O coaching é um processo que promove o desenvolvimento humano e a autonomia do indivíduo por meio de mudanças comportamentais positivas e relevantes. Essas transformações são baseadas no autoconhecimento e no alinhamento de diversos fatores internos, tais como expectativas, sonhos, receios, angústias e limitações, partindo de resultados de ordem pessoal para levar a conquistas profissionais e sociais. O processo deve ser conduzido por um profissional especializado, que tem a função de assessorar e estimular seu cliente a explorar toda sua capacidade de realização para possibilitar modificações importantes em sua vida. Você sabe como funciona o Coaching com PNL?

O coaching se torna ainda mais efetivo quando aliado à Programação Neurolinguística, uma importante ferramenta no que diz respeito a mudanças comportamentais. No post de hoje vamos falar sobre o que é a PNL e quais são seus benefícios para o processo de coaching. Pronto para saber mais sobre o assunto? Então vamos lá:

A Programação Neurolinguística

Um dos instrumentos utilizados e com muito sucesso, diga-se de passagem, no processo de coaching, é a Programação Neurolinguística (PNL). A PNL pode ser encarada como a ciência que visa entender a mente humana, especialmente a maneira como os indivíduos respondem às experiências pelas quais passam e como elas afetam suas emoções e seu equilíbrio. Sua prática promove o desenvolvimento positivo de sentimentos, relacionamentos, reações, pensamentos e também da comunicação interpessoal.

A PNL age diretamente tanto nos aspectos conscientes como nos inconscientes dos indivíduos, servindo para identificar como o cérebro funciona e como reagimos a determinadas situações, desde as mais rotineiras até as mais complexas. Esse recurso reforça o autoconhecimento e possibilita a solução de questões emocionais como depressão e ansiedade, por exemplo. Ao entender a estrutura da mente humana e seu impacto nas linguagens corporal e comportamental das pessoas, fica mais fácil agir diretamente no foco dos problemas.

Artigo relacionado:  Doenças psicossomáticas: mitos e verdades sobre o assunto

Os benefícios do coaching com PNL

São inúmeros os benefícios trazidos pelo coaching com PNL, que promove mudanças reais e bastante significativas, sempre com foco na evolução do indivíduo e promovendo uma verdadeira transformação pessoal em quem decide passar pelo processo de forma dedicada e consciente. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

• Equilíbrio emocional e redução dos níveis de estresse e ansiedade;
• Construção de relacionamentos mais saudáveis;
• Eliminação de crenças limitantes e sabotadoras;
• Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança;
• Descoberta de novas perspectivas de vida;
• Eliminação de vícios, como tabaco, álcool, medicamentos ou drogas.

Por tudo isso e muito mais é que a PNL vem alcançando um status de complemento essencial para a prática do coaching, uma vez que contribui imensamente para o equilíbrio emocional dos clientes e torna o processo infinitamente mais produtivo. Assim sendo, PNL e coaching formam um excelente conjunto de ferramentas para o aprimoramento da consciência, rumo a maiores e mais frequentes realizações e conquistas pessoais e profissionais.

E você, por acaso já tinha ouvido falar em coaching com PNL? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E se ficou interessado na combinação, que tal conhecê-la na prática? Agende um horário e confira todos esses benefícios por si mesmo!