A Hipnose Foi Finalmente Reivindicada Pela Neurociência?

Avalie o conteúdo post

Considerando sua história de origem, não é tão surpreendente que a hipnose e a ciência médica tenham muitas vezes parecido estar em desacordo.

O homem que viabilizou a criação da hipnose, embora de forma bastante primitiva, foi Franz Mesmer, um médico da Viena do século XVIII. Mesmer desenvolveu uma teoria geral da doença que ele chamou de “magnetismo animal”, que sustentava que todo ser vivo carrega dentro dele uma força magnética interna, em forma líquida.

HIPNOSE X NEUROCIÊNCIA

Nessa linha de raciocínio, Mesmer conclui que a doença então, surgiria quando este fluido fica bloqueado e assim, poderia curar-se uma doença persuadindo o corpo a fluir novamente.

O jornalista científico Jo Marchant descreve em seu recente livro que Mesmer “simplesmente acenou as mãos para dirigi-lo através dos corpos de seus pacientes” – a origem desses movimentos melodramáticos das mãos que os hipnotistas atuais usam hoje”.

Depois de desenvolver um seguimento substancial – “mesmerismo” tornou-se “o auge da moda” no final da década de 1780, Paris, escreve Marchant – Mesmer tornou-se o assunto do que era essencialmente o primeiro ensaio clínico do mundo.

O rei Luís XVI reuniu uma equipe de cientistas do mundo, incluindo Benjamin Franklin, que testou o mesmerismo e descobriu que sua capacidade de “curar” era, essencialmente, um efeito placebo. “Não existe um pingo de evidência para qualquer fluido”, escreveu Franklin. “A prática … é a arte de aumentar a imaginação gradualmente”.

Talvez sim, mas isso não significa que não funciona!

Mais de 200 anos depois, a pesquisa em neurociência está confirmando pelo menos partes da teoria extravagante de Mesmer. Não, não há fluido magnético percorrendo nossos corpos. Mas o poder da mera sugestão – da imaginação, como afirma Franklin – é um tratamento mais eficaz do que muitos céticos modernos poderiam esperar, causando mudanças reais e mensuráveis no corpo e no cérebro.

A HIPNOSE NA TERAPIA

O hipnoterapia mostrou ser um tratamento eficaz para problemas psicológicos, como fobias e distúrbios alimentares, mas a prática também ajuda as pessoas com problemas físicos, incluindo dor – aguda e crônica – e algumas doenças gastrointestinais.

Médicos e psicólogos observaram isso com seus próprios olhos por décadas. Agora, muitos deles dizem que os estudos de imagem cerebral (para não mencionar o profundo respeito que as pessoas tendem a ter para todas as coisas prefixadas por “neuro”) estão ajudando a finalmente provar seu ponto de vista.

LEIA TAMBÉM:  Crise de Ansiedade: 4 passos simples para se livrar dela

As pessoas que praticam o hipnoterapia em um ambiente clínico há muito argumentaram que o paciente hipnotizado entra em um estado alterado de consciência. Mesmo que você nunca tenha feito hipnoterapia, é provável que tenha experimentado esse estado.

“É como ficar tão envolvido em um bom filme que você esqueceu que você está assistindo um filme e você entra no mundo imaginado”, disse o Dr. David Spiegel, um psiquiatra e o diretor médico do Centro de Medicina Integrativa da Universidade de Stanford.

Pessoalmente, isso parece estranho. “Há muitas maneiras de entrar neste estado, mas uma maneira é contar até três”, explica Spiegel:

“Em um, você faz uma coisa – olhe para cima. Dois, duas coisas – feche lentamente os olhos e respire fundo. E três, três coisas – expire, mantenha seus olhos relaxados e mantenha-os fechados. Deixe seu corpo flutuar. E, em seguida, deixe uma mão ou outra flutuar no ar como um balão.

“Quando neste estado, a mão da pessoa hipnotizada se levantará no ar, como se por sua própria vontade; Spiegel pode se aproximar e puxar suavemente a mão para baixo, mas novamente ela irá flutuar, como se estivesse cheio de hélio.”

HIPNOSE E CIÊNCIA?

neurosciencia

No cérebro, este estado parece ainda mais estranho. Um estudo da prestigiosa revista Science, no final da década de 1990, liderado por Pierre Rainville, da Universidade de Montreal, descreveu um estudo no qual as pessoas hipnotizadas colocaram sua mão esquerda na água com a temperatura aquecida até 116 graus Fahrenheit ou 46 graus Celsius.

Alguns deles tinham sido informados de que eles sentiriam dor, mas que eles não ficariam muito incomodados por isso – se, em uma escala de um a dez, a dor normalmente se registraria em um oito, eles sentiriam isso como se fosse um quatro.

Como todos os participantes colocaram suas mãos na água quente, seus cérebros foram escaneados. Os resultados foram claros: aqueles que foram informados de que a dor seria menos intensa mostraram menos atividade em seus cérebros – especificamente, no córtex cingulado anterior, que está associado ao processamento da dor.

LEIA TAMBÉM:  Transtornos de Ansiedade: Saiba as Causas, Sintomas e Tratamentos!

“Esse estudo mudou todo a visão sobre o assunto”, disse Dave Patterson, um psicólogo da Universidade de Washington, em Seattle, que vem usando hipnose desde a década de 1980 para ajudar as vítimas de queimaduras a resistem à dor intensa que vem com remoção de curativo que são necessários para a limpeza das feridas.

Desde os anos 90, outros estudos controlados e bem-projetados foram publicados mostrando mudanças semelhantes na atividade cerebral. Em outro exemplo, os pesquisadores sugeriram às pessoas em estado hipnótico que as cores primárias vibrantes encontradas nas pinturas de Piet Mondrian eram realmente tons de cinza.

“Os resultados do exame cerebral desses participantes mostraram atividade alterada em regiões fusiformes envolvidas no processamento de cores”, observa o psicólogo Christian Jarret.

“Com a hipnose, você captura a atenção das pessoas. Você faz com que as pessoas se voltem para um estado de atenção mais intenso ao ponto de não se atentarem as coisas ao seu redor”, disse Patterson.
“E quando você faz isso, o incrível é que é como se você estivesse conversando diretamente com a parte do cérebro que está monitorando as reações”.

Em seu trabalho, ele ancora sugestões de conforto para a prática diária de cuidar de feridas de queimadura. “Em queimaduras, você sabe que eles vão afastar as ataduras e então vão começar a lavar as feridas”, ele explica. “A mensagem é que, quando suas feridas forem lavadas, será a lembrança de quão confortável você está”.

O paciente geralmente parece estar dormindo. “Mas se você perguntar a eles:” Se você ainda pode me ouvir, acene com a sua cabeça”, quase sempre você conseguirá a resposta com a cabeça”, disse ele.

Ele viu este trabalho há décadas, mas é tão grato pelo recente advento dos estudos de imagem cerebral. Eles servem como evidência para os céticos!

Nem toda pessoa é hipnotizável no mesmo grau, alguns nem são hipnotizáveis.

“A suscetibilidade nesse caso, está modestamente correlacionada com a absorção, uma construção de personalidade que reflete uma disposição para entrar em estados de atenção estreita ou expandida e uma confusão de fronteiras entre si e o objeto da percepção”, escreve John F. Kihlstrom, psicólogo da Universidade da Califórnia , Berkeley, em um artigo de 2013 no Cortex.

LEIA TAMBÉM:  Como Perder o Medo de Dirigir: A Hipnose Pode te Ajudar!

“A absorção, por sua vez, está relacionada à” abertura à experiência “, uma das dimensões da” Cinco Grandes (Big Five) “da personalidade”. Mas a razão pela qual isso sempre funciona, para qualquer um, ainda não é clara.

Alguns pesquisadores argumentam que a hipnose pode nos ajudar a explorar o “sistema nervoso autônomo para influenciar sistemas físicos que geralmente não estão sob controle voluntário”, escreve Marchant em seu livro.

Ela aponta para Karen Olness, um pediatra aposentado e ex-membro do Conselho NIH para Medicina Complementar e Alternativa, que trabalhou com crianças que poderiam, através da hipnose, aumentar a temperatura da ponta dos dedos “muito além do que seria alcançado apenas pelo relaxamento. ”
Olness pensa que deve haver algo sobre a imagem mental intensa que vem com um estado hipnótico. Um garotinho com quem ela trabalhou disse a ela que estava imaginando que estava tocando o sol. Talvez pela via das imagens mais concretas ela não conseguisse tal resultados com esse garotinho.

Mas bem, como Olness mesmo disse: “Estamos muito longe de informações específicas sobre isso”.

Contudo, percorremos um longo caminho desde os dias do magnetismo animal de Mesmer. O crescente interesse pela meditação consciente sugere que a aceitação geral da conexão mente-corpo está crescendo.

Este ano, dois livros bem-recebidos de jornalistas científicos sérios, Cure de Marchant, em janeiro, e Equitic Vance’s Suggestble You, neste mês, exploram este território – os resultados demonstráveis da hipnose, fé e até magia – há muito compreendido como pseudociência ou explicado como efeito placebo.

Apenas no mês passado, foi informou que as pastilhas do placebo funcionam mesmo quando as pessoas sabem que estão tomando um placebo. “Essas são mudanças reais e biológicas subjacentes às diferenças em seus sintomas”, disse Marchant à Science of Us no início deste ano.

Está tudo em sua mente. Mas isso não significa que não seja real.