O pai da Hipnose? 7 Curiosidades sobre Dave Elman que você não sabia!

3.5/5 - (132 votos)

Para que todos entendam, Dave Elman é uma figura muito importante no campo da hipnose. Conhecido por ter treinado a maioria dos médicos e psicoterapeutas nos Estados Unidos. Embora sem formação médica ele foi um dos pioneiros na inserção da Hipnose nos protocolos dos hospitais norte americanos.
Além de ser autor do livro que ainda serve de base para muitos profissionais o Hypnotherapy (1970). Ninguém conseguiu bater a assertividade da sua definição do que seria a hipnose. É essa característica didática que garante o lugar de Dave Elman da história.

É certo que você, como profissional, já deve ter se perguntado como viveu Dave Elman, não é? O pai da hipnose médica com certeza já cruzou o seu caminho nem que seja quando você aprendeu a técnica que leva o seu nome. Por isso, nós compilamos 7 curiosidades sobre Dave Elman que todo profissional que trabalha com hipnose deveria saber.

Preparado? Então continue lendo esse artigo.

CURIOSIDADE #1: Troca de nome

Dave não se chamava Elman

 

Sim sim! Assim como muitos famosos, Dave Elman também teve problemas com seu nome de batismo. Aos 12 anos de idade, ele era conhecido como o hipnotista mais novo e mais rápido do mundo, tudo bem. Mas não se chamava Elman.

Quando Elman tinha apenas 8 anos, seu pai faleceu por causa de um cancer terminal. Na fase de tratamento do pai, antes de sua morte que Dave teve contato com a hipnose pela primeira vez. Acontece que Jacob descobriu essa nova técnica e apostou nela como tentativa de diminuir as dores provocadas pela doença.

A assimilação da crença do seu pai na hipnose foi muito importante para a carreira de hipnotista do, até então pequeno, Dave. Quando Jacob morreu, deixou para ele alguns ensinamentos do que tinha assimilado sobre hipnose e uma pequena biblioteca. Foi assim, que Dave começou seus estudos sérios no tema.

Após ser coadjuvante em alguns shows de hipnose, de amigos de seu pai, Dave Kopelman, como era conhecido, conseguiu apresentar alguns shows sozinhos e logo foi ganhando a fama. Porém, quanto mais fama fazia, maiores eram as letras para anunciar o seu nome. Desse modo, para efeitos estéticos e publicitários, passaram a anunciá-lo como Dave Elman apenas.

Problemas Familiares

Ainda assim, seu nome permaneceu Kopelman por mais quase 30 anos. Afinal ele não o havia mudado em cartório, só artisticamente. Isso gerou um conflito na família. Acontece que, por costume, seus filhos se apresentavam pelo sobrenome Elman quando crianças. Situação que era problemática pois, na época, sobrenomes diferentes eram interpretados como filhos de diferentes pais.

Com medo de ser mal quista pela sociedade caso descobrissem o verdadeiro sobrenome do marido, sua esposa o forçou Dave a alterar legalmente seu sobrenome para Elman.

LEIA TAMBÉM:  Conheça os sintomas e consequências da insônia

CURIOSIDADE #2: Veia Artística

Dave Elman tocava Sax

Elman também tocava sax e fazia apresentações de comédia. Esse fato deriva da condição de que a Hipnose naquela época não tinha um estigma tão bom. Como hoje, muitas pessoas ainda duvidavam da veracidade da técnica colocando em questão o caráter das pessoas que a praticavam. E, ainda que famoso e autor de um livro revelador sobre o tema, Elman não fugia desse estigma. Logo, como vocês podem imaginar, a profissão de hipnotista não era muito rentável para ele também. Por isso as apresentações artísticas.

Elman fazia apresentações em um espetáculo chamado Vaudeville. Um gênero teatral que fazia muito sucesso no EUA na época. O grupo, composto por várias pessoas com caracteristicas diversas, era responsável por entreter e ser interessante ao mesmo tempo.

Por esses motivos, todos os artistas de Vaudeville deveriam possuir no mínimo 3 talentos ou papeis diferentes. Esse era o requisito máximo para serem contratados. Desse modo, além da hipnose outros talentos de Elman eram fazer shows de comédia, onde ele conversava com um macaco, além de tocar Jazz no saxofone.

CURIOSIDADE #3: História da Rádio

Elman era um radialista famoso

Durante toda a sua trajetória Dave sempre foi muito criativo e ligado à música, condição que o mantinha envolvido com os principais artistas do PaísPor isso, em 1920, começou a trabalhar para W. C. Handy como compositor. Ficou assim durante um tempo sem deixar de lado seus trabalhos como saxofonista de Jazz.

Quando seu filho mais velho morreu de pneumonia, Elman passou por um momento muito difícil o que quase o levou à depressão. Então, um de seus parentes falou:

A única forma de você se levantar e seguir em frente é criar um projeto. Algo que te motive a continuar. Descubra uma coisa na rádio que nunca fizeram e faça!

Foi desse jeito que ele ficou muito famoso pelo seu programa de Rádio, Hobby Lobby. O programa, na verdade, não tinha nada a ver com hipnose mas a hipnose ajudou. A ideia de fazer algo que nunca fizeram fez Elman refletir sobre a estranheza dos seus estudos. E se houvessem mais pessoas com atitudes estranhas espalhadas por ai?

A estranheza do sucesso

O Hobby Lobby permitia que ouvintes em todos os lugares escrevessem sobre seus passatempos incomuns para a equipe da rádio. Uma vez que escolhidos, as pessoas eram convidadas a “fazer lobby por seu hobby”. Muitos dos hobbies eram, na verdade, as profissões incomuns das pessoas.

Como um treinadores de gorila fêmea ou apicultores, por exemplo. Um cientista que fazia robôs também apareceu por lá! E por mais que pareça comum pra você agora, na época isso era extraordinário..

Embora muitas vezes hobbies bizarros também pintassem. Só para se ter uma ideia, o show já recebeu um participante que tinha o hobby de colecionar pelos de elefantes, outro que colecionava pedaços de tocos onde havia buracos feitos por pica-paus, e até pessoas que gostavam de colocar carvão quente na boca!

CURIOSIDADE #4: Sua esposa não sabia

Pauline, a esposa de Elman só soube que ele era um hipnotista após 12 anos de casado.

LEIA TAMBÉM:  Como Hipnotizar Alguém

Elman conheceu sua esposa na mesma época em que entrou para o rádio. O programa fazia sucesso e ele não precisava mais fazer shows de hipnose. Além disso, havia um grande preconceito com os hipnotistas e ele não sabia o que sua mulher pensaria dele, então não havia motivo para entrar nesse assunto.

Porém, após 12 anos de programa, um dos convidados ao programa era um rapaz que tinha o Hobby de hipnotizar as pessoas. Só havia um detalhe, que só foram descobrir após convidá-lo: ele era um péssimo hipnotista.

Omissão tem perna curta?

O hipnotista convidou 10 pessoas da audiência presencial do programa e começou a dar sugestões. Mas nada funcionava direito e tudo estava indo de mal a pior. Para não perder a audiência do programa (junto com os patrocinadores), Elman largou o posto da locução e falou ao hipnotista “Muito bom! Você fez um trabalho tão bom que aposto que eles até seguiriam as minhas sugestões”.

A partir daí ele assumiu a apresentação continuou fazendo um show incrível de hipnose. O resultado: todos os 10 participantes comeram um limão pensando que era sua fruta favorita. Então, no carro, voltando para casa, sua esposa perguntou “Então, Dave: Como você sabe mais de hipnose do que um hipnotista?

E assim, Elman teve que contar sua história de vida. Falando mais detalhadamente do tratamento do seu pai e da sua fase de hipnotista de palco.

CURIOSIDADE #5: As aulas

Dave Elman dedicou-se a hipnose mais tarde

Apenas na última fase de sua vida, Elman começou a realmente viver da hipnose. Depois do ocorrido do Hobby Lobby, a sua imagem como hipnotista cresceu. A fama consolidade como radialista permitiu uma credibilidade e aceitação maior do público a respeito da hipnose feita por Elman.

Já que todos sabiam que Elman eram um hipnotista, ele passou a fazer alguns shows de hipnose para instituições de caridade. Após um desses shows, um grupo de médicos aproximou de Elman e pediu que desse um curso de hipnose médica. Elman recusou de prontidão, alegando que não era médico, então não sabia nada sobre isso.

O argumento que mudou tudo

“Todos nós já fizemos diferentes cursos de hipnose, mas nenhum de nós sabe como usar a hipnose no consultório. O motivo é que a forma que aprendemos de induzir a hipnose leva de 20 a 40 minutos, e não temos esse tempo a perder. Mas você consegue fazer isso em segundos.

Além disso, a porcentagem de pacientes que aceitam uma sugestão pós-hipnótica é muito baixa, e não sabemos quem vai aceitar ou não. Mas quando você dá uma sugestão, parece que sempre funciona. Você sabe o que está fazendo, então dê um curso para médicos!

Após alguma resistência, Elman aceitou dar um curso, que foi ministrado na sociedade médica local, com muito sucesso. Porém, após o curso, a sociedade médica nacional repreendeu a instituição, alegando que um leigo (não-médico), não saberia ensinar médicos.

Mas mesmo assim, já havia uma lista de espera para o próximo curso, e os próprios médicos se organizaram de forma independente para que Elman continuasse dando os cursos.

LEIA TAMBÉM:  O que fazer em uma Crise de Ansiedade?

O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, Elman estava dando cursos 7 dias por semana, uma turma (às vezes duas) diferente por dia. Seus cursos duraram por mais 13 anos, ensinando mais de 10 mil médicos. Por isso sua fama por ser o Pai da Hipnose. Dave Elman conseguiu em parte, o que o outro nome de peso da hipnose (Erickson) não conseguiu. Ser visto como uma referência extraordinária para academia praticante.

CURIOSIDADE #6: Dave tinha sonhos futurísticos

Elman acreditava num futuro de evolução da hipnose que não se realizou. A popularidade de seus cursos e o sucesso que os médicos tinham usando seus métodos não parava de crescer.  Centenas de pacientes eram ajudados diariamente pela hipnose no EUA.

Então Elman começou a acreditar que, após seu legado, a evolução da hipnose na saúde não iria mais perder o ritmo, que continuariam de onde ele parou. Ele chegou a pensar que poderia ser obrigatório o ensino da hipnose nas faculdades de medicina.

Mas não foi o que aconteceu. Após a morte de Elman, seu filho Larry Elman ainda estava na força aérea e não podia se envolver diretamente com a hipnose. Então, Gerald Kein, que foi um dos discípulos do mestre, continuou ensinando seus métodos, mantendo o legado de Elman vivo.

Porém, com a popularização da hipnose a partir da década de 80, o conhecimento não seguiu de forma linear e antigos adeptos das escolas antigas (que não eram utilizadas pelos médicos) continuaram a crescer, ofuscando as últimas descobertas já deixadas por Elman.

E hoje, como em 1940, é comum se acreditar que a hipnose não pode ser usada no dia a dia de um médico comum, por não ser prática ou não ter resultado imediato. Sendo que na época de Elman (1950), problemas que hoje são considerados permanentes, eram resolvidos em minutos com a hipnose.

CURIOSIDADE EXTRA #7: Seu legado

Hoje só 2 escolas ensinam o que Elman ensinava.

Quem continua o trabalho de Elman hoje é seu filho, Larry Elman com sua esposa Cheryl Elman, através do Dave Elman Institute, com seus instrutores que incluem Sean Michael Andrews e a OMNI Hypnosis Training Center, criada por Gerald e Shirley Kein.

Como diria Thomas Edson, “Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Por isso, lembre-se: ninguém nasce sabendo tudo e o sucesso não é instantâneo. Ele é resultado de muitas horas de trabalho e dedicação. Por isso devemos continuar a aprender mais sobre a Hipnose. Esse tema que sofreu e irá sofrer ainda por muito tempo com o preconceito das pessoas.

Dave Elman e A importância de continuar seguindo com a Hipnose.

Muitos ainda acreditam que as evidências que temos sobre a hipnose não são consistentes o suficiente para que sejam aplicadas de forma segura em larga escala. Como todo tema antropológico que envolve a mente humana é difícil mesmo encontrar padrões de respostas ao mesmo procedimento.

Façamos da trajetória de Dave Elman uma inspiração para a nossa. Dave nunca deixou de acreditar na potencialidade da técnica, mesmo quando se viu obrigado a não trabalhar diretamente com ela.

E lembre-se: Uma carreira não nasce da noite para o dia. Ela precisa ser lapidado, assim como um diamante.

Portanto, na próxima vez que você olhar para a agenda de hipnoterapeuta vazia, pense: “Agora será diferente!” Agora é o melhor momento para você transformar o seu futuro. Faça seu próximo curso pensando em tudo de bom que pode aproveitar dele para a sua vida. Lembre-se de como foi o percurso de Dave Elman, e aprenda com ele!

Ultrapasse obstáculos, especialmente mentais, e faça acontecer. Você é capaz de muito mais do que imagina, acredite.