Como Perder o Medo de Dirigir: A Hipnose Pode te Ajudar!

2.6/5 - (32 votos)

Entenda como acontece o medo de dirigir e veja dicas poderosas de como superá-lo

Para a maioria das pessoas, dirigir está associado diretamente à liberdade, praticidade e autonomia. Dirigir é parte fundamental da vida moderna, principalmente nas grandes cidades, onde longas distâncias e um transporte público escasso e ineficiente dão a tônica da mobilidade.

Quem tem seu próprio carro, tem mais liberdade em relação aos seus percurssos e horário. Pode passear com a família, levar os filhos para a escola, visitar parentes e amigos, ou apenas pegar o volante e ir ao trabalho com segurança.

Mas o ato de tirar o carro da garagem não é tão simples para todas as pessoas. Para muitos, o simples fato de pensar em dirigir gera sofrimento, angústia e medo. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), pelo menos 2 milhões de brasileiros sofrem com o medo de dirigir, desse total, 80% seriam mulheres.

Medo e Fobia

O medo faz parte da natureza humana, esse sentimento é fundamental para o nosso instinto de sobrevivência, pois garante que tomemos atitudes rápidas em situações de perigo. Isso acontece porque o nosso cérebro, ao identificar situações de risco, inibe o nosso sistema racional, permitindo apenas reações rápidas, como correr ou fugir. Afinal, quando estamos diante de uma ameaça grave – como um animal selvagem ou venenoso -, não temos tempo para pensar, primeiro temos que fugir, o pensamento fica para quando já estivermos em segurança.

Sentir medo é normal, mas quando ele paralisa, coage e faz refém, chamamos esse medo de fobia. A fobia de dirigir, específicamente, é chamada de Amaxofobia. Apesar do termo ser desconhecido, não é incomum ter alguém próximo que não tem coragem de pegar no volante nem para dar uma volta no quarteirão.

O número de pessoas com medo de dirigir cresce junto com o de uma sociedade que é cada vez mais dependente do automóvel. Segundo dados de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota de carros dobrou nos últimos 10 anos, chegando à 50 milhões de veículos registrados. O de motoristas habilitados, também tem crescido vertiginosamente, chegando à 60 milhões. Mas desse número, pelo menos 5%, mesmo habilitados, não tem coragem de dirigir no seu dia a dia.

Causas e Consequências

Os sintomas de quem sofre com o medo de dirigir são conhecidos. A simples idéia de pegar no carro já faz com que apareçam os primeiros sinais de ansiedade, a pessoa fica nervosa, com o coração acelerado, mãos e pés trêmulos, suor frio e até tonturas, enjoos e dor de estômago. Mas você sabe porque isso acontece?

LEIA TAMBÉM:  05 motivos poderosos para começar a aderir a Hipnose

Quando nos colocamos diante do medo, o corpo inicia uma alta liberação de adrenalina e aumenta o cortisol plasmático. Por isso se sente a taquicardia, aumenta o pulso, altera pressão arterial, sudorese, tontura e tremores. Quanto maior a intensidade do medo, maiores são as agressões físicas pela descarga psicológica.

A principal razão para uma pessoa ter Amaxofobia está relacionado à pensamentos negativos relativos ao automóvel. A pessoa acha que pode se envolver em um acidente, atropelar alguém ou bater o carro. O sentimento também pode ser relacionado a um trauma vivido no veículo, com fortes consequências físicas e psicológicas, ou até mesmo o receio de ser julgado por imperícia e falta de habilidade no volante. Esse sentimento pode ser ligado à outros distúrbios, como crises de inferioridade, baixa-autoestima e até a depressão.

Além do medo de enfrentar ruas e avenidas movimentadas, quem tem medo de dirigir costuma listar entre os seus maiores medos o fato de ter que enfrentar situações adversas como chuvas, topografias acentuados (grandes morros), estradas mal cuidadas, o risco de acidentes causado por outros motoristas e o julgamento de terceiros na hora de realizar a tão temida baliza.

Tratamento

A boa notícia é que, com o tratamento correto, superar o medo de dirigir é possível. Segundo os psicoterapeutas, as chances de sucesso giram em torno de 95%, mas o tempo de duração do tratamento pode variar muito: pois depende da implicação do paciente no processo, a intensidade da fobia, o histórico, a comorbidade com outros distúrbios psicológicos, entre outros fatores.

Diferente de outras fobias, o uso de calmantes e ansiolíticos não são recomendados sob nenhuma hipótese! Pode parecer óbvio, mas o ato de dirigir exige a necessidade de estar alerta e bem concentrado. Drogas depressoras, como os ansiolíticos, fazem com que as pessoas fiquei mais altivas, com comportamento disperso e lento. Isso acontece porque essas drogas interferem diretamente em funções psicomotoras, tornando o ato de dirigir extremamente perigoso.

Mas existem muitas alternativas ao tratamento farmacológico. Que vão desde as terapias mais convencionais com um psicólogo, passando pela hipnoterapia, até as aulas de direção voltadas à superação do medo, com o acompanhamento de um psicólogo ou choaching.

Apesar do grande grau de sucesso, o maior entrave para superar o medo de dirigir vem dos próprios pacientes. Por isso, é fundamental dar o primeiro passo e reconhecer que precisa de ajuda. É preciso enfrentar os próprios preconceitos e superar a crença limitante de que a fobia é uma condição natural e insuperável.

LEIA TAMBÉM:  Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Entenda, Identifique e Enfrente

Hipnoterapia

A hipnose é uma ferramenta poderosíssima de autoconhecimento. Através dela você aprenderá a ter mais paciência consigo mesma, a aceitar seus erros, diminuir a autocobrança e valorizar mais as conquistas que as derrotas.

A hipnose pode te ajudar a superar as suas crenças limitantes de forma mais rápida que qualquer outro tratamento, abrindo os caminhos para a sua própria liberdade. Isso acontece, porque no processo de hipnoterapia lida com o subconsciente, isso permite que você aceite realizar o enfrentamento ao medo com menos resistência, rompendo com os automatismos já enraizados e naturalizados pela sua mente inconsciente.

Além disso, com a hipnoterapia é possível realizar o processo de regressão ao trauma. Com essa técnica é possível identificar as razões que levaram ao aparecimento da fobia. Assim, é possível desarmar os gatilhos que trazem a ansiedade, gerando uma melhora qualitativa com na vida do paciente até em situações não relacionadas ao medo de dirigir.

No próximo tópico listamos algumas dicas de pequenas ações para que você consiga vencer o medo de dirigir. Elas são direcionadas para pessoas que já tem habilitação, mas não tem coragem de dirigir, ou o fazem com muito sofrimento. Se você está nessa situação, você pode começar a aplicá-las ainda hoje, mas lembre-se, com a ajuda da hipnose elas são ainda mais eficazes!

5 Dicas para vencer o medo

Foque nos pontos positivos

Tenha sempre em mente que seu objetivo sempre tem que ser maior do que a sua desculpa para desistir. Para isso, tente sempre mentalizar os motivos que te levaram a tentar enfrentar o medo. Se for necessário, numere os benefícios e anote em um papel. Você vai perceber que os pontos positivos valem a pena. Alguns desses pontos podem ser:

  • Dirigir é uma prática libertadora. Ela te da autonomia para que você consiga ir e vir sem depender de outras pessoas;
  • Dirigindo você pode viajar e realizar passeios sem depender de disponibilidade de ônibus.
  • Você tem liberdade para sair quando quiser;
  • Gera satisfação pessoal e qualidade de vida.
  • E principalmente, acredite em você!

Experimente o veiculo antes de faze-lo andar

Você precisa se sentir segura dentro do automóvel e no banco do motorista. Para se habituar com isso, procure conhecer bem o seu carro. Se posicione corretamente no banco, ajuste os retrovisores para ter uma boa visão, identifique todos os pontos que você precisa para que o carro entre em movimento, teste a ignição, os pedais, as setas, farois e o freio de mão.

Se tiver som no veículo, coloque uma música que você goste e que te ajude a relaxar. É importante que você mentalize o carro como um lugar seguro. Quando estiver no carro, lembre-se sempre dos benefícios que dirigir vai te proporcionar.

LEIA TAMBÉM:  O pai da Hipnose? 7 Curiosidades sobre Dave Elman que você não sabia!

Comece com o mais fácil

Não adianta querer na primeira vez pegar o carro e encarar uma avenida movimentada, você não vai conseguir! Para atingir seu objetivo você tem que dar um passo de cada vez, busque locais de pouco movimento, como seu próprio bairro num domingo pela manhã, quando o movimento já é reduzido. Evite movimentos considerados mais complicados como dar marcha ré, fazer baliza, subir morros inclinados, ou qualquer situação que pode gerar uma dificuldade.

Estabeleça metas com as distâncias que você pretende percorrer e os prazos para conseguir completá-las, sempre do mais fácil para o mais difícil. Tente começar dando apenas a volta no quarteirão, passando poucas marchas e indo devagar. A medida que você começar a se sentir segura, tente encarar novos desafios: Estabeleça metas que podem fazer parte do seu dia-a-dia, como conseguir ir à padaria no próprio bairro, depois visitar algum amigo em um bairro próximo. Só depois que você conseguir se sentir segura com esses primeiros passos, busque encarar o trânsito em dias de semana e em distâncias maiores.

Tenha alguém de confiança ao seu lado

Essas dicas podem ser aplicadas a qualquer momento, e podem ser colocadas em prática até se você estiver sozinho. Apesar disso, recomendamos fortemente que você esteja com alguém de confiança. Escolha alguém que te ajude a ficar tranquilo, te incentive pelos seus acertos e não julgue os seus erros. Lembramos também, que o processo é muito mais simples, rápido e seguro com a ajuda de profissionais, como instrutores psicólogos.

Respire e Visualize

Para diminuir sua ansiedade tente realizar alguns exercícios de relaxamento antes de começar a dirigir. Respire fundo e expire lentamente em contagem regressiva de 5 até 1. Repita o processo algumas vezes, isso ajudará a oxigenar o seu cérebro, diminuindo os níveis de estresse.

Junto ao exercicio de respiração, feche os olhos e tente se visualizar dirigindo, realizando tarefas que o carro vai te ajudar – como buscar os filhos na escola, ou realizar uma viagem ouvindo uma música que gosta. Você pode realizar esse exercício antes de começar a dirigir ou dentro do próprio carro. Se você souber como realizar a auto-hipnose, esse processo será ainda mais eficaz, garantindo um resultado ainda mais rápido.

E você? Já decidiu quando tomará as redes de sua própria vida e superar o medo de dirigir? O que achou das dicas? Já tentou aplicar alguma delas? Conta aí pra gente! E lembre-se, mesmo que elas não funcionem com você não é motivo para desistir de dirigir, procure um profissional habilitado e comece seu processo terapêutico!