5 Benefícios Da Hipnose Para a Saúde Apoiados Pela Ciência

4.6/5 - (10 votos)

Parece trabalho de feiticeiros e artistas fraudulentos, mas a hipnose pode desempenhar um papel muito real na promoção e prevenção da saúde.
Esta não é a hipnose “Você está tendo muito sono …”, que você está acostumado a ver em referências de cultura pop, mas sim um procedimento clínico usado em conjunto com outras terapias e tratamentos, de acordo com a American Psychological Association.

A hipnose para a saúde traz benefícios e “devem ser conduzidos apenas por profissionais de saúde devidamente treinados e credenciados (por exemplo, psicólogos) que também foram treinados para utilizar a hipnose e que estão trabalhando dentro dos limites de sua experiência profissional”, de acordo com o site da APA.

O “estado de absorção interna, concentração e atenção focada” provocada pela hipnose pode nos ajudar a usar nossas mentes de forma mais poderosa, de acordo com a Sociedade Americana de Hipnose Clínica (ASCH).

Aproveitar os poderes da mente inspirou pesquisadores e clínicos em Vários campos para explorar o uso da hipnose em vários aspectos da saúde.

A hipnose clínica, às vezes chamada de hipnoterapia, usa repetição verbal e / ou imagens mentais (facilitadas por um hipnoterapeuta ou a si própria) para induzir um “estado de transe” de foco aumentado.

É tipicamente descrito como sentir-se calmo e relaxante e geralmente abre as pessoas ao poder da sugestão. Uma vez desconsiderado como um truque de sala, acredita-se que a hipnose melhore muitos desses resultados.

A American Medical Association aprovou a hipnose como uma terapia em 1958 (embora posteriormente tenha rescindido sua posição, de acordo com a ASCH), e a APA seguiu o seu exemplo três anos depois, de acordo com a Harvard Medical School.

Isso não quer dizer que seja uma panaceia: na verdade, é necessárias mais pesquisas para provar benefícios duradouros da hipnose para certas facetas da saúde, como perda de peso ou cessação do tabagismo.

LEIA TAMBÉM:  [TUDO SOBRE] Impotência Sexual: Quais as causas e como evitar?

Mas outros resultados promissores existem em outras áreas de estudo. Aqui estão alguns dos benefícios apoiados pela ciência da hipnose.

A HIPNOSE PODE AJUDAR A MELHORAR O SONO PROFUNDO

Em estudos prévios sobre os efeitos da hipnose no sono, os participantes do estudo simplesmente foram convidados a informar sobre o quão bem (ou mal!) Sentiram que dormiam após a hipnose.

Mas em um estudo recente, os pesquisadores suíços foram capazes de medir seus efeitos monitorando a atividade cerebral em um grupo de jovens saudáveis, pois fizeram uma soneca de 90 minutos depois de ouvir uma fita de sugestão hipnótica.

As mulheres que foram consideradas mais suscetíveis à hipnose gastaram 80% mais tempo no sono de ondas lentas (a fase profunda e restauradora do nosso olho fechado) depois de ouvir a fita de hipnose do que depois de ouvir um texto falado neutro.

“Os resultados podem ser de grande importância para pacientes com problemas de sono e para adultos mais velhos”, disse o pesquisador principal Maren Cordi, da Universidade de Zurique, em um comunicado. “Em contraste com muitas drogas que induzem o sono, a hipnose não possui efeitos colaterais adversos”.

PODE ALIVIAR OS SINTOMAS DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Em um estudo de 2003, 71% dos 204 pacientes com síndrome do intestino irritável (SII) relataram sintomas melhorados após 12 sessões semanais de hipnose de uma hora, informou a APA.

Dos que relataram melhorias, 81% continuaram a se sentir melhor até seis anos após o tratamento de hipnose ter terminado, de acordo com o estudo.

LEIA TAMBÉM:  Distimia: o que é, quais suas causas e como tratar?

Em um estudo de 2012, 85% dos pacientes com SII que relataram melhorias após a hipnose ainda se sentiram melhor até sete anos depois. “A conclusão é que a hipnoterapia poderia reduzir o consumo de cuidados de saúde e o custo para a sociedade, e que a hipnose, portanto, pertence ao arsenal de tratamentos para SII”, disse o pesquisador Magnus Simrén.

A HIPNOSE PODE ALIVIAR SINTOMAS DA MENOPAUSA

Entre as mulheres pós-menopáusicas que relataram pelo menos 50 ondas de calor forte por semana, após cinco sessões semanais de hipnose, elas notaram que esses sintomas diminuiram em 74%.

12 semanas depois, um estudo de 2013 descobriu que, em contra partida, as mulheres que não receberam hipnose, mas, ao invés disso tiveram sessões semanais com um clínico, apenas experimentaram uma queda de 17% dessas ondas de calor intenso.

PODE ALIVIAR A DOR

A hipnose possui atualmente várias boas pesquisas no que se refere a gestão da dor.

Duas metanálises de pesquisas existentes sobre dor e hipnose, publicadas em 2000 e 2009, consideraram a hipnose eficaz na redução da dor associada a uma série de condições, incluindo fibromialgia, artrite e câncer.

Entretanto, observou-se que poucos psicólogos estavam usando essa estratégia e aqueles que usavam tinha pouca padronização na administração da hipnoterapia.

A HIPNOSE PODE ACALMAR OS NERVOS

Devido à sua capacidade de aproveitar as potencialidades da mente, a hipnose é frequentemente utilizada para aliviar estado de ansiedades relacionadas a alguns procedimentos médicos, como cirurgia, varredura ou mesmo parto.

“O mecanismo pode ser semelhante ao efeito placebo – no qual as expectativas dos pacientes desempenham um papel importante na forma como se sentem”, escreveu Melinda Beck para o Jornal de Wall Street em 2012.

LEIA TAMBÉM:  Hipnose no Cinema: 5 filmes sobre Hipnose para você estudar e se divertir

“A hipnose, por sua vez, pode ajudar os pacientes a ajustar essas expectativas para minimizar a dor, medo e ansiedade”.

Mais pesquisas são necessárias para determinar se a hipnose pode aliviar o transtorno de ansiedade generalizada ou o que se denomina ansiedade de tração ou ansiedade relacionada à personalidade e não a um evento específico, de acordo com uma revisão de 2010 da pesquisa.

Estudos preliminares começaram a examinar a hipnose no tratamento da depressão, mas são necessárias mais pesquisas nessa área.