9 mitos e verdades sobre a hipnose que você ainda não sabia

Tudo o que se refere à hipnose é bastante intrigante, não é mesmo? Por isso, a curiosidade em torno do assunto acaba crescendo, assim como as dúvidas e as meias verdades que o cercam. De uma forma ou de outra, fato é que muitas pessoas acabam desenvolvendo uma enorme curiosidade de observar alguém sendo hipnotizado ou de passar pela experiência para sentirem na pele o que acontece. Mas sempre há um estranhamento inicial: o que o hipnotizador vai pedir para eu fazer? Será que vou regredir a vidas passadas? Pois se você também é intrigado e não sabe distinguir ao certo o que são mitos e verdades sobre a hipnose, confira já o post e comece a entender melhor essa técnica:

1- Trata doenças?

Verdade. A hipnose é um tipo de tratamento possível para alguns quadros psiquiátricos, assim como para o tratamento de medos, fobias, estresse, dores crônicas, doenças psicossomáticas, entre várias outras possibilidades. A hipnose ajuda também no desenvolvimento da resistência imunológica, participando do processo de aumento das células brancas, responsáveis pela defesa do organismo contra inúmeros males.

2- Muda valores?

Mito. É simplesmente impossível alterar valores morais ou éticos por meio da hipnose. Esse é um tratamento sério, que envolve ética profissional e é totalmente seguro, desde que feito por um profissional qualificado, preparado e treinado para a prática do procedimento.

3- Desliga o cliente?

Mito. Durante a hipnose, a pessoa continua em estado de vigília, só entrando em transe — estado de relaxamento em que fica semiconsciente, mas em alerta, mantendo contato sensorial com o ambiente. Assim, não é um desligamento, mas um estágio que antecede o sono, proporcionando concentração e poder de resposta a comandos.

4- Acelera tratamentos?

Verdade. A hipnose serve como um catalizador quando utilizada em conjunto com outras intervenções, reduzindo, dessa maneira, o tempo de espera para a eficácia de outros tratamentos. Isso sem contar que ela também maximiza os resultados, potencializando os efeitos e aumentando os ganhos.

5- Revive outras vidas?

Mito. A verdade é que, como o indivíduo fica mais sensível, sua capacidade de se lembrar de eventos passados aumenta, o que faz com que ele possa, assim, memorar fatos passados que ocorreram até mesmo na mais tenra infância. Isso é importante para que ele se recorde de eventos traumáticos que ficaram inconscientes em alguma época de sua vida, de forma a conseguir superá-los.

6- Inibe o livre arbítrio?

Mito. Nenhuma pessoa que está sendo hipnotizada faz aquilo que não faria caso estivesse em seu estado normal, ou seja, o livre arbítrio permanece durante a hipnose. Por isso, o hipnotizado só faz o que considera inofensivo e adequado, pois pode muito bem se recusar a tomar qualquer tipo de atitude.

7- Pode aprisionar?

Mito. Quando se entra em transe profundo, o máximo que pode acontecer é a pessoa cair no sono. E caso isso efetivamente ocorra, ela acordará em seu tempo natural, de acordo com suas necessidades fisiológicas.

8- Possibilita o autoconhecimento?

Verdade. A hipnose ajuda, sim, no desenvolvimento interior do cliente, que aumenta a confiança em si mesmo, passando a acreditar mais em suas potencialidades. Com a técnica, o hipnotizado experimenta sentimentos fortes e únicos, sentindo a maravilha de estar bem consigo mesmo.

Gostou de conhecer as verdades e os mitos da hipnose? Comente aqui nos contando sobre suas impressões! Aproveite para conferir também este outro post que revela se a hipnose realmente funciona! E se já quiser marcar seu horário, entre em contato!