O Guia Final Sobre Como Melhorar O Foco E A Concentração

5/5 - (1 votos)

O foco e a concentração podem ser difíceis de dominar. Claro, a maioria das pessoas quer aprender como melhorar essas habilidades. Mas como elas estão fazendo isso? Vamos aprender prestar atenção ao que importa?

Felizmente, este artigo contém as melhores idéias e melhores pesquisas sobre como obter e manter o foco. Se você está olhando para se concentrar em seus objetivos na vida ou no negócio, este artigo deve cobrir tudo o que você precisa saber.

I. FOCO: O QUE É E COMO FUNCIONA

Primeiramete, o que é o foco, realmente? Os especialistas definem o foco como o ato de concentrar seu interesse ou atividade em algo. Essa é uma definição um pouco chata, mas quando analisamos melhor há uma visão muito importante escondida dentro dessa definição.

Lendo as entrelinhas…

Essa definição esconde o fato de que para se concentrar em uma coisa, você deve, por padrão, ignorar as outras que acontecem ao seu redor. Aqui está uma maneira melhor de entendermos essa habilidade:

O foco é a capacidade de dizer sim a uma opção e não a todas as outras opções possíveis. Em outras palavras, a eliminação é um pré-requisito para o foco. Como Tim Ferriss diz: “O que você não faz determina o que você pode fazer“. Você sempre tem a opção de fazer algo mais tarde, mas no momento atual, o foco exige que você faça apenas uma coisa.

O foco é a chave para a produtividade porque dizer que não a todas as outras opções desbloqueia sua capacidade de realizar a única coisa que resta.

Agora, para a questão importante: o que podemos fazer para nos concentrar no que importa?

POR QUE NÃO CONSIGO FOCAR?

O que acontece é que a maioria das pessoas não tem problemas para focar. Eles têm problemas para decidir. O que quero dizer é que os seres humanos mais saudáveis têm um cérebro que é capaz de se concentrar se conseguimos distrair as coisas.

Você já teve uma tarefa na qual teve que parar tudo pra resolver? O que aconteceu? Você fez isso porque o prazo tomou a decisão por você. Talvez você procrastinasse de antemão, mas uma vez que as coisas se tornaram urgentes e você foi forçado a tomar uma decisão, você tomou medidas.

Em vez de fazer o difícil trabalho de escolher uma coisa para se concentrar, muitas vezes nos convencemos de que a multitarefa é uma opção melhor. Isso é ineficaz.

Aqui está o porquê…

O MITO DA MULTITAREFA

Tecnicamente, somos capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo. É possível, por exemplo, assistir à TV ao cozinhar o jantar ou responder a um e-mail ao falar ao telefone.

O que é impossível, no entanto, é concentrar-se em duas tarefas ao mesmo tempo. Você está ouvindo a TV e o vaso de macarrão transbordante é ruído de fundo, ou você está cuidando do pote de macarrão e a TV é ruído de fundo.

Durante um único instante, você está se concentrando em um ou outro. A multitarefa força o seu cérebro a mudar o seu foco de forma rápida de uma tarefa para outra. Isso não seria um grande problema se o cérebro humano pudesse transitar perfeitamente de um trabalho para outro, mas não pode.

Você já esteve no meio de escrever um e-mail quando alguém o interrompe? Quando a conversa terminar e você voltar para a mensagem, leva alguns minutos para se orientar, lembrar-se do que estava escrevendo e voltar a executar o que estava fazendo.

LEIA TAMBÉM:  22 tipos de participantes que você vai conhecer nos eventos de hipnose

Algo parecido acontece quando você faz várias tarefas. A multitarefa obriga você a pagar um preço mental cada vez que você interrompe uma tarefa e pula para outra. Em termos de psicologia, esse preço mental é chamado de custo de mudança. O custo de mudança é a interrupção no desempenho que experimentamos quando alternamos nosso foco de uma área para outra.

II. COMO FOCAR E AUMENTAR O SEU ALCANCE DE ATENÇÃO

Vamos falar sobre como superar nossa tendência a multitarefa e focar uma coisa de cada vez. Das muitas opções à sua frente, como você sabe sobre o que se concentrar? Como você sabe onde dirigir sua energia e atenção? Como você determina a única coisa que você deve comprometer-se a fazer?

WARREN BUFFETT E AS “2 LISTAS” PARA UMA ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO FOCADA

Um dos meus métodos favoritos para concentrar sua atenção no que importa e eliminar o resto, vem do famoso investidor Warren Buffett. Buffett usa uma estratégia de produtividade simples de 3 passos para ajudar seus funcionários a determinar suas prioridades e ações.

Você pode achar esse método útil para tomar decisões e se comprometer a fazer uma coisa imediatamente. Veja como funciona …

Um dia, Buffett perguntou ao seu piloto pessoal que passasse pelo exercício de 3 passos.

PASSO 1:

Buffett começou pedindo ao piloto, chamado Mike Flint, que anotasse seus 25 principais objetivos de carreira. Então, Flint levou algum tempo e os escreveu. (Nota: Você também pode completar este exercício com metas para uma linha de tempo mais curta. Por exemplo, anote as 25 principais coisas que deseja realizar nesta semana.)

PASSO 2:

Então, Buffett pediu a Flint para revisar sua lista e escolher seus 5 melhores objetivos. Novamente, Flint levou algum tempo, observou a sua lista e, posteriormente, decidiu quais eram os seus 5 objetivos mais importantes.

PASSO 3:

Neste ponto, Flint tinha duas listas. Os 5 itens que ele havia circulado estavam na lista A, e os 20 itens que ele não circulou estavam na lista B. Flint confirmou que começaria a trabalhar em seus 5 melhores objetivos imediatamente.

E foi quando Buffett perguntou-lhe sobre a segunda lista, “E quanto aos que você não circulou?” Flint respondeu: “Bem, o top 5 é o meu foco principal, mas os outros 20 podem ser trabalhados conjuntamente. Eles ainda são importantes, então eu vou trabalhar nesses de forma intermitentemente, conforme eu achar que deve ser. Eles não são tão urgentes, mas ainda planejo dedicar-me a eles “.

Então Buffett respondeu: “Não. Você fez isso errado, Mike. Tudo o que você não circulou tornou-se sua lista de evitar-a-todo-custo. Não importa o quê, essas coisas não recebem atenção de você até que você tenha conseguido o seu top 5”.

Eu adoro o método de Buffett, porque isso força você a tomar decisões difíceis e eliminar coisas que possam ser bem utilizadas com o seu tempo, mas que não são ótimas. Muitas vezes, as tarefas que descarrilaram nosso foco são aquelas em que podemos facilmente racionalizar o tempo gasto.

Esta é apenas uma maneira de reduzir o seu foco e eliminar as distrações. Eu abordei muitos outros métodos antes como The Ivy Lee Method e The Eisenhower Box. Dito isto, não importa o método que você usa e não importa o quanto você está comprometido, em algum momento sua concentração e foco começam a desaparecer.

Como você pode aumentar a sua capacidade de atenção e permanecer focado? Existem dois passos simples que você pode seguir.

MUDE SEUS RESULTADOS

A primeira coisa que você pode fazer é medir o seu progresso. O foco geralmente desaparece por falta de feedback. Seu cérebro tem um desejo natural de saber se você está ou não fazendo progressos em direção a seus objetivos, e é impossível saber isso sem receber feedback.
Do ponto de vista prático, isso significa que precisamos medir nossos resultados.

LEIA TAMBÉM:  5 dicas de marketing pessoal para psicólogos e terapeutas

Todos nós temos áreas de vida que dizemos serem importantes para nós, mas que não estamos medindo. Isso é uma pena porque a medida mantém foco e concentração. É somente através de números e rastreamento claro que nós temos alguma ideia se estamos melhorando ou piorando.

• Quando eu medi quantas flexões eu fiz, fiquei mais forte.

• Quando eu identifiquei meu hábito de leitura de 20 páginas por dia, leio mais livros.

• Quando gravei meus valores, comecei a viver com mais integridade.

As tarefas que eu medi foram as que eu permaneci focadas.

Infelizmente, muitas vezes evitamos medir porque tememos o que os números nos contarão sobre nós mesmos. O truque é perceber que a medição não é um julgamento sobre quem você é, é apenas feedback sobre onde você está.

Medida para descobrir, melhorar e entender. Meça para conhecer melhor a si mesmo. Meça para ver se você está realmente gastando tempo nas coisas que são importantes para você. Meça porque isso irá ajudá-lo a se concentrar nas coisas que importam e ignorar as coisas que não.

CONCENTRE-SE NO PROCESSO, NÃO NO EVENTO

A segunda coisa que você pode fazer para manter o foco a longo prazo é concentrar-se em processos e não em eventos. Muitas vezes, vemos o sucesso como um evento que pode ser alcançado e completado.

Aqui estão alguns exemplos comuns:

• Muitas pessoas veem a saúde como um evento: “Se eu apenas perder 20 quilos, então eu estarei em forma”.

• Muitas pessoas veem o empreendedorismo como um evento: “Se pudéssemos colocar nossa empresa em destaque no New York Times, então estaríamos preparados”.

• Muitas pessoas veem a arte como um evento: “Se eu pudesse obter meu trabalho em destaque em uma galeria maior, então eu teria a credibilidade que eu preciso”.

Como fazer corretamente?

Essas são apenas algumas das muitas maneiras que classificamos o sucesso como um único evento. Mas se você olhar para as pessoas que ficam focadas em seus objetivos, você começa a perceber que não são os eventos ou os resultados que os tornam diferentes. É o compromisso com o processo. Elas se apaixonam pela prática diária, não pelo evento individual.

O que é engraçado, é claro, é que esse foco no processo é o que permitirá que você aproveite os resultados de qualquer maneira.

Se você quer ser um grande escritor, então ter um livro mais vendido é maravilhoso. Mas a única maneira de alcançar esse resultado é se apaixonar pelo processo de escrita.

Se você quiser que o mundo saiba sobre o seu negócio, então seria ótimo ser apresentado na revista Forbes. Mas a única maneira de alcançar esse resultado é se apaixonar pelo processo de marketing.

Se você quiser estar na melhor forma de sua vida, então, perder 20 reais talvez seja necessário. Mas a única maneira de alcançar esse resultado é se apaixonar pelo processo de comer saudável e exercitar-se consistentemente.

Se você quiser se tornar significativamente melhor em qualquer coisa, você deve se apaixonar pelo processo de fazê-lo. Você tem que se apaixonar por construir a identidade de alguém que faz o trabalho, em vez de apenas sonhar com os resultados que deseja.

Concentrar-se nos resultados e metas é a nossa tendência natural, mas focar nos processos leva a mais resultados a longo prazo.

II. MIND-HACKS: CONCENTRAÇÃO E FOCO

Mesmo depois de ter aprendido a amar o processo e saber como se concentrar em seus objetivos, a implementação do dia a dia desses objetivos ainda pode ser confusa. Vamos falar sobre algumas maneiras adicionais de melhorar a concentração e certifique-se de que está dando a cada tarefa sua atenção focada.

COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO

Aqui estão algumas maneiras adicionais de melhorar seu foco e começar com o que importa.

Escolha uma tarefa de âncora.

Uma das principais melhorias que fiz recentemente é atribuir uma (e uma única) prioridade a cada dia de trabalho. Embora eu pretendo concluir outras tarefas durante o dia, a minha tarefa prioritária é a coisa não negociável que deve ser feita.

LEIA TAMBÉM:  Como Perder o Medo de Dirigir: A Hipnose Pode te Ajudar!

Eu chamo isso de “tarefa de âncora” porque é o principal suporte que mantém o resto do meu dia no lugar. O poder de escolher uma prioridade é que, naturalmente, orienta seu comportamento, obrigando você a organizar sua vida em torno dessa responsabilidade.

Gerencie sua energia, não seu tempo.

Se uma tarefa requer toda a atenção, agende-a por uma hora do dia em que você tem a energia necessária para se concentrar. Por exemplo, notei que minha energia criativa é mais alta pela manhã. Isso é quando estou fresco. Isso é quando eu escrevo melhor. Isso é quando eu tomo as melhores decisões estratégicas sobre o meu negócio.

Então o que eu faço? Planejo tarefas criativas para a manhã. Todas as outras tarefas comerciais são atendidas à tarde. Isso inclui fazer entrevistas, responder a e-mails, ligações telefônicas e bate-papos do Skype, análise de dados e crunching de números. Quase todas as estratégias de produtividade obsessão ao gerenciar seu tempo melhor, mas o tempo é inútil se você não tiver a energia necessária para completar a tarefa em que está trabalhando.

Nunca verifique o email antes do meio dia.

O foco é a eliminação de distrações. O email pode ser uma das maiores distrações de todos. Se eu não verificar o e-mail no início do dia, então posso passar a manhã seguindo minha própria agenda em vez de reagir à agenda de todos os outros.

Essa é uma grande vitória porque não estou desperdiçando energia mental pensando em todas as mensagens na minha caixa de entrada. Eu percebo que esperar até a tarde não é viável para muitas pessoas, mas eu gostaria de oferecer um desafio.

Você pode esperar até as 10 da manhã? E as 9h da manhã? 8:30 DA MANHÃ? O tempo de corte exato não interessa. O objetivo é esculpir o tempo durante sua manhã quando você pode se concentrar no que é mais importante para você sem deixar o resto do mundo ditar seu estado mental.

Deixe o seu telefone em outro local.

Normalmente, não vejo meu telefone nas primeiras horas do dia. É muito mais fácil fazer um trabalho focado quando você não possui mensagens de texto, chamadas telefônicas ou alertas interrompendo seu foco. Trabalhe no modo de tela cheia.

Sempre que uso um aplicativo no meu computador, uso o modo de tela cheia. Se eu estiver lendo um artigo na web, meu navegador ocupa toda a tela. Se eu estiver escrevendo no Evernote, estou trabalhando no modo de tela cheia. Se eu estiver editando uma imagem no Photoshop, é o único que posso ver. Eu configurei minha área de trabalho para que a barra de menu desapareça automaticamente.

Quando estou trabalhando, não consigo ver a hora, os ícones de outras aplicações ou quaisquer outras distrações na tela. É engraçado a grande diferença que isso faz para o meu foco e concentração. Se você pode ver um ícone na tela, então você será lembrado de clicar ocasionalmente. No entanto, se você remover a sugestão visual, então o desejo de se distrair diminui em alguns minutos.

Remova todas as tarefas que possam distrair do foco do início da manhã.

Eu adoro todo dia fazer a coisa mais importante primeiro, porque as urgências do dia ainda não apareceram. Fui um pouco longe a este respeito, porque eu mesmo adiantei minha primeira refeição até cerca de meio dia a cada dia.

Eu geralmente como a maioria das minhas refeições entre as 12:00 e 20:00 da noite. O resultado é que eu recebo algum tempo adicional pela manhã para fazer o trabalho focado em vez de cozinhar o café da manhã.

Independentemente da estratégia que você usa, lembre-se de que, sempre que encontrar o mundo distraindo você, tudo o que você precisa fazer é comprometer-se a uma coisa. No começo, você nem precisa ter sucesso. Você só precisa começar.

ONDE IR DAQUI

Espero que você tenha encontrado este pequeno guia sobre foco útil. Se você está procurando mais ideias sobre como melhorar seu foco e concentração, sinta-se livre para continuar buscando mais informações sobre esse assunto.

Use seu tempo livre para adquirir mais conhecimento de processos como esse, pois, são esses conhecimentos que podem potencializar seu desenvolvimento em todas as esferas da sua vida!

Gostou? Deixe seu comentário: