JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hipnose Clínica: 6 exemplos de como ela ajuda a tratar a depressão

hipnose clínica para depressivos
Hipnose Clínica: 6 exemplos de como ela ajuda a tratar a depressão
5 (100%) 6 votos

Apatia, tristeza, problemas com a autoestima, ansiedade e angústia: esses são apenas alguns dos sintomas desencadeados pela depressão. Essa doença silenciosa que pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade. Com base em um levantamento feito em 2014 pelo do IBGE, a depressão atinge cerca de 11 milhões de brasileiros, tendo maior incidência nas áreas urbanas. Dado o seu combo de sentimentos que provocam desânimo esse problema também é muito recorrente nos casos de suicídio.

A maioria das pessoas acaba convivendo com a depressão de maneira difícil, com receio de procurar tratamento ou julgando não ser necessário a intervenção de algum profissional. Atualmente existem diversos tratamentos para a doença e a hipnoterapia pode ser uma forma complementar. Ficou curioso para saber mais sobre isso? Conheça seis formas de tratar depressão com Hipnose Clínica e aprenda uma nova maneira de ajudar alguém com esse tipo de tratamento!

Hipnose Clínica e Depressão em 6 tópicos

Hipnose Clínica: Seus benefícios

1 – Identificar as causas

Para abordar esse assunto, é necessário se despir não apenas dos preconceitos, mas também da romantização. Apesar das causas da depressão ainda não serem completamente compreendidas pela comunidade científica, é possível traçar fatores de risco a partir da combinação de características genéticas, biológicas, ambientais e psicossociais as quais o indivíduo é exposto.

A Hipnose Clínica pode ajudar pacientes que sofrem de depressão a identificar as causas que levaram ao desenvolvimento da doença. Com ajuda da hipnose, o paciente fará um mergulho em si mesmo enxergando, com a ajuda do hipnoterapeuta, seus problemas emocionais mais íntimos.

LEIA:  O Guia Final Sobre Como Melhorar O Foco E A Concentração

Com base nessa descoberta, o paciente é incentivado a fazer pequenas mudanças em seu comportamento e pensamento que poderão levar a uma melhora no quadro.

2 – Desbloqueio de lembranças

Muitas vezes a depressão é desencadeada por momentos que o paciente acabou bloqueando, tornando aquela lembrança inacessível. Com isso, o paciente não consegue ver de onde vem tanta tristeza e baixa autoestima, mas a resposta está dentro de si.

Utilizando a hipnose, o hipnoterapeuta poderá ajudá-lo a desbloquear essas lembranças. Ato que leva o paciente a enfrentar seus medos e mostrando que é possível encontrar dentro de si força para vencer a doença.

3 – Mostrar que o paciente é capaz de vencer a doença

A função da Hipnose Clínica é mostrar para o paciente que ele é capaz de vencer a depressão. Ela apontando dentro do sujeito pontos positivos e a força que ele não acha que tem. Com o tratamento, o paciente irá trabalhar dentro de si seus pensamentos negativos, encontrando uma forma de vê-los sobre outra perspectiva.

4  -Diminuição dos níveis de estresse

O estresse é o grande inimigo para quem sofre de depressão. A Hipnose Clínica provoca no paciente um estado prazeroso de calma e bem-estar. Nesse momento ela faz com que ele possa analisar melhor seus medos, problemas e enxergar em si o que precisa para uma vida melhor. É difícil, em um momento de estresse, tristeza e angústia, se ver de maneira positiva, mas com a Hipnose Clínica o paciente irá encontrar esse estado de tranquilidade com mais frequência, conseguindo um afastamento de tudo que lhe faz mal.

5 – Conhecer a si mesmo

Muitos pacientes com depressão não conseguem se aceitar como são e nem mesmo se reconhecem no espelho. Com a Hipnose Clínica o paciente é convidado a se conhecer melhor e a se descobrir. Do mesmo jeito com que quem descobre uma pessoa que acabou de conhecer na rua.

O hipnoterapeuta irá guiar o paciente em sua mente. Assim ele acaba enxergando seus defeitos, mas também suas qualidades, dificuldade… O que o torna único e merecedor de estar presente no mundo. O paciente começa a criar um laço consigo mesmo, amando-se mais e tendo mais carinho com quem é, deixando de se maltratar ou exigir demais.

LEIA:  Síndrome do Pânico: O que é? Quais os Sintomas? Tem Cura?

6 – Atuação diretamente nos sintomas

Outra forma de tratar a depressão com Hipnose Clínica é focar-se diretamente nos sintomas de maneira individual. O hipnoterapeuta irá guiar o paciente no controle de sintomas como a tristeza excessiva, ansiedade e a angústia. Mostrando, dessa forma, que ele é capaz de se recuperar e de manter o controle de si mesmo sempre. O profissional irá mostrar a porta, mas cabe ao paciente atravessá-la.

Como ajudar alguém com depressão

hipnose clínica e depressão

Quando alguém que você ama sofre com depressão, é importante se mostrar presente para essa pessoa. Mas lembre-se: Dar apoio significa mais do que oferecer um ombro para chorar. Entender sobre o transtorno é essencial.
Muitas coisas podem ser feitas para que os indivíduos em quadros depressivos se sintam melhor. Porém, o mais importante, é termos a consciência de que o cuidado psicológico, e muitas vezes psiquiátrico, é fundamental para que esses indivíduos se recuperem.

1 – Busque informação e evite o achismo

Estar bem informado sobre o assunto te dará autoridade para dar boas dicas sobre o tratamento. Com a leitura desse artigo, por exemplo, você já conseguirá identificar as principais características, sintomas e tratamentos para depressão.

2 – Incentive a busca por ajuda

Com esse artigo você percebeu que o acompanhamento profissional é essencial. Incentive o seu amigo a buscar um psicoterapeuta e ajuda médica. Ajude-o a desconstruir preconceitos e a entender que a depressão é uma transtorno e deve ser tratada. Faça-a entender que qualquer pessoa passa por situações em que precisa de ajuda para lidar com sentimentos e problemas que parecem além do seu controle. A ajuda da família é essencial, mas com o acompanhamento profissional os problemas se resolvem mais facilmente.

3 – Mantenha-se próximo

Convide-o para realizar algumas das atividades que vocês sempre gostaram de fazer juntos. Seja ver o show de uma banda, jogar uma partida de videogame, fazer uma atividade esportiva como jogar futebol, ou mesmo dar um passeio em um parque, irá ajudá-lo a sair do isolamento e cumprirá um importante papel em sua melhora.
Não desanime caso os primeiros convites sejam negados. Continue chamando-o, faça visitas ou o convide para comer algo em sua casa. Mas lembre-se sempre, um passo de cada vez.

LEIA:  Estudo sugere que mulheres se beneficiam mais da Meditação Mindfulness do que homens

A Hipnose Clínica no auxílio de quem auxilia…

hipnose clínica para depressão

O tratamento da depressão com Hipnose Clínica é uma parceria entre o paciente e o hipnoterapeuta. Tendo em mente que é possível vencer a depressão e confiando no profissional, a doença poderá ser controlada. Os processos de psicoterapia em geral não são recomendados apenas para pessoas em processos intensos de crise, como a depressão. A hipnose clínica, por exemplo, auxilia diretamente no processo de conhecimento pessoal e pode ser importante na prevenção de distúrbios.

Além disso, o convívio direto com pessoas depressivas pode causar muito sofrimento às pessoas mais próximas a ela. Isso acontece porque quando estamos em um processo de escuta ativa. Movimento em que os relatos podem acionar pontos do nosso inconsciente. Então é essencial que saibamos diferenciar o que é um sofrimento nosso e o que está sendo absorvido pelo contato com a doença. A hipnoterapia é recomendada não só para evitar esse sofrimento, mas também para aprender a ajudar a pessoa querida sem colocar a sua própria saúde mental em jogo. Além disso, passando pelo processo de hipnose clínica, você mostrará ao seu amigo/ente querido, que esse é um procedimento normal e que ela não precisa se envergonhar.

Caso se interesse pelo tema, você também pode fazer cursos de hipnoterapia e hipnose clínica. A SBH tem uma série de cursos de institutos filiados que podem te ajudar a lidar com essas questões.

Você conhecia o tratamento da depressão com Hipnose Clínica? Deseja realizar esse tipo de tratamento com seus pacientes? Deixe sua opinião, troque ideias nos comentários sobre esse assunto!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

PRÓXIMOS

dezembro 2018

01dez9:00 am02(dez 2)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem São Paulo9:00 am - 8:00 pm (2) Professor:Guilherme Alves

07dez(dez 7)9:00 am09(dez 9)6:00 pmMasterClass com Alberto Dell'Isolaem Porto Alegre9:00 am - 6:00 pm (9)

08dez(dez 8)9:00 am09(dez 9)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãono Rio de Janeiro9:00 am - 8:00 pm (9) Professor:Guilherme Alves

15dez(dez 15)9:00 am16(dez 16)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem Brasília9:00 am - 8:00 pm (16) Professor:Guilherme Alves

últimos

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

ENTRE PARA NOSSA LISTA

e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Feito com por Let’sRocket

>

Pin It on Pinterest

X