JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dinâmicas de grupo: O que são, pra que servem e quais são as melhores

Team
Dinâmicas de grupo: O que são, pra que servem e quais são as melhores
4.8 (95%) 4 votos

As dinâmicas de grupo são estratégias usadas por quem busca selecionar pessoas com determinadas características, para exercerem papéis em um objetivo específico. Essas formas de lidar com mais de uma pessoa tendem a ser de grande ajuda para diversos aspectos de desenvolvimento pessoal pois, por interagirem e influenciarem-se mutuamente, os grupos entrosam mais as pessoas e obrigam-as a lidar com vivências e opiniões diferentes das suas.

A prática de avaliação por grupo é uma etapa que cresceu muito nos processos seletivos de empresas que se preocupam com a cultura organizacional. Isso aconteceu após a percepção do mercado mudar e o entendimento de que empresas são formadas por pessoas surgir.

Gestão de Pessoas

Analisando o histórico do Brasil sobre processos seletivos, chega-se a conclusão que não são práticas muito antigas. A partir da década de 30, quando as leis trabalhistas foram colocadas em prática no País, surgiu a necessidade de escolher melhor pessoas que fariam parte da equipe, estruturar formas de recrutamento e criar departamentos pessoais nas empresas. Esses que administram benefícios como férias remuneradas, vales, regulamentação de carteira de trabalho, entre outros.

Responsáveis, dentre outras funções, por realizar as seleções e manter essas pessoas selecionadas em congruência com os objetivos da empresa, profissionais de gestão de pessoas são muito importantes para a organização. Sua função estratégica e desafiadora, garante o sucesso de qualquer equipe de trabalho.

A Seleção de Candidatos

As etapas de seleção, apesar de serem vistas com ressalvas pelos entrevistados, são de extrema importância para os selecionadores. É certo que durante o processo o candidato é avaliado desde o momento de sua inscrição até sua última etapa. Seu currículo deve estar bem organizado, sua comunicação tem que ser transparente, além de se encaixar com o perfil esperado. Contudo, as etapas antes das dinâmicas de grupo, se essa existir, são básicas.

Já as dinâmicas de grupo são um momento mais crítico, nessa etapa se preza pela espontaneidade que só uma situação real pode proporcionar. Se o participante não tem um comportamento necessário para a vaga em questão, ele não aparecerá. Aí está o propósito: Distinguir comportamentos possivelmente interpretados de comportamentos reais.

LEIA:  Frases de felicidade mais usadas para ser uma pessoa mais feliz

Vantagens e desvantagens em dinâmicas de grupo

Para que o processo seja realmente bem aproveitado, são necessários alguns cuidados por parte da empresa. Quando esses são tomados, a possibilidade de assertividade na contratação é bem maior. Veja os cuidados que a empresa precisa ter e vantagens, de ambos os lados, de enxergar essa estratégia como benéfica:

Vantagens

As vantagens de participar das dinâmicas de grupo e como aproveitá-las melhor

  1. Networking: Entenda que as pessoas que estão naquele processo se encontram na mesma busca que você. Faça conexões, seja para conhecer outros processos ou achar alguém que tenha ideias parecidas com as suas. Quem sabe vocês não começam o seu próprio negócio?
  2. Oportunidade: Em entrevistas individuais, você não teria tantas chances de emitir opiniões. Exteriorizar aspectos de comportamento como liderança, empreendedorismo, criatividade, capacidade de atuar em situações-limite, é importante! Uma vez se apresentando como um bom candidato mas não contratado, uma boa empresa saberá te reconhecer no futuro.
  3. Aprimoramento: A cada dinâmica você consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo.

Desvantagens

3 coisas que, se a empresa fizer, talvez não seja tão organizada quando parece.

  1. Feedback: Mesmo que você não seja aprovado na sua seleção, é obrigação da empresa que não te contratou dar um feedbak. Isto é, mandar um email, falar na hora do resultado ou até marcar uma reunião, para explicar o porquê da sua não aprovação. Essa resposta é importante por agregar no processo de aprendizado de quem busca a vaga, além de demonstrar uma preocupação por parte da empresa em fomentar um mercado cada vez mais competente.
  2. Superlotação: Também não é incomum encontrar dinâmicas de grupo onde apenas um avaliador esteja responsável por varias pessoas. Muitas pessoas na mesma dinâmica e apenas um selecionador para observar o comportamento de todos pode ser ruim. O ideal é trabalhar com números menores de pessoas, de forma que o observador consiga avaliar e dar atenção a todos.
  3. Eficácia: Candidatos muito tímidos, que têm dificuldade de se expor em público e dizer opiniões podem acabar perdendo lugar. Caberá sempre ao selecionador saber identificar as reais qualificações e atitudes dos candidatos presentes. É imprescindível uma avaliação que estabeleça uma forma de julgar competência, o que pode ser muito difícil para profissionais não treinados.
LEIA:  Ejaculação Precoce: o que é, quais os sintomas e como se livrar dela

Como se sair bem em dinâmicas de grupo

Não interprete

Mais comum do que se imagina, fingir ser quem não é em dinâmicas de grupo é um erro fatal. Primeiramente porque avaliadores estão ali justamente para impedir que isso aconteça. Segundo porque quebra todo o processo de sinceridade entre empresa e funcionário. Pense bem, se você precisa fingir para ser aceito na cultura de alguma empresa, por que trabalhar lá seria bom pra você? Por outro lado, se uma empresa te contratar acreditando que você tem um perfil e logo após você demonstrar outro, ela ficará insatisfeita com o seu trabalho. Pode ser também que você esteja equivocado! Nem sempre é possível saber com segurança o que a empresa está buscando e, muitas vezes, o perfil procurado é exatamente o oposto ao imaginado

Interaja

Ninguém precisa fingir ser algo que não é, mas não falar nada durante o exercício é um erro grave. Por esse motivo, os mais tímidos devem se esforçar para se expressar pelo menos um pouco. Quem não fala nada não pode ser avaliado e, provavelmente, não conseguirá se manter na disputa. Isso não significa que o candidato tímido precisa tentar falar pelos cotovelos: uma única observação pertinente, feita na hora exata, pode contar muitos pontos.

Entenda o que é avaliado

Se você já participou de uma dinâmica e não foi selecionado, é importante entender por que isso aconteceu o que é avaliado nessa hora. Para começar, você pode não ter sido selecionado basicamente por dois motivos. O mais comum é que você não tenha as competências específicas que eram buscadas para a vaga em questão. Você certamente tem outras que serão valorizadas por outras empresas ou simplesmente em outros cargos. Outro motivo é que todo mundo tem dias ruins. Talvez você fosse, de fato, o candidato mais apropriado para aquela função, mas, por qualquer motivo, não conseguiu demonstrar isso durante as duas ou três horas em que participou das atividades. O importante é não desistir, entender que erros você pode estar cometendo e tentar melhorar da próxima vez.

Conheça a Empresa

Os recrutadores gostam de saber que o candidato tem consciência sobre o que lhe espera caso consiga o emprego. Procure o site institucional da companhia e estude sua missão, visão e valores. Tente identificar quais desses pontos combinam com seu perfil pessoal. Além de conhecer os princípios da organização, fique bem informado sobre os produtos e serviços que ela oferece. Confundir um produto da empresa com o de uma concorrente é um erro imperdoável. Leve em conta o perfil da empresa para escolher a roupa que irá vestir no dia da dinâmica: se for uma empresa jovem, moderna e informal, não adianta ir vestido de terno e gravata. Já jeans e camiseta nunca será o traje adequado para o processo seletivo de um banco.

LEIA:  Como Hipnotizar Alguém

Controle a Ansiedade e o Nervosismo

Quem nunca ficou ansioso ao saber que aquela oportunidade de trabalho tão esperada por causa de uma dinâmica de Grupo? Sabemos que ser avaliado não é uma situação confortável, por esse motivo o autoconhecimento é tão importante. Saiba quem é você, quais são seus limites, seus medos, suas qualidades e use tudo isso a seu favor. Outra dica importante é se concentrar e tentar meditar um pouco, controlar suas respirações. Uma boa opção para as pessoas que sofrem de estresse e ansiedade são as sessões de hipnose. O motivo é que quando os pacientes estão em transe profundo, fica mais fácil identificar as causas e focos desses dois transtornos.

Hipnose para Ansiedade

Engana-se quem pensa que estresse e ansiedade são características exclusivas da vida adulta e do excesso de sobrecargas e responsabilidades. Essas podem ser características que te atrapalharam durante a sua vida toda. Você pode aprender condicionar a sua mente e conduzi-la a um estado mais seguro e calmo. Para que isso funcione você precisa entender melhor o processo, aceitar a ideia da auto-hipnose contribui consideravelmente para praticá-la com mais facilidade.

Você pode entender melhor a auto-hipnose clicando aqui!

Porém, no geral, as dicas para se comunicar com sua mente são sempre baseadas em criar as frases certas. Elas devem ser reais, honestas, simples e positivas. Formule-as no presente e repita sempre que você precisar, como as seguintes frases:

  • Eu sou uma pessoa corajosa.
  • Eu tenho controle sobre isso ou eu estou no controle.
  • Eu confio em mim mesmo.

Isso fará com que você se concentre em outra coisa além do nervosismo, ajudando a sua mente a encontrar o comportamento que você quer realizar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

PRÓXIMOS

dezembro 2018

01dez9:00 am02(dez 2)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem São Paulo9:00 am - 8:00 pm (2) Professor:Guilherme Alves

07dez(dez 7)9:00 am09(dez 9)6:00 pmMasterClass com Alberto Dell'Isolaem Porto Alegre9:00 am - 6:00 pm (9)

08dez(dez 8)9:00 am09(dez 9)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãono Rio de Janeiro9:00 am - 8:00 pm (9) Professor:Guilherme Alves

15dez(dez 15)9:00 am16(dez 16)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Brasília9:00 am - 8:00 pm (16) Professor:Guilherme Alves

últimos

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

ENTRE PARA NOSSA LISTA

e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Feito com por Let’sRocket

>

Pin It on Pinterest

X