criar… além disso, a consciência é encontrada no reino animal, vegetal e microbiano, embora em níveis diferentes.

Então, se nossas células tiverem consciência, quais informações podemos ressaltar para usar a hipnose? Se a consciência é, portanto, o fio energético de nossa existência, a hipnose é a porta de entrada para encontrar nosso “eu autêntico”.