Conheça Os 8 Princípios Da Programação Neurolinguística

Conheça Os 8 Princípios Da Programação Neurolinguística
4.4 (88%) 5 votos

A Programação Neurolinguística (PNL) é utilizada em muitas áreas: vendas, gerenciamento de conflitos, psicologia e marketing, por exemplo. Baseia-se na teoria de que, com determinadas estratégias, modelos e mudanças de conceitos, é possível se comunicar de maneira mais positiva e ter mais sucesso. O objetivo é que as pessoas utilizem a PNL para se desenvolver tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional, e alcancem a excelência em suas vidas.Para introduzir o assunto, apresentamos aqui 8 princípios da programação neurolinguística! Confira!

1 – Rapport

Um dos princípios básicos da PNL é que para se comunicar com alguém é essencial criar um rapport com essa pessoa. Rapport é uma palavra que significa “relação”, em francês. Criar um rapport com uma pessoa, portanto, é estabelecer uma relação com ela. A ideia é que, uma vez que você cria uma relação positiva com alguém, essa pessoa se torna mais aberta para ouvir suas ideias e sugestões e para interagir com você de forma a encontrar soluções e melhorias.

2 – Comportamento

A forma como nos comportamos não é quem somos. A intenção de uma pessoa pode não ser refletida na forma como essa pessoa se comporta. Para ter melhores resultados, portanto, uma pessoa não precisa mudar sua essência, basta mudar seu comportamento.

3 – Intenção positiva

Um dos princípios da neurolinguística é que, por trás de todo comportamento, há uma intenção positiva. Essa ideia é central na PNL. Ao afirmar que as pessoas agem essencialmente com boas intenções, a PNL afirma que cada pessoa faz sempre o melhor que pode com as ferramentas de que dispõe.

Considerando que as pessoas agem com boas intenções, é importante não culpá-las por resultados negativos, sentir-se frustrado ou irritado, mas procurar compreender que foi o melhor que elas puderam fazer naquele momento.

4 – Mapa mental

A forma como compreendemos o mundo é única. Isso porque não compreendemos o mundo como ele de fato é, mas de acordo com mapas mentais que fazemos ao longo de nossas vidas. Esses mapas, baseados nas nossas percepções e conhecimento, guiam nossa forma de interpretar situações e acontecimentos. Conforme atualizamos ou mudamos esses mapas, nossa forma de reagir ao mundo muda.

5 – Individualidade 

Somos todos diferentes e vemos o mundo de uma maneira única. É sempre importante, portanto, estar aberto a outras opiniões. As sugestões das outras pessoas partem da forma como elas veem o mundo e podem enriquecer nossa vida.

6 – Capacidade

Todos temos capacidade e ferramentas para alcançar nossos objetivos. Duvidar de si ou reclamar são atitudes negativas e improdutivas. Sempre somos capazes de evoluir e desenvolver as ferramentas de que necessitamos, mas só faremos isso com uma atitude positiva.

Se outra pessoa foi capaz de fazer alguma coisa ou resolver determinado problema, você também é. Se as pessoas possuem as mesmas habilidades, elas são capazes de alcançar as mesmas metas. Observar outra pessoa ou a forma como ela faz alguma coisa é uma forma de aprender.

7 – Flexibilidade

A flexibilidade é a chave do sucesso. Se você for capaz de ser flexível em seu comportamento, ações e pensamentos, sua chance de sucesso será muito maior.

8 – Mudança

Se determinada forma de agir ou de realizar determinada tarefa não está atingindo bons resultados, mude! Existem muitas formas de fazer as mesmas coisas. Permita-se tentar novos comportamentos e atitudes, isso pode mudar sua forma de interagir com as pessoas e com o mundo.

Gostou das nossas dicas? Esses são apenas alguns dos princípios da neurolinguística, existem muitas outras perspectivas sobre o tema. Se esse assunto é do seu interesse, assine nossa newsletter e acompanhe nossas postagens!

Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

PRÓXIMOS EVENTOS

janeiro

19jan(jan 19)9:00 am20(jan 20)8:00 pmHipnose Clínica & Regressãoem São Paulo9:00 am - 8:00 pm (20) São Paulo

fevereiro

01fev9:00 am03(fev 3)6:00 pmHipnose Não Verbal com Giancarlo Russoem São Paulo9:00 am - 6:00 pm (3) São Paulo

02fev9:00 am8:00 pmCurso INVADINDO MENTESem São Paulo9:00 am - 8:00 pm São Paulo

08fev(fev 8)9:00 am10(fev 10)6:00 pmHipnose Não Verbal com Giancarlo Russoem Porto Alegre9:00 am - 6:00 pm (10) Porto Alegre

Últimos Artigos

Pin It on Pinterest

X