JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

5 calmantes naturais que funcionam para livrar-se da ansiedade

Calmante
5 calmantes naturais que funcionam para livrar-se da ansiedade
Avalie este artigo

Quem sofre de ansiedade comumente faz uso de ansiolíticos que podem causar dependência e efeitos colaterais. Nesse contexto, o calmante natural surge como uma alternativa de tratamento, acalmando e controlando o estresse, irritação e nervosismo decorrentes da ansiedade.

Feito à base de plantas que possuem princípios ativos com ação sedativa no sistema nervoso central, os calmantes naturais podem ser consumidos através de chás, florais e até cápsulas fitoterápicas.

Mas eles realmente funcionam? Neste artigo, citarei alguns calmantes naturais utilizados para aliviar os sintomas da ansiedade e explicarei como eles funcionam no organismo.

Principais plantas usadas como calmante natural

calmante natural

De acordo com a sabedoria popular, muitas plantas possuem efeito calmante e relaxante. No entanto, algumas já foram amplamente estudadas e sua eficácia como calmante natural comprovada pela ciência. São elas:

  • Melissa: também conhecida como erva cidreira, possui propriedades calmantes que diminuem a ansiedade, o nervosismo e a agitação. O chá desta erva é a forma mais comum de consumo;
  • Camomila: possui ação calmante e é indicada para pessoas ansiosas e que sofrem de insônia, já que ajuda a induzir o sono. Suas folhas e flores são usadas em infusões;
  • Erva de São João: eficiente no tratamento de ansiedadedepressão e agitação nervosa, graças às suas propriedades restauradoras do sistema nervoso. É usada na composição de diversos medicamentos fitoterápicos;
  • Passiflora: é a flor do maracujá. Ajuda a controlar a ansiedade e depressão, além de auxiliar pessoas que sofrem de insônia, pois possui propriedades indutoras do sono. É utilizado na composição de medicamentos e também pode ser consumida através de chá;
  • Valeriana: o princípio ativo é extraído das suas raízes. Possui ação calmante e soporífera, sendo indicada para casos de ansiedadefobia, agitação e insônia. É encontrada em fitoterápicos, chás e infusões.
LEIA:  PNL e Hipnose: conheça essas armas contra crises de ansiedade

Além dessas plantas mais conhecidas, existem outras ervas medicinais que auxiliam no controle da ansiedade, como jujuba, lúpulo, alfazema, erva doce e kava-kava.

Como consumir calmantes naturais

Os calmantes naturais podem ser consumidos de diversas formas, como chás, medicamentos fitoterápicos e até florais.

Os chás são uma ótima alternativa para casos em que as crises de ansiedade não são tão graves, pois costumam apresentar os princípios calmantes de forma mais amena.

Já os medicamentos fitoterápicos possuem concentrações mais elevadas dos princípios ativos das plantas e passam por uma série de pesquisas que validam a sua eficácia.

Portanto, ao comprar esses remédios, observe se há o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no rótulo, que comprova sua qualidade, eficácia e segurança.

Outro tipo de calmante natural que utiliza ativos botânicos são os florais. Através de uma consulta com um especialista, é possível identificar as emoções negativas relacionadas à ansiedade e tratá-las com uma combinação exata de ativos, controlando e reequilibrando as emoções.

Alimentos que atuam como calmantes naturais

 

Alguns alimentos também podem ter efeito calmante, e quando incluídos em uma dieta equilibrada, ajudam a amenizar os sintomas da ansiedade.

Alimentos ricos em triptofano ajudam a combater a insônia e reduzir o estresse, já que essa substância estimula a produção de serotonina, hormônio responsável por aumentar a sensação de bem-estar.

Alimentos que são fonte de ácido fólico, vitamina C, antioxidantes e flavonoides também ajudam.

São exemplos a banana, aspargos, abacate, frutas vermelhas e castanhas.

É importante salientar que o calmante natural funciona amenizando os sintomas da ansiedade, mas como ela é uma condição de origem emocional, é necessário buscar as raízes do problema para que ela possa ser realmente controlada. Terapia, hipnose clínica e meditação são técnicas que estimulam o autoconhecimento, encontrando e tratando as verdadeiras causas da ansiedade.

LEIA:  Os Artigos Mais Lidos De 2016 Sobre Hipnose, Coaching e PNL

Você já fez uso de algum calmante natural? Foi eficaz para você? Compartilhe sua opinião nos comentários.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

PRÓXIMOS

setembro 2018

29set(set 29)9:00 am30(set 30)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem São Paulo9:00 am - 8:00 pm (30) Professor:Guilherme Alves

outubro 2018

12out(out 12)9:00 am14(out 14)6:00 pmHipnose Não Verbal com Giancarlo Russoem São Paulo9:00 am - 6:00 pm (14)

20out(out 20)9:52 pm21(out 21)9:52 pmHipnose Clínica & Regressivaem Belo Horizonte9:52 pm - 9:52 pm (21) Professor:Guilherme Alves

novembro 2018

10nov(nov 10)9:00 am11(nov 11)6:00 pmHipnose Neurossensorialem São Paulo9:00 am - 6:00 pm (11)

dezembro 2018

08dez(dez 8)9:00 am09(dez 9)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Rio de Janeiro9:00 am - 8:00 pm (9) Professor:Guilherme Alves

15dez(dez 15)9:00 am16(dez 16)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Brasília9:00 am - 8:00 pm (16) Professor:Guilherme Alves

últimos

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

ENTRE PARA NOSSA LISTA

e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Feito com por Let’sRocket

X