Aprendendo a expandir sua mente: O que esperar de um curso de hipnose?

Avalie o conteúdo post

Você quer fazer um curso de hipnose, mas não sabe o que esperar de um treinamento? Ou até tem conhecimento da prática, mas está inseguro em relação ao valor do investimento?
Uma coisa que você pode ter certeza, sobre um curso de hipnose, é que vivenciará e entenderá exatamente como o transe e as sugestões hipnóticas agem na nossa mente. Você também entenderá o porquê de algumas pessoas entrarem em transe tão fácil e outras não.

Mas o que você tem que ter em mente é…

Seja qual for o seu nível de habilidade, sempre procure encontrar um curso de hipnose para se adequar a você.

O que esperar de um curso de hipnose para iniciantes

Existem cursos de hipnose disponíveis para quem quer aprender a hipnotizar do zero. E esses cursos são interessantes para todo tipo de pessoa, desde as que praticam hipnose há mais de 20 anos, até aqueles que estão apenas curiosos para começar.

Isso acontece porque, mesmo que você já tenha passado por outros treinamentos no passado, é normal sentir algum nervosismo.

Em outras palavras, pode ser que você ainda tenha que fazer algum esforço para hipnotizar. E isso pode significar que:

  • Você ainda não acredita 100% na ferramenta;
  • Fica tímido ao se misturar com um grupo de pessoas que você não conhece;
  • Tem dificuldades em fazer coisas em um ambiente desconhecido;
  • Aprendeu técnicas que não são adequadas, ou, não são as suas preferidas;
  • Te falta de confiança na sua capacidade de aprender.

Para ser honesta, a maioria das pessoas experimenta esse tipo de sentimento quando tentam fazer qualquer coisa pela primeira vez. Então pode ficar tranquilo, pois nesse tipo de curso, você estará com um grupo de pessoas com as mesmas dificuldades. De início, você vai cometer erros, e isso é normal!

Sabe por que? Porque isso acontece com todo mundo! Contanto que você entenda que essas coisas fazem parte da sua curva de aprendizado, está tudo bem errar.

Nesse tipo de curso também é normal que o instrutor realize algumas induções de rápidas de demonstração, as famosas induções de palco. Isso acontece porque o entretenimento é uma ótima forma de se aprender! O conteúdo se torna didático e palpável para todos, tornando tudo mais divertido.

LEIA TAMBÉM:  Motivação: O Guia Científico Sobre Como Obter e Permanecer Motivado

Então aproveite o processo e dê muita risada, a hipnose de palco é muito divertida

Vá devagar e dê pequenos passos

Pode levar muito tempo para aprender tudo o que há para se saber sobre a hipnose. E a melhor maneira de aprender é levar o seu tempo e ter certeza de que você aprendeu bem todos os passos das induções.

Por que?
Porque muitas das coisas que você aprende serão cumulativas, onde uma coisa leva a outra.

Antes que você possa colocar alguém em transe, por exemplo, você precisa ser capaz de contornar o fator crítico da consciência. E esse é o primeiro passo do curso para iniciantes.

Mas antes de conseguir fazer isso, é necessário estabelecer uma conexão com a pessoa que se quer hipnotizar. Você não vai conseguir pular essa etapa e já tentar transpor o fator crítico, sem antes estabelecer uma conexão, porque quem está sendo hipnotizado esterá focado no que você está fazendo.

A hipnose é como qualquer nova habilidade, você precisa construí-la lentamente, uma peça de cada vez, praticando cada novo elemento até que seja fácil e automático. Essa é a melhor parte em se fazer um curso de hipnose para iniciantes – você tem a oportunidade de praticar técnicas de hipnose várias vezes com outros hipnotizadores em treinamento.

Você também pode aprender a hipnotizar assistindo vídeos de hipnose no youtube, muitas pessoas começam assim. Essa também é uma forma eficaz de se aprender, desde que você se dedique e reserve algum tempo para praticar com alguém depois. Mas lembre-se: é extremamente recomendado que essa prática seja supervisionada, porque hipnose é sobre a comunicação entre duas pessoas. Para que haja sucesso, essa comunicação precisa acontecer sem ruídos.

O que esperar em um curso intermediário

Agora que a hipnose deixou de ser só uma curiosidade, talvez seja a hora de buscar um curso intermediário.

Se você já estava procurando por um curso desse tipo, provavelmente já está mais preparado para o que imagina.

Possivelmente você é um pouco mais desinibido, mas ainda pode estar em dúvida sobre suas habilidades. Pode ser também que você simplesmente queira continuar aprendendo hipnose em grupo, em um ambiente controlado.

Um curso intermediário pode trazer muitos benefícios, como ajudá-lo a:

Como um hipnotizador intermediário, você está no meio do caminho. Ou pelo menos já percorreu uma boa parte do caminho. Você provavelmente tem habilidades suficientes para ajudar as pessoas, embora talvez não seja confiante o suficiente.

Você também já deve estar ciente de todas as coisas que ainda precisa aprender, justamente porque já testou e cometeu acertos e erros com cada um dos protocolos. Isso significa que boa parte do curso deve ser voltado para a prática.

LEIA TAMBÉM:  Conheça os benefícios do Coaching com PNL e tenha mais resultados

Para progredir você deve:

  • Revise as técnicas que você tem em mãos;
  • Aprenda novas técnicas (e relacione-as com o que você já conhece);
  • Coloque as novas técnicas em prática trabalhando com outros membros do grupo.

Provavelmente, seu professor também recomendará que você pratique suas novas técnicas longe do grupo, quando não estiver na aula. Pode ser quando você estiver fazendo compras, quando estiver no seu quando ou durante uma caminhada na rua sem motivo específico. Quanto mais você praticar, melhor você se tornará. Quanto mais fluida for sua linguagem hipnótica, mais fácil será verbaliza-la para que as pessoas respondam a você.

Lembre-se: tudo é sobre a sua linguagem hipnótica

Por que você está aprendendo hipnose?

O mais provável para esse estágio é porque você quer ajudar as pessoas. E isso significa que eles são sua prioridade. Normalmente pessoas com esse intuito levam a sério essa coisa toda de hipnose, você não está tentando aprender alguns truques, só para aparecer.

A hipnose é uma ferramenta fantástica, que pode ser usada para ajudar as pessoas a lidar com um grande número de problemas. Pode ser que elas simplesmente queiram desfrutar de um relaxamento profundo e pacífico mas também pode ser que precisem de ajuda com algo mais sério. Sabendo que o processo terapêutico é um dos pontos cruciais da hipnose, seu intuito em colocar as pessoas em transe é para que você possa fazer o seu trabalho de mudança com eles.

Como começar na clínica

Em um curso intermediário, seu professor provavelmente sugerirá que você assuma o máximo de clientes possível. Quanto mais prática você conseguir, melhor. E logo logo será muito mais fácil para você, se você começar aos poucos.

Certos problemas são naturalmente mais fáceis de lidar. Ajudar as pessoas a parar de fumar, por exemplo, ou a lidar com o estresse… Situações assim te conduzem a ter mais confiança e, à medida que você aprende mais técnicas, você se sentirá apto a lidar com problemas mais complexos. Ao resolvê-los, você também vai obter resultados para seus clientes, que retribuirão isso te indicando para outras pessoas.

Se uma carreira em hipnose é algo que você quer seguir, então você provavelmente deve participar de um curso que oferece uma certificação no final. Ter habilidades e obter resultados te ajudarão a dominar as técnicas. Mas, um certificado também mostrará aos possíveis clientes que você realmente sabe o que está fazendo. Isso significa que eles terão fé em suas habilidades desde o início, o que pode tornar o trabalho com neles ainda mais fácil para você.

LEIA TAMBÉM:  Clínica de Psicologia: 4 Vantagens Dos Tratamentos de Hipnose

O que esperar em um curso de hipnose avançada?

Se você tem interesse em participar de um curso de hipnose avançada, provavelmente já é um hipnotizador decente. Você tem confiança em suas habilidades e obtém sucesso com os clientes. Então, o que você ganha fazendo estudos adicionais?

Por sua própria natureza, um treinamento avançado tem tudo a ver com se aprofundar. ele te dá a oportunidade de apreciar as sutilezas por trás das várias técnicas a serem utilizadas.

Também é uma boa ideia revisar suas próprias técnicas de hipnose e fazer perguntas, apenas para garantir que você não tenha esquecido nada. Você provavelmente estará em um grupo de pessoas com um conjunto de habilidades semelhante ao seu. Isso é bom para a camaradagem e para a prática em grupo, mas não se influencie por isso!

Aprender a se destacar

Uma das coisas pelas quais um hipnotista experiente deve se esforçar é desenvolver seu próprio estilo. Provavelmente, em uma turma avançada, todos os alunos já devem conhecer todos os passos necessários para realizar uma revivificação, por exemplo. Mas, isso não significa que todos farão da mesma maneira.

Sua linguagem corporal será diferente, assim como seu tom de voz e as palavras que você vai usar. Você é um indivíduo, e as pessoas virão até você para obter ajuda por dois motivos:

  • Porque você é um hipnotizador qualificado;
  • Porque você é VOCÊ!

Lembre-se que seu estilo e personalidade são parte integrante de tudo que você faz. Então eles precisam ser nutridos e desenvolvidos da mesma maneira que as várias técnicas que você usa.

Nesta fase do seu desenvolvimento, você pode esperar que qualquer curso avançado lhe dê apoio e encorajamento. Isto é especialmente importante se você pretende fazer hipnose em tempo integral. Sim, você deve esperar aprender coisas novas em seu curso. Você também deve esperar que o instrutor esteja atualizado com os desenvolvimentos mais recentes no campo.

A hipnose é uma ferramenta valiosa para a vida – você pode aprende-la por prazer, ou para se tornar um profissional da área. Como a aprendizagem de qualquer nova habilidade, é totalmente normal sentir nervosismo ou duvidar de sua capacidade ao começar. Isso tudo faz parte do processo!

Mas uma vez que você vá além disso, a hipnose é divertida e surpreendentemente fácil de aprender. Se você decidir aprender participando de eventos de curso de hipnose ou fazendo alguns cursos de formação online – com alguma dedicação, paciência e curiosidade para aprender – não há nenhuma razão para você não se tornar um hipnotizador qualificado.